Johnny Cash: 10 músicas de rock que ele regravou

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Igor Miranda
Enviar correções  |  Comentários  | 

O insuperável Johnny Cash se foi em 12 de setembro de 2003, aos 71 anos, mas segue como o grande nome do country. Não só isto: ainda é um dos artistas mais influentes da história da música.

3527 acessosUlrich no U2: ele perdeu para McCartney a chance de tocar bateria5000 acessosInstagram: as fotos mais legais do perfil de James Hetfield

Gênio como é, Cash nunca deixou de estar ligado ao que rola na música. Ao longo de sua trajetória, chegou a fazer covers de músicas de rock - algumas delas, lançadas originalmente na década de 1990 por artistas considerados 'emergentes' em suas épocas.

Especialmente em seus últimos anos de carreira, Johnny Cash se dedicou a fazer esse tipo de versão. A lista abaixo apresenta 10 covers que Cash fez de músicas de rock.

'Hurt' (original de Nine Inch Nails)

Não poderia dar início a esta lista sem a melhor versão aqui presente. A versão de Johnny Cash para 'Hurt' é de arrepiar, por uma série de motivos.

Era quase impossível imaginar uma lenda do country fazendo um cover de uma das bandas mais famosas do chamado 'metal industrial'. Trata-se, ainda por cima, de uma canção lançada quase dez anos antes do cover - a original é de 1994 e a versão, de 2002. E o fato de isto ter dado certo já é surpreendente por si só.

A situação ganha contornos ainda mais inacreditáveis quando se escuta a versão de Johnny Cash. A música parece ter sido feita para ele. O tom melancólico e de arrependimento da canção encaixou-se perfeitamente com o fato de ter sido o último single de Cash em vida.

Em entrevistas, o líder do Nine Inch Nails, Trent Reznor, disse que teve receio de ceder a música, apesar de ter se sentido honrado pelo interesse. Depois que a versão ficou pronta, Reznor não perdeu tempo e afirmou: 'agora, esta canção pertence a Cash'.

'In My Life' (original dos Beatles)

Também em uma espécie de despedida, Johnny Cash regravou 'In My Life', dos Beatles, no ano de 2002. Assim como 'Hurt', a versão para o clássico do Fab Four está presente no álbum 'American IV'.

A versão de Johnny Cash é inegavelmente melancólica. Ainda mais lenta, a canção transborda emoção na voz do Man In Black.

'Desperado' (original dos Eagles)

Esta música já era linda na versão dos Eagles. Ganhou contornos ainda mais belos com Johnny Cash. A faixa, que também está presente em 'American IV', contou com a participação de Don Henley, um dos compositores da canção.

'One' (original de U2)

Johnny Cash deu identidade ao grande hit 'One', original do U2. A versão foi registrada no disco 'American III', em 2000.

Em uma pegada mais retrô, Cash opta por falar enquanto canta. E trata-se de mais um caso em que a letra de outra pessoa parece se encaixar tanto na vida do Man In Black.

'No Expectations' (original dos Rolling Stones)

Mais uma faixa transformada por Johnny Cash. O Man In Black lançou esta música em 'Gone Girl', disco de 1978, uma década após a original ter sido divulgada em 'Beggars Banquet'.

A original, dos Rolling Stones, tem uma pegada meio 'slow country', com grande proximidade do blues. Com Cash, tornou-se um country animado, upbeat, com uma força totalmente diferente.

'I Won't Back Down' (original de Tom Petty)

Tom Petty e Johnny Cash eram velhos conhecidos. Em 1996, Cash chegou a gravar um disco completo, intitulado 'Unchained', com Petty e seus Heartbreakers servindo de banda de apoio.

Em 2000, para o disco 'American III', Johnny Cash resolveu homenagear Tom Petty. O primeiro hit de Petty em carreira solo, lançado em 1989, ganhou uma boa versão de Cash.

Apesar da ideia que o tom transmite ter sido preservada, Johnny Cash fez o pop rock 'I Won't Back Down' virar uma balada country de êxito. O refrão ficou simplesmente incrível.

'Johnny 99' (original de Bruce Springsteen)

Johnny Cash não escondia sua admiração por Bruce Springsteen. Tanto que chegou a gravar algumas faixas do músico.

A canção de maior destaque é 'Johnny 99', que dá nome ao disco de Cash lançado em 1983. A composição de Springsteen ganhou ares de um legítimo rockabilly com o Man In Black.

'Highway Patrolman' (original de Bruce Springsteen)

Ainda no disco 'Johnny 99', de 1983, há outra versão de uma música de Bruce Springsteen: 'Highway Patrolman'. No 69° disco de estúdio de Cash, a canção de Springsteem é a faixa de abertura.

'Rusty Cage' (original de Soundgarden)

Uma das versões mais inusitadas do catálogo de Johnny Cash. Em 1996, no disco 'Unchained' - aquele, com Tom Petty & the Heartbreakers como banda de apoio -, Cash resolveu gravar a música 'Rusty Cage', do Soundgarden.

A pesada versão original, tipicamente grunge, se transformou em um country rock de respeito nas mãos de Cash. Chris Cornell, vocalista do Soundgarden, gostou tanto da versão que, em suas turnês solo, ele interpreta a versão do Man In Black.

'Have You Ever Seen the Rain' (Creedence Clearwater Revival)

Um clássico para fechar a lista. A versão de 'Have You Ever Seen the Rain', feita por Johnny Cash, aparece no disco 'Rainbow', de 1985.

É a música dessa lista que menos muda nas mãos de Johnny Cash. Há uma adaptação em tonalidade e a entrada de instrumentos adicionais, mas nada que se distancie muito da incrível versão original.

Comente: Qual a sua versão preferida feita por Johnny Cash?

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 26 de fevereiro de 2017

Lars Ulrich no U2Lars Ulrich no U2
Ele perdeu para Paul McCartney a chance de tocar bateria

2265 acessosE se for verdade?: Famosos que morreram e foram substituídos1386 acessosShows: em vídeo, Top 11 Músicas Viscerais de Encerramento263 acessosVersões: Clássicos que você talvez não saiba, ou não lembre que são0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Beatles"

Mais capasMais capas
Agora feitas por crianças

BeatlesBeatles
As melhores canções em lista da Ultimate Classic Rock

Pirações SonorasPirações Sonoras
Os 50 álbuns mais estranhos da música

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Johnny Cash"0 acessosTodas as matérias sobre "Beatles"0 acessosTodas as matérias sobre "Nine Inch Nails"0 acessosTodas as matérias sobre "Soundgarden"0 acessosTodas as matérias sobre "U2"0 acessosTodas as matérias sobre "Creedence Clearwater Revival"0 acessosTodas as matérias sobre "Rolling Stones"0 acessosTodas as matérias sobre "Bruce Springsteen"

InstagramInstagram
As fotos mais legais do perfil de James Hetfield

HumorHumor
Ser prog metal é mais que saber tocar em modo frígio

GuitarristasGuitarristas
15 músicos que certamente você não conhece

5000 acessosDeath On Two Legs: a declaração de ódio de Freddie Mercury5000 acessosFotos de Infância: Steven Tyler, do Aerosmith5000 acessosHeavy Metal: as 10 capas mais "de macho" de todos os tempos5000 acessosHeavy Metal para crianças: os 10 melhores covers mirins5000 acessosIron Maiden: Quais os melhores álbuns de estúdio da banda?5000 acessosMachine Head: teria o A7X plagiado a imagem usada no palco?

Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e apaixonado por rock há mais de uma década. Começou a escrever sobre música em 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Atualmente, é redator-chefe da área editorial do site Cifras e mantém um site próprio (www.IgorMiranda.com.br). Também co-fundou o site Van do Halen, para o qual trabalhou até 2013 – apesar de ainda manter por lá uma coluna semanal, chamada Cabeçote.

Mais informações sobre Igor Miranda

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online