A música que causou insegurança: em James Hetfield "Será que é Metallica o suficiente?"
Por Gustavo Maiato
Postado em 26 de julho de 2024
Existem diversas situações que podem causar insegurança até mesmo nos artistas mais consagrados. Um exemplo é quando a banda decide arriscar numa canção e incorporar elementos que os fãs podem não estar acostumados.
No caso do Metallica, isso aconteceu na música "Mama Said", do controverso álbum "Load" (1996). Isso porque a canção traz uma forte influência de country e funciona como uma balada. Em entrevista resgatada pela Far Out, o baterista Lars Ulrich comenta que o vocalista e guitarrista James Hetfield estava inseguro por isso.
Ulrich lembrou: "Ele disse que estava preocupado ou algo assim porque não sabia realmente se era Metallica o suficiente ou não. E eu disse, 'Do que você está preocupado? Se está em um álbum do Metallica, isso significa 'que eu e você escrevemos e nós quatro tocamos nela', então acho que qualifica como uma música do Metallica.' Eu obviamente posso ouvir como as pessoas podem interpretar dessa forma", disse.
Mais sobre o álbum "Load"
Em 2021, o redator Mateus Ribeiro lançou um texto sobre o "Load", na época em que completou 25 anos do lançamento. Ele comenta sobre a mudança de sonoridade:
"Como se a mudança no som não fosse suficiente, James Hetfield e sua turma cortaram o cabelo, como é possível notar nas fotos que estampam o encarte que acompanha o disco. A mudança visual também assustou algumas pessoas, que por um momento, podem ter esquecido um fato importante: em 1996, os integrantes da dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó ostentavam belas cabeleiras e nem por isso tocavam heavy metal.
Voltando a falar a respeito do aspecto musical, "Load" é um disco diferente de tudo o que a banda havia feito até ali. Talvez (veja bem, TALVEZ) o único trabalho anterior que "Load" lembra seja seu antecessor, que também foi criticado pela mudança no direcionamento musical".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
Guitarrista da banda Crotch Rot é assassinado em bar de Curitiba
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
"Superou minhas expectativas", diz baterista sobre novo álbum do Evanescence
As 10 tablaturas de guitarra do Iron Maiden mais acessadas na história do Ultimate Guitar
O que o retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy representa na prática?
A melhor faixa do primeiro disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
Tony Iommi presta homenagem ao álbum de estreia do Black Sabbath
"Não estou morrendo"; Dee Snider explica cancelamento da turnê de 50 anos do Twisted Sister
A música do Van Halen que Eddie dizia ser a mais difícil de tocar ao vivo
Assista o primeiro teaser do filme oficial sobre a história do Judas Priest

Metallica: os 25 anos de Load, um disco amado, odiado e bom demais
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
A música de novo disco do Megadeth que lembra o Metallica, de acordo com Gastão Moreira
A pior música de "Ride the Lightning", de acordo com o Heavy Consequence
"Quem vai me matar?": Dave Mustaine lembra briga junto com James Hetfield em boate
A música do Metallica que deveria ter solo do Kirk, mas ele não apareceu e Cliff resolveu
A música subestimada do Metallica que Lars diz ser um enrosco pra tocar ao vivo
A melhor música do controverso "Load", segundo o Heavy Consequence
A pior faixa de "Black Album", de acordo com o Heavy Consequence
Megadeth: história, curiosidades, discografia e formações
Lista: os piores álbuns de 10 bandas brilhantes


