O duro recado de Renato Russo para quem ouve Heavy Metal e cultua o demônio
Por Bruce William
Postado em 03 de fevereiro de 2024
Na época do lançamento do álbum "As Quatro Estações", outubro de 1989, a Legião Urbana já estava consolidada como uma das bandas mais influentes e populares do BRock, com Renato Russo sendo considerado um dos grandes artistas de sua geração, pois ele não apenas desempenhava o papel de vocalista, mas também era o principal letrista, sendo um autor que escrevia textos com profundidade e poesia. E este seu quarto álbum, primeiro após a saída do baixista Renato Rocha, foi o mais bem sucedido em termos financeiros de toda a sua discografia, com números que ultrapassam 2,5 milhões de cópias vendidas.
Legião Urbana - Mais Novidades

Dentre as músicas que se destacam no álbum estão "Há Tempos", "Pais e Filhos", "Monte Castelo" e "Meninos e Meninas", todas com letras assinadas por Renato. Conforme explica a jornalista Chris Fuscaldo no livro "Discobiografia Legionária" (Amazon), "Na época do lançamento, Renato Russo usou o coração para tentar entender e explicar a paixão dos fãs por suas letras", destacando em seguida uma fala de Renato a um jornal da época: "Fomos mais artesanais e me dei ao luxo de, pela primeira vez, não usar o dicionário para escrever as letras que são extremamente emocionais e, por isso mesmo, são bem compreendidas pelo povo brasileiro, que, ao contrário do que dizem, não é burro, mas sentimental, e sempre responde aos estímulos".
Chris conta também que as letras de "As Quatro Estações" geraram polêmicas entre os mais cristãos. "Como o lado contestador não foi revitalizado, as pessoas estão atentando para o lado religioso das letras das músicas, mas desprezam as mensagens políticas presentes em quase todas as faixas", disse Renato para outro jornal, na época em que estava sendo lançado o álbum. Em 1994 ele admitiria que havia ido longe demais durante o processo de composição: "Tinha uma música chamada 'Rapazes Católicos' que a gente cortou do 'As Quatro Estações' porque era impublicável. É impublicável. Era uma coisa sobre fundamentalismo. Era muito explícito sexualmente".
Ainda na época em que o álbum estava sendo gravado, os então três integrantes da Legião Urbana estiveram no programa do Jô Soares, e durante a entrevista, Renato falou sobre a música "Rapazes Católicos": "A gente fez um Heavy Metal que era para ser um comentário sobre a questão de Deus e essa coisa toda do Demônio", começa o vocalista, dizendo em seguida que está com quase trinta anos, então vai dar conselhos por "já ser velho": "Gente, toda palavra é um karma. Então, se vocês ficam desenhando demoniozinhos no caderno e escrevendo o nome de demônios, isso é tão negativo, não pode. É bobo porque... eu acho bobo, estou do lado de Jesus e não abro".
Neste momento, Renato é ovacionado por Jô e pela plateia, e poucos segundos depois ele prossegue: "Então a gente fez essa música que era pra ser um comentário sobre isso, que de repente você pode curtir o Heavy Metal, mas não precisa virar pra essas coisas assim, porque de repente você não sabe com o que você está lidando. Acho que hoje em dia, nos anos oitenta, entrando pros anos noventa, tem tanta energia por aí que não dá para saber com quem a gente está lidando".
No decorrer da entrevista, Renato contar que a música se chamava "Rapazes Católicos" e tinha uma letra muito pesada com bastante coisas impróprias, relatando com falas e gestos cômicos a reação da própria irmã ao ouvir a música, e revelando que a partir dali ele teve a ideia de reaproveitar a base dela para uma letra em inglês que ele havia escrito anos antes, e foi assim que surgiu "Feedback Song For a Dying Friend", inspirada em artistas e pessoas que Renato conhecia, incluindo Cazuza, que haviam sido diagnosticadas com AIDS.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
Os baixistas que influenciaram John Myung, do Dream Theater
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Exibição em homenagem a Ozzy Osbourne supera expectativas e é prorrogada até final de setembro
Com problemas de saúde, Mick Box se afasta das atividades do Uriah Heep
Roger Waters explicou porque seu primeiro álbum solo traz uma mulher nua na capa
A banda inglesa de rock que Regis Tadeu passou parte da vida pronunciando o nome errado
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
Regis Tadeu explica por que Roger Waters continua um imbecil


Todas as tretas de Renato Russo com diversas bandas do rock nacional explicadas
Os únicos 4 álbuns de rock nacional que apareceram no Top 10 brasileiro entre 1980 e 1989
A "canção romântica" dos Titãs que era a preferida de Renato Russo


