RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Fabio Lione debocha de fala de Felipe Andreoli: "Inventaram hiato para eu sair do Angra?"

O vocalista que Steven Tyler odiava ser acusado de copiar, mas acabou concordando que era o melhor

A música de 1983 que resumiu tudo de errado no rock americano, segundo Lemmy

Nicko McBrain gosta muito dos álbuns mais recentes do Iron Maiden

Epica lança álbum digital "Live At The Symphonic Synergy"

Grave Digger lança "The Number", primeiro single de seu próximo disco

Amon Amarth lança seu novo disco de estúdio, "The Allfather Awakens"

As 13 melhores músicas de Rod Stewart nos anos 1970, segundo o próprio

"Living after Midnight" do Judas Priest, um hino aos estilos de vida alternativos

A lembrança do Facebook de 2011 sobre Nervosa que surgiu para Fernanda Lira e emocionou

A banda que tentou trabalhar com Kurt Cobain, mas ele mal conseguia parar em pé

A música de Janis Joplin que nasceu num bar e foi gravada três dias antes de sua morte

A homenagem de Krisiun e Destruction ao Venom no Rock in Rio 2013

O guitarrista apontado como melhor do mundo que Alex Lifeson não curte: "Não me tocava"

A música do Megadeth que fala sobre o vício em jogos e apostas


Stamp

A canção que revolucionou o rock e fez todos milionários, mas a banda não deu atenção

Por
Postado em 09 de janeiro de 2024

Talvez seja difícil explicar para quem não viveu a época o tamanho do sucesso de "Smells Like Teen Spirit", faixa que abre o segundo álbum do Nirvana, "Nevermind", de 1991, e que meio que por acaso foi o primeiro single do disco, já que a gravadora apostava suas fichas em outra música, "Come As You Are".

Nirvana - Mais Novidades

Sebastian Ervi @ www.pexels.com
Sebastian Ervi @ www.pexels.com
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mas "Smells" caiu nas graças das rádios, que passaram a executar a canção sem parar, e o público comprou a ideia e adorou a música, o que fez ela explodir de uma forma inimaginável, fazendo com que o álbum "Nevermind" passasse a vender milhares de cópias por semana, acabando por ultrapassar o então primeiro colocado nas vendas, que era o álbum "Dangerous" do Michael Jackson.

Para se ter uma ideia dos números, a perspectiva muito otimista da gravadora é que o "Nevermind" fosse um grande sucesso e chegasse a 250 mil cópias vendidas, mas poucas semanas depois o álbum estava vendendo 300 mil cópias POR SEMANA, o que fez com que ele se tornasse um dos álbuns mais vendidos da indústria musical, e grande parte de seu sucesso vêm de "Smells Like Teen Spirit", que foi disparado o maior sucesso do Nirvana, sendo hoje considerada uma das maiores e mais importantes músicas da história do Rock.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mas como explicou o baterista Dave Grohl para a NME em 2021, num depoimento em comemoração aos trinta anos de lançamento do "Nevermind": "Me lembro da gente compondo 'Teen Spirit' no nosso local de ensaio, e eu gostei do riff que Kurt havia criado, porque tinha a coisa da percussão. Aquelas batidas suaves e penetrantes inseridas entre os acordes realmente se adaptaram ao esquema do riff de bateria", conta Dave, dizendo depois que os caras do Nirvana ouviam muito Pixies naquela época, principalmente o disco "Bossa Nova", e que eles estavam apenas se divertindo, escrevendo "música nova após música nova todos os dias".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Eu estava tentando escrever a definitiva canção pop, e basicamente tentando copiar os Pixies, sou obrigado a admitir", disse Kurt Cobain para a Rolling Stone, ao falar sobre a canção da banda, onde ele confessa que gostaria muito de ter tocado, "Ou ao menos montado uma banda cover deles", conta o saudoso músico.

Voltando a Dave Grohl, ele conta que ninguém tinha bola de cristal e seria capaz de imaginar o quão revolucionária seria aquela canção. "Claro que ninguém tinha como fazer nenhum tipo de previsão que a música chegaria onde chegou. Simplesmente mandamos ver num pequeno espaço de ensaio que era meio tipo um celeiro", admitindo que a banda não deu tanta importância para a canção que tinha uma letra que ele sequer entendia direito, mas ao mesmo tempo afirmando que, assim que eles entraram em estúdio, ele "percebeu o poder da canção": "E não era somente coisa lírica ou musical, mas tinha a ver com o groove, era realmente poderoso", disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Por fim, Dave teoriza: "Acho que todos estavam mais focados em músicas como 'In Bloom', 'Lithium' ou 'Breed'; ninguém prestou muita atenção em 'Teen Spirit' enquanto estávamos gravando, apenas achamos que era mais uma música legal para o álbum".

No fim das contas, puxado por "Smells Like Teen Spirit", o álbum "Nevermind" acabou se tornando um marco, tanto para o rock alternativo quanto para o grunge, sendo uma porta de entrada para ambos os gêneros perante o grande público, e com isto frequentemente eleito como um dos maiores álbuns de todos os tempos da história do rock, que ele ajudou a construir numa proporção que torna ele merecedor de um capítulo próprio e único.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



publicidadeGustavo Anunciação Lenza | Roberto Luis Pertsew | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Luis Alberto Braga Rodrigues | Reginaldo Manuel Soares de Faria | Paulo Eduardo Farias | Thomas Wisiak | Rogerio Antonio dos Anjos | Miguel Angelo Leal | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Bruce William

Quando Socram chegou no Whiplash.net era tudo mato, JPA lhe entregou uma foice e disse "go ahead!". Usou vários nomes, chegou a hora do "verdadeiro". Nunca teve pretensão de se dizer jornalista, no máximo historiador do rock, já que é formado na área. Continua apaixonado por uma Fuchsbau, que fica mais linda a cada dia que passa ♥. Na foto com a Melody, que já virou estrelinha...
Mais matérias de Bruce William.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 3 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS