Jeff Beck sobre gravação "mágica" com Rod Stewart e desconforto com Tina Turner
Por André Garcia
Postado em 01 de janeiro de 2024
Nos anos 60, Jeff Beck surgiu como um expoente do rock pesado britânico, como o Yardbirds e o Jeff Beck Group. Na década seguinte, com "Blow By Blow" (1975) ele se consagrou na música instrumental, mas acabou se vendo limitado ao nicho.
Em meados dos anos 80, o guitar hero fez parcerias nas quais contou com uma mãozinha de artistas de peso como Rod Stewart e Tina Turner. À Classic Rock em 2008, Beck relembrou um certo desconforto no estúdio com Tina e uma "sessão mágica" com seu antigo colega Rod.
Steel Claw (do "Private Dancer", de 1984)
"Eu tinha aquela guitarra horrível, que só prestava nas notas agudas, mas Tina adorava. Eu estava fazendo algumas coisas mais sujas, e ela disse 'Adoro essas notas agudas, só manda ver!' E, assim como eu, ela fazia as coisas em um ou dois takes: uma vez para acertar o equilíbrio e depois só mandar ver."
"Ela ficou por perto enquanto eu gravava um solo, mas não estava funcionando e eu disse: 'Olha, é melhor você sair para jantar.' E assim que ela saiu, eu simplesmente mandei ver. Não gosto muito de gente me olhando enquanto estou no estúdio. A sessão de 'People Get Ready' [com Rod] foi uma exceção. Aquilo foi apenas uma chance de me exibir."
People Get Ready (do "Flash", de 1985)
"Eu tinha feito uma versão instrumental, que Rod Stewart ouviu e adorou. Ele estava ao telefone com uma de suas loiras quando toquei a demo, e de repente ele disse: 'Que diabos é isso? Bora gravar!' Então reservamos um horário no estúdio. E lembro-me de que foi uma sessão mágica. Pessoas de outras partes do estúdio pararam o que estavam fazendo e vieram ouvir, então havia bastante público na sala de controle. Foi um daqueles momentos incríveis. E acho que foi uma das melhores performances que já ouvi Rod fazer."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps