Metal vira notícia na Inglaterra como esperança para instrumentos históricos do país
Por Emanuel Seagal
Postado em 11 de janeiro de 2024
No dia 12 de junho de 2023, as bandas de doom metal Pantheïst e Arð participaram de um festival, nomeado apropriadamente como "Organic Doom Vol. 1", que poderia ser apenas mais um evento para fãs do lado mais lento e melancólico do metal, se não fosse pela participação especial que foi literalmente o centro das atenções: um órgão de tubos de 1860.

Os shows contaram com a participação do organista David Pipe, foram pauta de uma matéria do canal BBC, que conversou com o músico. "O órgão é meio que o maior e mais antigo sintetizador do mundo. Se você pensar na profundidade do som que ele cria, eu não posso competir com essas bandas em decibéis. Eles têm mais amplificadores que eu, mas ele tem uma profundidade sonora, e o que ele pode fazer é literalmente fazer o local tremer. Tendo algo tão diferente dá a chance das pessoas de parar e perceber: 'É um órgão fazendo parte disso', não é algo somente para tocar músicas no domingo de manhã ou que você talvez ouça no Natal", afirmou.
Mark Mynett, produtor musical e palestrante da Universidade de Huddersfield, comentou: "O doom metal foca em ambientação e performances lentas, e tamanho, grandiosidade e texturas épicas. Que textura épica melhor do que a de um órgão de tubos, o tamanho dele, e sua profundidade, sua capacidade de transdução tátil, realmente ressoando nas cavidades torácicas?"
Cerca de 25 igrejas fecham suas portas anualmente na Inglaterra, e consequentemente muitos órgãos são descartados. Para as igrejas que permanecem, muitas vezes manter um órgão de tubos torna-se inviável pelos seus custos de manutenção. O órgão mais antigo no Reino Unido está em uma igreja do século 15, segundo o National Churches Trust. Através de campanhas como a "Pipe Up For Pipe Organs" muitos desses instrumentos foram salvos e realocados. A ideia do festival partiu de uma discussão entre David Pipe e Mark Mynett sobre o declínio do instrumento e a possibilidade de utilizá-lo em um contexto mais contemporâneo. Mark está em contato com outras casas de shows para a realização de eventos parecidos em Liverpool e Londres.
"Eu quero que as crianças se inspirem. É um instrumento de profundidade quase inigualável. No Royal Albert Hall, em Londres, você pode sentir o prédio tremer. Há algo nele, um espetáculo visual e o som incomparável de um órgão a todo vapor", concluiu David Pipe.
Clique nos players abaixo para conferir um pouco do show do Pantheïst com a participação do organista David Pipe.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Bangers Open Air anuncia 5 atrações para Pré-Party exclusiva em abril de 2026
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
Alter Bridge, um novo recomeço
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Roger Waters dobra a aposta após falar de Ozzy; "não gosto de quem morde cabeça de morcego"
Lucifer anuncia agenda pela América do Sul com mais shows no Brasil
"Não sou de direita - sou cristão e respondo a outro conjunto de anjos", diz Dave Mustaine
Rafael Bittencourt dá dica para músicos e conta como Kiko Loureiro "complicou" sua vida
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
O critério do Angra para substituir Andre Matos por Edu Falaschi, segundo Rafael Bittencourt
Novo álbum do Kreator, "Krushers of the World" é elogiado em resenha do Blabbermouth


A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos
10 guitarristas impossíveis de serem copiados, conforme o Metal Injection
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
Os melhores bateristas de hair metal de todos os tempos, segundo a Loudwire
Site americano elege os melhores baixistas do rock progressivo de todos os tempos
Distorção: os oito melhores pedais para tocar Heavy Metal
Dimebag Darrell: esboços da guitarra Razorback


