O grande problema do Dream Theater, na opinião do Regis Tadeu
Por Mateus Ribeiro
Postado em 17 de janeiro de 2024
A banda estadunidense Dream Theater, que está na ativa há quase 40 anos, é o maior nome do Prog Metal. Apesar de todo o sucesso alcançado pelo Dream Theater nas últimas décadas, há quem não goste do som do grupo. Aparentemente, é o caso do jornalista e crítico musical Regis Tadeu.
Dream Theater - Mais Novidades
O sempre afiado Regis falou sobre o Dream Theater durante entrevista concedida ao podcast Entrando na Mente. O episódio em questão foi ao ar em fevereiro de 2023.
"O grande problema do Dream Theater é que 99,9% das composições, elas são colchas de retalhos de ideias diferentes. Por isso que tem aquelas músicas [longas]. Cara, tem música do Dream Theater que tem 45 minutos. É um tempo inteiro de um jogo de futebol. Então, o grande problema é o seguinte: é… você tem composições formadas por uma espécie de colcha de retalhos de vários temas diferentes. Só que ao contrário do que acontecia com o Rock Progressivo mesmo, dos anos 70, e até algumas bandas dos anos 80, essa colcha de retalhos era muito bem costurada e tinham começo, um meio e um fim (...). O Dream Theater não. O Dream Theater é um monte de ideias que saem de um lugar e vão pra lugar nenhum", disse Regis.
Enquanto Regis explicava o que achava sobre o Dream Theater, o apresentador Marco Brito afirmou que a banda faz "músicas para músicos". Regis concordou com a afirmação.
"É, cara. Também fica um exibicionismo estéril. É uma coisa meio masturbatória. E é um vício que essas bandas de Prog Metal têm. Porque elas pegaram o que elas entenderam que era Rock Progressivo com o que era o Jazz Rock (que depois virou Fusion) e coloca distorção em cima, o que é um porre", afirmou Regis, que ainda afirmou que não gosta de nenhum álbum do Dream Theater.
A entrevista pode ser conferida no player a seguir.
O trabalho mais recente do Dream Theater é "A View From The Top Of The World", lançado em outubro de 2021. A atual formação da banda conta com James LaBrie (vocal), John Petrucci (guitarra), John Myung (baixo), Mike Portnoy (bateria) e Jordan Rudess (teclado).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps