A ótima música que salvou a carreira artística de Bruce Dickinson
Por Mateus Ribeiro
Postado em 12 de junho de 2024
A década de 1990 foi um período agitado na vida profissional de Bruce Dickinson, vocalista da banda de Heavy Metal Iron Maiden. Em 1993, Bruce decidiu que era hora de sair do grupo liderado por Steve Harris e seguir carreira como artista solo. Alguns anos depois, o cantor e compositor inglês passou a ficar desanimado.
Bruce Dickinson - Mais Novidades
Em entrevista concedida à revista Classic Rock, Bruce contou que fãs do Iron Maiden ficaram tão chocados com sua saída que nem conseguiam ouvir um de seus discos.
"Eu não conseguia entender. Alguns deles me disseram que não conseguiam nem ouvir ‘Balls To Picasso’ [segundo disco solo de Bruce, lançado em 1994] na época, porque minha saída ainda estava muito crua", disse o frontman, que começou a ficar desanimado e se juntou à banda que dá nome ao seu terceiro trabalho solo.
"Para ser sincero, fiquei um pouco desanimado com tudo aquilo, e foi quando comecei a pensar: ‘Que se dane, é melhor me livrar de mim’. Foi assim que aconteceu ‘Skunkworks’. ‘Skunkworks’ [1996] foi um álbum sensacional, mas eles não eram realmente uma banda de rock focada, e então eles tinham um cara velho para cantar [risos]."
O desânimo fez Bruce Dickinson pensar em abandonar a música e começar a trabalhar em outro emprego.
"Eu ouvi as demos que eles estavam fazendo e disse: ‘Não é bem a minha praia, não é?’. Mas aquela banda me tirou da minha zona de conforto e também aprendi muito sobre canto. Porém, naquele momento, pensei: ‘E agora?’. Achei que conseguiria um emprego empilhando prateleiras ou algo assim (...). Eu também tinha obtido minha licença de piloto de avião, então essa era outra opção. Mas eu realmente achava que a música tinha acabado como carreira", contou Dickinson, que foi "salvo" pelo guitarrista/produtor/amigo Roy Z.
"Então, o telefone tocou à meia-noite e era Roy Z, com quem trabalhei em ‘Balls To Picasso’. Eu disse a ele que tinha acabado de me livrar do Skunkworks e ele disse que queria tocar algo para mim. Juro que foi aquele velho clichê. Ele me tocou a introdução de ‘Accident Of Birth’ pelo telefone, e eu escrevi a letra logo em seguida. No dia seguinte, peguei um avião para Los Angeles."
No fim das contas, a dupla se uniu outra vez e gravou "Accident Of Birth", quarto álbum solo de Bruce Dickinson, lançado em 1997. O disco apresenta ótimas músicas, como a pesada faixa-título, "Road To Hell" e a melancólica "Man Of Sorrows".
A partir de "Accident Of Birth", a carreira de Bruce voltou aos eixos. Ele ainda lançou mais um disco ("The Chemical Wedding", de 1998) antes de retornar ao Iron Maiden no primeiro semestre de 1999.
A carreira solo de Bruce Dickinson foi retomada em 2023. O trabalho mais recente do vocalista é "The Mandrake Project", lançado em março deste ano.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps