A lendária banda grunge que já foi odiada em Seattle por que vocalista era atraente demais
Por André Garcia
Postado em 30 de julho de 2024
A cena grunge se especializou em fazer música diretamente do porão da alma — o que soava como música feia a ouvidos condicionados pela estética do pop pasteurizado pelas rádios dos anos 80 e 90.
Apesar da "feiura" de seu som pesado e letras perturbadoras, cada banda do considerado o Big 4 da cena tinha um galã: Nirvana tinha Kurt Cobain, Pearl Jam tinha Eddie Vedder, Alice In Chains tinha Jerry Cantrell e o Soundgargen tinha Chris Cornell.
Soundgarden - Mais Novidades
Em entrevista de 1996 para a Classic Rock, Cornell (que era comparado a Robert Plant pelo vocal agudo e pela pinta de galã) relembrou que nos primórdios sua aparência atrapalhava mais do que ajudava:
"O pessoal nos odiavam no início. Eu subia no palco sem camisa, batendo o cabelo e sendo um jovem roqueiro suado. Eu costumava botar uns 50 laços no cabelo, o que não exatamente agradava aos atletas na plateia. Eles provavelmente ficavam bolados porque me achavam meio atraente demais."
O grunge, que no começo tanto chocava pelo contraste com o colorido e a espalhafatosidade do glam rock, uma hora acabou perdendo o sentido ao se tornar um mero artifício para chamar atenção:
"No começo era divertido e empolgante para nós [provocar e confundir as pessoas], porque pelo menos assim o público reagia. Mas na 50ª vez que Kurt Cobain apareceu usando um vestido, meio que [aquilo ficou banal]. GG Allin levou essa coisa de chocar ao limite. Pode me chamar de antiquado, mas eu não estou afim de comer minha própria m*rda em nome do entretenimento!"
O Soundgarden foi uma das primeiras bandas grunge a ganhar notoriedade, ainda nos anos 80. Eles se separaram em seu auge de popularidade com o "Superunknown" (1994) de seu maior hit, "Black Hole Sun". A justificativa para o encerramento das atividades da banda foi justamente o sucesso que ela fez: foi a única forma que encontraram de se livrar do indesejado fardo de ser um rockstar a contragosto.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Lenda do thrash metal alemão será o novo guitarrista do The Troops of Doom
A lendária banda inglesa de rock que fez mais de 70 shows no Brasil
Ouça Sebastian Bach cantando "You Can't Stop Rock 'N' Roll" com o Twisted Sister
O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
Produtor de "Master of Puppets" diz que Kirk não gravou base no disco; "Tudo era o James"
Paulo Baron revela bastidores da volta do Twisted Sister com Sebastian Bach
Emocionado, Sebastian Bach fala pela primeira vez como vocalista do Twisted Sister
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
O disco gravado por banda de metal extremo que decepcionou Max Cavalera
As cinco piores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
A opinião de Regis Tadeu sobre teoria de que Mayara Puertas assumiria vocal do Arch Enemy
O disco ao vivo que define o heavy metal, segundo Max Cavalera
Mille Petrozza (Kreator) explica o que o fez recusar convite para integrar o Celtic Frost
O "pior músico" que Paul McCartney disse que os Beatles já tiveram



O maior guitarrista do grunge de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell do Alice in Chains
Quando Chris Cornell temeu que o Soundgarden fosse comparado com Black Sabbath ou Led Zeppelin
O guitarrista brasileiro que recusou convite de Chris Cornell para integrar sua banda
A música surpreendente que "peitou" o sucesso do grunge no início dos anos 90
As 11 melhores baladas de rock alternativo dos anos 1990, segundo a Loudwire
Como ficaria o "Big Four" do grunge, de acordo com lista publicada pelo Loudwire
O álbum do Soundgarden que inspirou a criação de "Enter Sandman", do Metallica


