A lendária banda grunge que já foi odiada em Seattle por que vocalista era atraente demais
Por André Garcia
Postado em 30 de julho de 2024
A cena grunge se especializou em fazer música diretamente do porão da alma — o que soava como música feia a ouvidos condicionados pela estética do pop pasteurizado pelas rádios dos anos 80 e 90.
Apesar da "feiura" de seu som pesado e letras perturbadoras, cada banda do considerado o Big 4 da cena tinha um galã: Nirvana tinha Kurt Cobain, Pearl Jam tinha Eddie Vedder, Alice In Chains tinha Jerry Cantrell e o Soundgargen tinha Chris Cornell.
Em entrevista de 1996 para a Classic Rock, Cornell (que era comparado a Robert Plant pelo vocal agudo e pela pinta de galã) relembrou que nos primórdios sua aparência atrapalhava mais do que ajudava:
"O pessoal nos odiavam no início. Eu subia no palco sem camisa, batendo o cabelo e sendo um jovem roqueiro suado. Eu costumava botar uns 50 laços no cabelo, o que não exatamente agradava aos atletas na plateia. Eles provavelmente ficavam bolados porque me achavam meio atraente demais."
O grunge, que no começo tanto chocava pelo contraste com o colorido e a espalhafatosidade do glam rock, uma hora acabou perdendo o sentido ao se tornar um mero artifício para chamar atenção:
"No começo era divertido e empolgante para nós [provocar e confundir as pessoas], porque pelo menos assim o público reagia. Mas na 50ª vez que Kurt Cobain apareceu usando um vestido, meio que [aquilo ficou banal]. GG Allin levou essa coisa de chocar ao limite. Pode me chamar de antiquado, mas eu não estou afim de comer minha própria m*rda em nome do entretenimento!"
O Soundgarden foi uma das primeiras bandas grunge a ganhar notoriedade, ainda nos anos 80. Eles se separaram em seu auge de popularidade com o "Superunknown" (1994) de seu maior hit, "Black Hole Sun". A justificativa para o encerramento das atividades da banda foi justamente o sucesso que ela fez: foi a única forma que encontraram de se livrar do indesejado fardo de ser um rockstar a contragosto.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps