"Porto Solidão", de Jessé, ganha versão Metal interpretada pela banda Kavla
Por Thiago Rahal Mauro
Fonte: TRM Press
Postado em 21 de junho de 2024
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
No cenário musical brasileiro, a versatilidade e a criatividade são sempre celebradas, e é com grande entusiasmo que anunciamos o mais novo lançamento da banda Kavla, uma versão da música "Porto Solidão", de Jessé, ícone da música brasileira.
A nova interpretação da banda Kavla traz uma fusão inovadora entre o rock e os elementos tradicionais da música brasileira. Conhecida por seu som distinto e performances energéticas, a banda Kavla conseguiu imprimir sua marca registrada na canção, mantendo a essência melancólica e poética da original.
Sobre a versão, Sandro Silva explica: "Quando decidimos gravar essa música icônica da MPB, sabíamos da nossa responsabilidade em trazer modernidade ao clássico, nos preocupamos em manter a originalidade das melodias vocais do Jessé e criamos novos arranjos numa pegada mais rock´n´roll. Quando mostramos o áudio para as pessoas mais próximas da família, concluímos que realmente acertamos na escolha, emoção pura para os mais velhos que conheciam a música original e surpresa dos mais jovens com a explosão de melodia e harmonia que a música traz. Acertamos na mosca!".
Composta por Sandro Silva (guitarra), Fábio Silva (guitarra), Allan Ortona (vocal), Dill Ferrari (bateria), Marcelo Eiger (baixo) e Erick Scaryus (teclados), a banda paulistana está de volta com novo álbum de estúdio para 2024. O videoclipe foi dirigido novamente por Daniel Mazza, que retratou perfeitamente a temática da música de Jesse.
Há pouco mais de 30 anos, em 29 de março de 1993, um trágico acidente de carro pôs fim à vida de Jessé Florentino Santos, o renomado cantor conhecido apenas como Jessé. Ele faleceu em decorrência de um traumatismo craniano sofrido no acidente. Nascido em abril de 1952, Jessé tinha quase 41 anos de idade e uma carreira de 18 anos. Essa versão da banda Kavla tem como objetivo homenagear este ícone brasleiro.
Uma Releitura Autêntica
Gravada no estúdio Fusão, a versão de "Porto Solidão" se destaca pela sua produção impecável e arranjos sofisticados de Thiago Bianchi. A voz potente e emotiva de Allan Ortona, combinada com a maestria instrumental da Kavla, cria uma experiência sonora que ressoa profundamente com os ouvintes. Cada acorde e cada palavra foram cuidadosamente trabalhados para homenagear a beleza atemporal da música original, ao mesmo tempo em que trazem uma nova dimensão ao clássico.
Um Tributo a Jessé
Este lançamento é mais do que uma simples versão; é um tributo ao legado de Jessé. "Porto Solidão" é uma canção que fala sobre saudade e solidão, temas que são universais e atemporais. A interpretação da Kavla busca conectar as gerações, mostrando que a música tem o poder de transcender o tempo e tocar corações de diferentes épocas.
A nova versão de "Porto Solidão" estará disponível em breve no Spotify. O videoclipe oficial, dirigido por Daniel Mazza, já pode ser conferido no YouTube. O vídeo captura a essência da canção com imagens evocativas que complementam perfeitamente a atmosfera da música.
Sobre o Kavla
Fundada em agosto de 1992 pelos talentosos irmãos Fábio Silva e Sandro Silva, juntamente com Marcos Vinny, Gerson Grecco e Venícius Jr., o Kavla rapidamente se destacou como uma força a ser reconhecida no panorama do Metal brasileiro durante a década de 90. Inspirados por ícones como Van Halen, Whitesnake, Dio e Iron Maiden, o grupo cativou fãs com um Hard Rock/Heavy Metal autêntico e cheio de personalidade.
O marco inicial se deu em 1993 com o lançamento da Demo "Man Enough to Cry", apresentando a faixa-título que se tornaria um dos maiores hits da banda. Após performances memoráveis nos principais bares e teatros de São Paulo, o Kavla conquistou seu espaço ao dividir palcos com nomes como Viper, Angra, Anjos da Noite, Rata Blanca (Argentina), Gamma Ray, entre outros.
O ano de 1995 marcou um passo ousado, quando a banda entrou em estúdio para gravar seu álbum de estreia, "Dream or Reality", produzido por Átila Ardanuy e enriquecido por participações especiais de Kiko Loureiro, Luiz De Boni e Fernando Fernandes. O álbum não apenas consolidou o Kavla no cenário nacional, mas também resultou em um grandioso show de lançamento no Aeroanta, em São Paulo.
Em 1997, o Kavla foi escolhido para abrir o espetáculo da banda alemã Gamma Ray, conquistando uma audiência de mais de 3.500 pessoas no Teatro dos Vampiros, em São Paulo com participação ao vivo de Kiko Loureiro na balada "Wild Soul". Com mais de 150 shows na bagagem, o videoclipe de "Every Day, Every Night" consolidou a presença da banda na mídia especializada, tornando-se um sucesso nas rádios e revistas especializadas.
Entretanto, em 1998, motivos pessoais levaram à pausa nas atividades do Kavla, permanecendo inativo até meados de 2004. Em agosto daquele ano, os irmãos Fábio e Sandro Silva retomaram, juntamente com o novo baixista Marcelo Eiger, a jornada musical com uma nova formação, dando origem ao EP "Impersonal World" em 2005.
O EP, produzido por Fábio Ribeiro, mostrou um Kavla mais maduro e técnico, com composições mais pesadas e diretas. A banda teve também nesta época a participação da talentosa baterista Nina Pará. O retorno aos palcos foi triunfante, incluindo participações em eventos importantes e a abertura para a banda holandesa After Forever, tocando para mais de 2.500 pessoas no Cie Hall, em São Paulo.
Em 2008 a Kavla gravou e lançou (apenas disponível no Spotify) o seu segundo disco chamado "Surreal" que teve as participações, nada mais nada menos, de Edu Ardanuy (Sinistra, Ex- Dr.Sin) na música "Runnin´from Falling" (baita solo do Edu por sinal) e o próprio produtor Thiago Bianchi nos vocais na música "No Answers", ouçam por lá.
Atualmente, o Kavla já tem o novo álbum "Intenso" gravado com o renomado produtor Thiago Bianchi (Noturnall), visando o lançamento do terceiro álbum oficial no primeiro semestre de 2024. Este novo capítulo promete ser uma celebração da resiliência e da evolução musical do Kavla, reafirmando seu lugar de destaque no cenário do Heavy Metal brasileiro.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
Três Álbuns Seminais Lançados em 1975, nos EUA
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
O guitarrista de jazz que largou John Lennon no estúdio; "Poderia ter sido muito legal"
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
Rock in Rio 2026: vendas do Rock in Rio Card começam em dezembro
Site aponta 3 desconhecidos supergrupos dos anos 1970 com membros famosos
Glenn Hughes diz adeus ao Brasil em vídeo - "Sentirei saudades!"
O guitarrista a quem Elvis Presley pediu aula de guitarra: "Ele ficava vendo minhas mãos"
A surpreendente balada que era a música favorita de todos os tempos de Ozzy Osbourne
Ozzy Osbourne não ouvia tanto rock pesado quanto as pessoas imaginam, revelam filhos
O hino do Rock que Max Cavalera odiava e só foi compreender quando ficou velho
Roqueiros conservadores: a direita do rock na revista Veja
Paula Fernandes: aos 19 anos ela ia em shows de Black Metal
Heavy Metal: as 10 capas mais "de macho" de todos os tempos
Os dez maiores picaretas da música internacional
Rogério Skylab usa Megadeth para explicar o grande problema de Regis Tadeu


