"Recebi ameaças de morte porque não era um disco típico de Heavy Metal", conta Bruce
Por Bruce William
Postado em 16 de março de 2024
Durante conversa com Felipe Machado, da Isto É, Bruce Dickinson explicou qual a diferença do processo criativo de compor para a carreira solo, com uma sonoridade mais roqueira, quando comparado ao Iron Maiden, que é mais Heavy Metal.
Bruce Dickinson - Mais Novidades
"O Iron Maiden tem um som único e marcante, mas não é tão aberto. Há limites silenciosos, ou seja, sabemos quando uma determinada canção não é adequada para entrar em um disco da banda. Com minha carreira solo é mais livre, tento explorar maneiras e idéias fora do comum, inclusive na minha forma de cantar", responde Bruce.
Felipe então pergunta se a carreira solo é uma forma de ter controle criativo total, enquanto no Iron Maiden há outros parceiros, e o vocalista explica: "É como colocar uma foto em uma moldura diferente. A imagem está lá, mas passa uma percepção diferente. A música 'Resurrection Men', por exemplo, parece uma trilha de spaghetti western, uma coisa meio Tarantino. Outra canção tem como referência bandas mais novas, como o Queens of the Stone Age. Trabalhar assim é bom porque posso abordar cada música de uma maneira diferente. Por isso ele é tão variado e não soa como meus trabalhos anteriores".
Outra pergunta feita por Felipe para Bruce é se o gosto musical mudou ao longo dos anos, e se ele incorporou novas influências ao seu trabalho: "Sim, com certeza. Quando lancei o álbum 'Skunkworks', em 1996, recebi mensagens de ódio e até ameaças de morte porque não era um disco típico de Heavy Metal. Como alguém pode chegar a esse ponto? Acho que a mente das pessoas naquela época era mais estreita, não sei por qual razão. Hoje acredito que as pessoas têm uma quantidade tão grande de músicas à disposição que não se preocupam mais tanto. Alguns ainda ouvem a mesma coisa todos os dias, mas há muita gente que aprecia conhecer estilos diferentes. Continuam curtindo suas bandas favoritas, mas não precisam ouvi-las 24 horas por dia, podem variar".
O vocalista comenta ainda: "Arte é algo que depende da circunstância, do humor. Música é paixão, não pode ser tratada apenas como um produto". E por fim, ao ser perguntado se ouve as últimas tendências e as novas bandas, Bruce responde: "Não muito. Os músicos da minha banda solo costumam me apresentar artistas novos, mas muitas vezes nem sei os nomes, presto apenas atenção no som e na energia. Se é algo que mexe com meu cérebro, então vale a pena conhecer".
A entrevista completa de Felipe Machado com Bruce Dickinson, publicada na Isto É, pode ser vista nesse link.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
Mike Portnoy admite já ter "se perdido" durante shows do Dream Theater
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
Série dos Raimundos expõe crítica pesada de Canisso à reconciliação entre Rodolfo e Digão
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Por que Aquiles Priester não quis opinar nas músicas do show do Angra, segundo o próprio
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder


O músico que zoou Bruce Dickinson por releitura de música dele feita pelo Iron Maiden
Entre a Sombra e o Futuro - Como Halford, Astbury, Danzig e Dickinson desafiaram seu passado
"Se Michael Kiske entrasse no Iron Maiden, Bruce Dickinson não teria voltado", diz Regis
A diferença entre Bruce Dickinson e Paul Di'Anno, segundo Adrian Smith
A lição de Bruce Dickinson e Dave Murray do Iron Maiden que marcou Edu Falaschi
Bruce Dickinson encontra "Dustin", de Stranger Things; "Coisas estranhas em New Jersey"
Como Regis Tadeu ganharia o respeito de Bruce Dickinson em entrevista, segundo o próprio
Por que a voz de Bruce Dickinson irrita o jornalista Sérgio Martins, segundo ele mesmo
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
A música do Maiden que Bruce considera a mais desafiadora para cantar ao vivo
Kerry King conta quais são os seus vocalistas preferidos (e nenhum canta thrash metal)


