A atitude do Metallica que Dave Mustaine reprovou, mas repetiu
Por Mateus Ribeiro
Postado em 13 de junho de 2024
O veterano músico californiano Dave Mustaine é mundialmente conhecido por ser guitarrista, vocalista, líder e membro fundador do Megadeth. No entanto, antes de fundar a banda que é o seu principal projeto de vida, Mustaine foi guitarrista de um quarteto que virou um dos maiores nomes da história da música pesada, o Metallica.
Embora tenha feito parte do Metallica por um curto período de tempo (de 1982 até 1983), a passagem de Mustaine pelo quarteto mais popular do Thrash Metal continua sendo assunto abordado em entrevistas concedidas pelo líder do Megadeth. Em setembro de 2022, Mustaine concedeu entrevista à Classic Rock e falou sobre a sua amarga saída do Metallica e toda a raiva que veio com a expulsão.
"Como você pode esperar que um garoto de 20 anos, guitarrista de uma das maiores novidades do mundo, tenha noção da realidade? Daquele momento em diante, tudo era uma maldita rixa. Em todo lugar que eu ia, era: ‘Então, como estão as coisas com o Meta... er, Megadeth?", relatou Mustaine, que na época, disse que não era difícil para ele falar sobre sua ex-banda (o que todo fã provavelmente já percebeu, uma vez que ele já falou a respeito do Metallica em diversas oportunidades).
"Eu realmente não dou a mínima. E sabe de uma coisa? Eu adoro esses caras."
Em outro ponto da entrevista, Mustaine falou sobre Steve DiGiorgio, baixista do Testament, que gravou "The Sick, The Dying… And The Dead!", disco mais recente do Megadeth. DiGiorgio gravou o disco em questão, mas não continuou no Megadeth, pois Mustaine não o queria tirar do Testament.
"Ele teria sido um ótimo músico para nós, mas o fato de tirar caras de bandas de outras pessoas não me agrada muito", disse Mustaine, que aproveitou a deixa para falar do Metallica mais uma vez.
"Quando o Metallica fez isso com Cliff [Burton, baixista falecido em 1986], para tirá-lo da banda Trauma, foi uma sensação muito ruim para mim, e nunca me esqueci disso. Sei que não gostaria se alguém viesse e tirasse um dos membros da minha banda."
Pois bem, Mustaine não gostou da atitude tomada pelo Metallica, mas ele fez a mesma coisa em um passado não tão distante. O baterista belga Dirk Verbeuren, por exemplo, era membro do Soilwork quando foi convidado a se juntar ao Megadeth (onde continua até os dias atuais). O talentoso guitarrista brasileiro Kiko Loureiro, integrante do Megadeth entre 2015 e 2023, estava no Angra quando surgiu a chance de tocar na banda liderada por Mustaine.
A atual formação do Megadeth conta com Dave Mustaine (guitarra/vocal), Teemu Mäntysaari (guitarra), James LoMenzo (baixo) e Dirk Verbeuren (bateria). O quarteto passou por São Paulo em abril deste ano e fez uma apresentação impecável.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps