Cultura Tres: Assista video de "Signs"
Por Luciano Piantonni
Fonte: LP Metal Press
Postado em 27 de fevereiro de 2024
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O Cultura Tres é uma banda com uma história de desafio e perseverança que começou há mais de uma década atrás, na pequena cidade de Maracay, Venezuela.
A banda tinha sido até então uma potência independente, ganhando cada vez mais respeito no cenário sul-americano. Durante a era do ‘sludge-doom-metal’ da banda, os irmãos guitarristas Alejandro e Juanma Montoya disponibilizaram uma série de lançamentos independentes, mas apesar de vários destaques musicais, como turnês pela Europa, Japão e América do Sul – ou ser declarada "Descoberta do mês" pela Metal Hammer da Inglaterra – as primeiras aspirações dos Montoya não tinham os recursos e os membros da equipe para alcançar o próximo nível.
Desafios financeiros e até tragédias pessoais acabariam por levar a anos de silêncio para sua produção musical. Claro que os primeiros esforços dos irmãos não passariam totalmente despercebidos por músicos reconhecidos e publicações mundo afora. O Cultura Tres foi mencionada como destaque em revistas como Burrn (Japão) e Decibel (EUA), que elogiaram a originalidade da banda e não era incomum ver músicos famosos vestindo camisetas da Cultura Tres nos palcos.
Percebendo o interesse predominante na raridade desses primeiros lançamentos, os Montoyas recuperaram a energia para iniciar uma nova Cultura Tres, desta vez dentro de uma equipe com aspirações semelhantes, e com um visão artística renovada – uma nova visão de como deveria soar a música pesada sul-americana.
Em 2019, após saber dos planos para uma nova Cultura Três, o velho amigo Paulo Xisto Pinto Jr. (baixista do todo-poderoso Sepultura), surpreendeu os irmãos ao se oferecer para participar. E quem melhor do que Paulo para ajudar a moldar um som representativo do metal sul-americano? A banda ficou mais que honrada e felizes em recebê-lo a bordo.
As primeiras sessões demo desse encontro aconteceram num estúdio em Amsterdã/Holanda, onde os três músicos exploraram novas ideias e encontraram um terreno musical comum. O estilo resultante manteve elementos do passado psicodélico-sludge, mas incorporou o groove de uma vibe mais metalizada que Paulo trouxe com sua influência do Sepultura.
Após estas sessões ficou claro que o 4º membro da banda tinha que ser não apenas habilidoso, mas também familiarizado com os grooves sul-americanos. Como a força motriz por trás da Cultura Tres era agora a amizade e visão artística, fizeram de Jerry Vergara Cevallos uma escolha óbvia. Jerry, um baterista venezuelano-colombiano e amigo próximo, é um artista excepcional que compartilhava a mesma obsessão com a criação de metal com um novo toque. Ele ficou encantado com as demos e aderiu imediatamente.
Nos três anos seguintes, apesar da pandemia, a Cultura Tres mergulhou profundamente no making of do álbum "Camino de Brujos" (Trilha das Bruxas), um álbum que explora o novo e o antigo com texturas musicais – uma fusão do poder do thrash metal, a estranheza do sludge, além de uma sensação melancólica do rock clássico. Tudo isso foi capturado através de gravações orgânicas e realistas, evocando o jeito pesado de como o rock soava antes da "superprodução" se tornar uma coisa cada vez mais comum.
"Camino de Brujos" foi lançado em 2023 pela Outono / Universal Music Group nas Américas e no resto do mundo através da AJM/Bloodblast.
O disco foi elogiado pela mídia por sua escuridão, peso e beleza.
Assista o videoclipe de "Signs".
Depois de um início de turnê bem-sucedido no final de 2023, o Cultura Tres estará na estrada novamente em 2024, com apresentações programadas em grandes festivais na América do Sul e na Europa.
Não perca a chance de testemunhar uma das bandas de metal mais poderosas da América Latina da atualidade, ao vivo, e em ação.
O Cultura Tres conta com Alejandro Londono Montoya (vocais, guitarra), Paulo Xisto Pinto Jr. (baixo), Juan de Ferrari Montoya (guitarra) e Jerry Vergara Cevallos (bateria).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Bruce Dickinson sobe ao palco com o Smith/Kotzen em Londres
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
As 11 melhores bandas de metalcore progressivo de todos os tempos, segundo a Loudwire
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
Ex-Engenheiros do Hawaii, Augusto Licks retoma clássicos da fase áurea em nova turnê
As melhores músicas de todos os tempos, segundo Dave Gahan do Depeche Mode
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
A música mais ouvida de cada álbum do Megadeth no Spotify
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
Por que a voz de Bruce Dickinson irrita o jornalista Sérgio Martins, segundo ele mesmo
A música dos Beatles que ganhou elogios de George Martin; "uma pequena ópera"



O que os fãs de rock e suas vertentes pedem para beber em um bar?
Regis Tadeu explica por que shows do Metallica são melhores que shows do Iron e Kiss
Dave Mustaine: Não há solos no Nü Metal porque os guitarristas não sabem tocar
Morbid Angel: "banda satânica, eu jamais voltaria", diz Sandoval
As I Lay Dying, banda cristã, explica a proximidade com o Behemoth
O cantor que entrou para história por recusar ser vocalista do Deep Purple e do Led Zeppelin


