O megahit de Cazuza sobre política que Simone omite palavra na sua versão
Por Gustavo Maiato
Postado em 16 de abril de 2024
A música "O Tempo Não Para" é um dos grandes sucessos de Cazuza e quase não foi gravada pelo cantor, já que o hit entrou aos quarenta e oito do segundo tempo no repertório de seu show ao vivo dirigido por Ney Matogrosso.
O que pouca gente sabe é que a cantora Simone, famosa por sucessos como "Tô Voltando", "O Amanhã" e "Iolanda", gravou ainda nos anos 1980 uma versão dessa canção. Em sua variante, Simone opta por não cantar a palavra "puteiro" no verso a seguir:
"Te chamam de ladrão, de bicha, maconheiro / Transformam o país inteiro num puteiro / Pois assim se ganha mais dinheiro". Simone simplesmente fica em silêncio no trecho em questão e não canta o palavrão.
Curiosidades sobre "O Tempo Não Para"
Cazuza estava inspirado na letra ácida de "O Tempo Não Para" e alguns de seus versos mais famosos estão nessa que é uma canção basicamente sobre protesto político e também que reflete sobre sua condição de HIV positivo.
No refrão, surge uma expressão que se tornou muito famosa na discografia de Cazuza: "A sua piscina está cheia de ratos / tuas ideias não correspondem aos fatos". Mas o que será que ele quis dizer com essa frase sobre piscina e ratos?
O canal Pensando nisso, em vídeo que destrincha a letra de "O Tempo Não Para", explica que esse trecho é uma forma de protesto contra as noções de status e padrões de comportamento dos poderosos da sociedade do Brasil.
"A piscina representa um símbolo de status e glamour na sociedade brasileira, sendo, por muito tempo, uma exclusividade de clubes em grandes cidades. No entanto, apesar de sua imagem externa transmitir status, beleza e poder, essa piscina em particular revela-se paradoxalmente vazia, suja e podre em seu interior".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps