Adrian Smith explica como se encaixou sonoramente no Iron Maiden com três guitarras
Por André Garcia
Postado em 08 de fevereiro de 2024
Adrian Smith se juntou ao Iron Maiden em 1980, pouco após o lançamento de seu álbum de estreia, autointitulado. Com ele fazendo dupla de guitarra com Dave Murray, a banda lançou em sequência (um por ano) aqueles que para muitos são os melhores trabalhos de toda sua extensa discografia: "The Number of the Beast" (1982), "Piece of Mind" (1983), "Powerslave" (1984), "Live After Death" (1985) e "Somewhere in Time" (1986). Após "Seventh Son of a Seventh Son" (1988), entretanto, ele saiu por divergências criativas e o desgaste consequente dos intensos anos de estrada.
Iron Maiden - Mais Novidades
Em 2000, os fãs das antigas do Maiden entraram no novo milênio com a melhor notícia possível na época: o retorno de Bruce Dickinson trazendo consigo Adrian Smith — eles já tocavam juntos na banda solo do vocalista. Para não mandar Janick Gers embora, Steve Harris tomou a ousada decisão de mudar a estrutura da banda adotando pela primeira vez um trio de guitarras.
Em entrevista para Chris Jericho em 2019, Adrian contou como foi seu processo de adaptação a um novo papel no Iron Maiden como terceiro guitarrista.
"Bem, se tivéssemos três Yngwie Malmsteens ou três Ritchie Blackmores, começaríamos a brigar em 5 minutos. Só que Dave [Murray] é um dos meus amigos mais antigos, trabalhamos juntos há anos e sabemos como funciona."
Como seu entrosamento com Murray já estava no sangue, o desafio para ele foi mais contornar a intransigência de Gers:
"Janick [Gers] é um sujeito adorável, mas não ia mudar o que tocava porque é muito focado. Senti aquilo imediatamente, tanto que comecei a procurar formas diferentes de fazer as coisas. Eu tinha tocado com a afinação em drop d [a corda mais grossa afinada um tom abaixo] na banda do Bruce [Dickinson] e me acostumei com aquilo."
"Quando me juntei a eles, tocamos 'Wrathchild' e mudei para a afinação drop d; 'Run to the Hills' já era em ré, então diminuí a afinação [do bordão]. Aquilo me dava uma sonoridade ligeiramente diferente, então levei aquilo [para a banda], tocando oitavas mais baixas nas harmonias e tal. Toquei muita coisa totalmente diferente do que fazia quando estava na banda antes, o que foi bem interessante."
Para Adrian Smith, seu trunfo foi sua maleabilidade musical:
"Sou muito bom em me adaptar às outras pessoas. Acho que é por isso que a banda durou tanto tempo: a combinação de pessoas. Certas bandas, (a lista é longa como o teu braço) como Deep Purple e Led Zeppelin, chega uma hora que implodem por egos. Mas nós temos um bom equilíbrio de personalidades na banda, a quantidade certa de extrovertidos e de pessoas preparadas para se comprometer. O que não quer dizer que, se tivermos uma opinião forte sobre algo, não devemos pressionar um pouco. Para mim essa é ao menos uma das razões de a banda ter durado tanto tempo."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Robert Plant definiu como "clinicamente morta" após ir a show deles
O riff do Black Sabbath que Eddie Van Halen vivia pedindo para Tony Iommi tocar
Metal Hammer lista discos achincalhados que merecem uma segunda chance
Gigantes do rock: 10 rockstars que beiram os 2 metros de altura
O segredo revelado por Ronnie James Dio que deixou James Hetfield irritado
Twisted Sister faz primeiro show com Sebastian Bach nos vocais
A banda que foi um fiasco abrindo para o Van Halen, mas Eddie achava genial
O dia que James Hetfield quis saber mais sobre a guitarra do Nightwish
O disco em que Ritchie Blackmore encontrou o Rainbow que queria fazer
A artista com quem Freddie Mercury se identificava muito mais do que com o Led Zeppelin
O tipo de banda que fazia Angus Young dizer que bocejaria até não aguentar mais
Bruce Dickinson alfineta Trump durante show do Iron Maiden no Canadá
5 riffs do metal nacional que valem mais que disco gringo inteiro dos anos 1980
O disco do Rush que baixista do Napalm Death considera perfeito
Keith Richards relembra a crítica que fazia a John Lennon pelo jeito como ele tocava guitarra

Bruce Dickinson relembra a luta de Nicko McBrain para tocar com o Iron Maiden após sofrer derrame
5 músicas de metal que ou você ama de paixão ou odeia com todas as forças
5 clássicos do metal que escondem letras bem menos assustadoras do que o som
5 músicas de metal em que o baixo é mais legal do que a guitarra
11 bandas de metal que são carregadas nas costas por um único integrante
Regis Tadeu explica por que "A Matter of Life And Death" do Iron Maiden é gospel
O conselho de Bruce Dickinson que ajudou Dave Mustaine na luta contra o câncer
Os melhores discos de rock e metal lançados em 1982, segundo a Louder
As duas faixas do "The Number of the Beast" que Bruce Dickinson e Steve Harris detestam
O incomum hábito de Steve Harris que coloca pressão nas bandas de abertura do Maiden


