A carta que Glenn Danzig mandou para Cliff Burton sobre o Metallica regravar Misfits
Por André Garcia
Postado em 27 de julho de 2024
O Metallica surgiu nos anos 80 como um dos expoentes de um novo estilo de metal, o thrash, caracterizado pela mistura do peso do Black Sabbath e Judas Priest com a velocidade e fúria do punk rock.
James Hetfield em especial, por ter se especializado com palhetadas para baixo, foi muito inspirado por Johnny Ramone. Outra banda do gênero que o Metallica adorava era Misfits — tanto pelas músicas quanto pela temática de filme de terror que eles também adoravam.
Metallica - Mais Novidades
O baixista Cliff Burton, em especial, é até difícil de achar alguma foto em que ele não esteja vestindo nada que contivesse a caveira eternizada como mascote dos Misfits.
Conforme publicado pela Noise Creep, quando o Metallica começou a fazer planos de gravar covers do Misfits, em setembro de 1985 (exatamente um ano antes de Cliff morrer) o baixista recebeu uma mensagem de ninguém menos que Glenn Danzig — vocalista, fundador e líder da banda.
A tal carta, resgatada e compartilhada no Instagram pelo perfil @danzig_7thhouse, do fansite de Danzig the7thhouse.com, dizia...
"Normalmente, não deixo o pessoal fazer cover [das músicas dos Misfits], mas vocês são a única banda que consegue fazer isso sem estragar. Se vocês estragarem, GRRRRRR..... preparem-se para minha vingança!!! (Duvido que vocês vão fazer isso). É isso aí, se rolar algum problema com a editora, fala para eles me ligarem. Até mais, matador."
Uma triste ironia dessa história é que o Metallica só foi lançar os tais covers de Misfits ("Last Caress" e "Green Hell") no EP "Garage Days Re-Revisited" — lançado em 1987 quando Cliff já havia morrido e sido substituído por Jason Newsted.
Já "Die, Die My Darling" foi gravada por eles só mais de uma década depois, no segundo semestre de 1998, e lançada tanto na compilação de covers "Garage Inc." naquele mesmo ano quanto em single no ano seguinte (logo depois de "Whiskey in the Jar").
De acordo com o site setlist.fm, o Metallica tocou "Die, Die My Darling" ao vivo 121 vezes entre 1998 e 2008, e desde então ela não tornou a aparecer no setlist deles. Ela foi mais tocada que "Whiskey in the Jar", cujo clipe passou bastante na então ainda hegemônica MTV.
"Die, Die My Darling" foi originalmente gravada em 1981, durante as sessões do álbum "Walk Among Us", mas ficou de fora do disco (sabe-se lá por que) e foi lançada no "Earth A.D." (1982) e como single no ano seguinte (quando a banda já tinha acabado). Comprovando o lado nerd da de Danzig e companhia, o single teve como capa uma ilustração de uma HQ de terror dos anos 50, mais especificamente a edição 19 de Chamber of Chills, de setembro de 1953.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
A história da versão de "Pavarotti" para "Roots Bloody Roots", segundo Andreas Kisser
David Lee Roth faz aparição no Coachella e canta "Jump", do Van Halen
A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting
O hit do Angra que é difícil para o Shamangra cantar: "Nossa, Andre, precisava desse final?"
As únicas três músicas do Sepultura que tocaram na rádio, segundo Andreas Kisser
Baterista Eric Morotti deixa o Suffocation e sai disparando contra ex-colegas
Evanescence lança música inédita e anuncia novo disco, que será lançado em junho
A melhor decisão profissional da carreira de Marty Friedman, segundo o próprio
A profunda letra do Metallica que Bruce Dickinson pediu para James Hetfield explicar
O país em que Axl Rose queria tocar com o Guns N' Roses após ver Judas Priest brilhar lá
Dave Mustaine afirma que setlists dos shows do Megadeth são decididos em equipe
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
5 bandas dos anos 70 que mereciam ter sido bem maiores, de acordo com a Ultimate Classic Rock
Para Dave Mustaine, Megadeth começou a desandar após "Countdown to Extinction"

Dave Mustaine diz que não há ressentimentos entre ele e o Metallica
As músicas "melancólicas" e "épicas" que inspiraram "Fade to Black", do Metallica
"Caught In A Mosh: A Era De Ouro Do Thrash" continua a trilogia do thrash metal em alto nível
O sábio conselho que o jovem Dave Mustaine daria para sua versão adulta
A música "fundamental" que mostrou ao Metallica que a simplicidade funciona
Site americano aponta as quatro músicas mais subestimadas do "Black Album", do Metallica
Ícone do thrash metal, Mille Petrozza não dá muita atenção ao "Big Four"
A faixa do Metallica que Lars Ulrich não curte e não quer mais ouvir
Por que Keith Richards odeia David Bowie, Bob Dylan, Prince, Metallica e Black Sabbath


