Pete Townshend sobre o The Who: "Eu vinha fazendo as turnês pelo dinheiro"
Por André Garcia
Postado em 28 de março de 2024
O The Who é possivelmente a terceira mais antiga banda do rock inglês ainda em atividade — você conhece alguma outra mais antiga além de Rolling Stones e Yardbirds?
No ano passado, entretanto, os fãs ligaram o sinal amarelo quando Pete Townshend disse que um ciclo havia sido encerrado no que se referia ao The Who. Seus comentários quanto ao futuro foram vagos. Agora, em 2024, o sinal de amarelo passou para vermelho com o anúncio de uma turnê solo do vocalista Roger Daltrey. Teria o The Who silenciosamente chegado ao fim como um elefante que se isola para morrer?
Em recente entrevista para o New York Times, Townshend falou sobre o assunto e confessou que vinha excursionando com o The Who só pelo dinheiro. Tudo começou quando ele foi perguntado se gostaria de fazer novas músicas da banda.
"Eu quero sim, e creio que ainda vou. Para mim, parece que o que o Who pode fazer é uma turnê final em que tocamos em todo lugar do mundo e depois nos arrastamos para morrer. Não sinto muito entusiasmo tocando com o Who. Para ser sincero, tenho feito as turnês pelo dinheiro. Minha ideia de estilo de vida comum é bem elevada. Fui imensamente criativo e produtivo durante todo esse período [sem um novo lançamento do The Who], mas não senti a necessidade de lançar aquilo."
Embora Townshend ainda veja um futuro para o The Who, a seguir ele falou da banda no passado (e aproveitou para alfinetar o AC/DC, só para não perder o costume): "O AC/DC gravou 50 álbuns, mas são todos iguais. Não era assim que o Who trabalhava — a gente era uma banda de ideias."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps