A bizarra lenda urbana que inspirou a criação de "Mary Jane", música do Megadeth
Por Mateus Ribeiro
Postado em 17 de junho de 2024
Lançado em janeiro de 1988, "So Far, So Good… So What" é o terceiro disco de estúdio do Megadeth. Sucessor do clássico "Peace Sells… But Who's Buying?", "So Far, So Good… So What!" apresenta boas músicas, com destaque para a frenética "Set The World Afire" e para a comovente "In My Darkest Hour".
Outro momento interessante de "So Far, So Good… So What!" é "Mary Jane", quarta faixa do álbum em questão. A música foi inspirada em uma lenda urbana bizarra e triste, que envolve Mary Jane Twiliger, que foi enterrada no cemitério de Loon Lake no início da década de 1880. O cemitério fica em Jackson (Minnesota, EUA), cidade natal de David Ellefson, baixista do Megadeth.

A lenda tem diferentes versões. A mais bizarra conta que Mary teria sido enterrada viva pelos habitantes da cidade, inclusive por seus pais. Porém, de cordo com matéria publicada no site Ultimate Guitar, registros indicam que Mary morreu no estado de Iowa em 1880 e foi transportada de volta para Loon Lake, para ser enterrada em um terreno ao lado de onde sua mãe e seu pai seriam enterrados no futuro.
Pois bem, a pobre Mary virou a protagonista de uma lenda urbana. Segundo histórias que o povo conta, a falecida jovem assombrava o cemitério em que estava enterrada. Ainda de acordo com a lenda, quem ousasse perturbar seu túmulo morreria em circunstâncias bizarras algum tempo depois.
"O Museu da Sociedade Histórica do Condado de Jackson entrou em contato comigo para contribuir com minha perspectiva histórica sobre a história da agora lendária garota Mary Jane Twilliger, para quem a música 'Mary Jane', do álbum 'So Far, So Good...So What', foi escrita. A lenda dizia que ela era uma jovem bruxa enterrada viva pelo pai no cemitério de Loon Lake, nas proximidades.
O mistério em torno dela ganhou proporções tão lendárias ao longo dos anos que havia rumores de que qualquer pessoa que ousasse violar seu túmulo estaria fadada a uma morte certa e imediata. Havia até mesmo histórias de acidentes de carro mortais envolvendo pessoas que se embriagavam e causavam confusão em seu túmulo, pensando que era tudo diversão inofensiva", declarou o baixista David Ellefson.
"A música ajudou a impulsionar o mito para o status global e um livro está sendo escrito sobre o assunto das muitas histórias onipresentes, mortes relatadas e tragédias de pessoas que ousaram desafiar o túmulo dessa garota misteriosa", complementou o ex-baixista do Megadeth.
Agora que você sabe um pouco mais sobre "Mary Jane", é hora de apertar o play e curtir essa ótima (e enigmática) música.
"So Far, So Good… So What" foi gravado por Dave Mustaine (guitarra/vocal), Jeff Young (guitarra), David Ellefson (baixo) e Chuck Behler (bateria). O álbum pode ser ouvido via Spotify.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
O vocalista que recusou The Doors e Deep Purple, mas depois entrou em outra banda gigante
Dez músicas clássicas de rock que envelheceram muito mal pelo sexismo da letra
Astro de Hollywood, ator Javier Bardem fala sobre seu amor pelo Iron Maiden
A maior banda de hard rock dos anos 1960, segundo o ator Jack Black
Fabio Lione publica mensagem emocionante de despedida do Angra: "Para sempre!"
O mito sobre Kurt Cobain que Dave Grohl hoje já não banca com tanta certeza
Por que Ricardo Confessori foi ao Bangers e não viu o show do Angra, segundo o próprio
Adrian Smith revela que Bruce Dickinson voltou ao Iron Maiden antes
Guns N' Roses supera a marca de 50 shows no Brasil
Guns N' Roses encerra turnê no Brasil com multidões, shows extensos e aposta em novos mercados
Ricardo Confessori quebra senso comum e diz que clima no Angra no "Fireworks" era bom
A opinião de Mike Portnoy e Dave Lombardo sobre Clive Burr do Iron Maiden
O clássico do Sepultura que traz a mesma nota repetida inúmeras vezes
São Paulo está no top 3 de cidades com mais ouvintes de Megadeth no Spotify
Megadeth fará, ao menos, mais uma turnê pela América Latina antes do fim
Megadeth toca "Ride the Lightning" pela primeira vez ao vivo
Megadeth inicia turnê sul-americana, que passará por São Paulo; confira setlist
Dave Lombardo diz que Slayer prestava atenção nas bandas do Big Four, mas não as copiava
Chris Poland diz que vai desmentir Dave Mustaine em seu livro
Kiko Loureiro diz que muitos motivos contribuíram para sua saída do Megadeth
Estrela da WWE gostaria que música do Megadeth fosse seu tema de entrada
Dave Mustaine diz que influenciou todas as bandas do Big Four do thrash metal
Dave Mustaine: "Lars Ulrich não é um bom baterista; qualquer bom baterista vai te dizer isso!"
Kiko Loureiro conta como Teemu Mäntysaari foi escolhido para ser guitarrista do Megadeth


