A canção que revolucionou o rock e fez todos milionários, mas a banda não deu atenção
Por Bruce William
Postado em 09 de janeiro de 2024
Talvez seja difícil explicar para quem não viveu a época o tamanho do sucesso de "Smells Like Teen Spirit", faixa que abre o segundo álbum do Nirvana, "Nevermind", de 1991, e que meio que por acaso foi o primeiro single do disco, já que a gravadora apostava suas fichas em outra música, "Come As You Are".
Nirvana - Mais Novidades
Mas "Smells" caiu nas graças das rádios, que passaram a executar a canção sem parar, e o público comprou a ideia e adorou a música, o que fez ela explodir de uma forma inimaginável, fazendo com que o álbum "Nevermind" passasse a vender milhares de cópias por semana, acabando por ultrapassar o então primeiro colocado nas vendas, que era o álbum "Dangerous" do Michael Jackson.
Para se ter uma ideia dos números, a perspectiva muito otimista da gravadora é que o "Nevermind" fosse um grande sucesso e chegasse a 250 mil cópias vendidas, mas poucas semanas depois o álbum estava vendendo 300 mil cópias POR SEMANA, o que fez com que ele se tornasse um dos álbuns mais vendidos da indústria musical, e grande parte de seu sucesso vêm de "Smells Like Teen Spirit", que foi disparado o maior sucesso do Nirvana, sendo hoje considerada uma das maiores e mais importantes músicas da história do Rock.
Mas como explicou o baterista Dave Grohl para a NME em 2021, num depoimento em comemoração aos trinta anos de lançamento do "Nevermind": "Me lembro da gente compondo 'Teen Spirit' no nosso local de ensaio, e eu gostei do riff que Kurt havia criado, porque tinha a coisa da percussão. Aquelas batidas suaves e penetrantes inseridas entre os acordes realmente se adaptaram ao esquema do riff de bateria", conta Dave, dizendo depois que os caras do Nirvana ouviam muito Pixies naquela época, principalmente o disco "Bossa Nova", e que eles estavam apenas se divertindo, escrevendo "música nova após música nova todos os dias".
"Eu estava tentando escrever a definitiva canção pop, e basicamente tentando copiar os Pixies, sou obrigado a admitir", disse Kurt Cobain para a Rolling Stone, ao falar sobre a canção da banda, onde ele confessa que gostaria muito de ter tocado, "Ou ao menos montado uma banda cover deles", conta o saudoso músico.
Voltando a Dave Grohl, ele conta que ninguém tinha bola de cristal e seria capaz de imaginar o quão revolucionária seria aquela canção. "Claro que ninguém tinha como fazer nenhum tipo de previsão que a música chegaria onde chegou. Simplesmente mandamos ver num pequeno espaço de ensaio que era meio tipo um celeiro", admitindo que a banda não deu tanta importância para a canção que tinha uma letra que ele sequer entendia direito, mas ao mesmo tempo afirmando que, assim que eles entraram em estúdio, ele "percebeu o poder da canção": "E não era somente coisa lírica ou musical, mas tinha a ver com o groove, era realmente poderoso", disse.
Por fim, Dave teoriza: "Acho que todos estavam mais focados em músicas como 'In Bloom', 'Lithium' ou 'Breed'; ninguém prestou muita atenção em 'Teen Spirit' enquanto estávamos gravando, apenas achamos que era mais uma música legal para o álbum".
No fim das contas, puxado por "Smells Like Teen Spirit", o álbum "Nevermind" acabou se tornando um marco, tanto para o rock alternativo quanto para o grunge, sendo uma porta de entrada para ambos os gêneros perante o grande público, e com isto frequentemente eleito como um dos maiores álbuns de todos os tempos da história do rock, que ele ajudou a construir numa proporção que torna ele merecedor de um capítulo próprio e único.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
As músicas de metal favoritas de James Hetfield, frontman do Metallica
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
A música do Black Sabbath que Ozzy Osbourne preferia que nunca tivesse sido gravada
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O último mal-estar de Ozzy Osbourne junto ao Black Sabbath
O guitarrista que Angus Young acha superestimado; "nunca entendi a babação"
Skid Row deve anunciar novo vocalista ainda este ano, revela Rachel Bolan
A melhor fase da história do Megadeth de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
Baterista não descarta que o Poison faça turnê com outro vocalista


A introdução de rock que Dave Grohl chama de "a maior de todas"
Nirvana - o desejo de Kurt de voltar para sua infância feliz
"Cara, liga na CNN"; o dia em que Dave Grohl viu que o Nirvana estava no fim
Os 5 melhores álbuns de grunge dos anos 1980, segundo a Loudwire
Nirvana: o grito de Kurt a plenos pulmões em "Where Did You Sleep Last Night"
A curiosa relação entre Led Zeppelin e Nirvana feita por Malcolm Young
Como uma brincadeira entre Michael Stipe e Kurt Cobain foi parar em sucesso do R.E.M.
A música do Guns N' Roses em que Axl Rose queria algo de "Smells Like Teen Spirit" do Nirvana
Rock: alguns dos discos mais raros (e caros) do mundo
Os nomes do grunge que Ronnie James Dio mais gostava; "Tudo banda de alto nível"


