A música sobre guerra que é a mais subestimada do Black Sabbath, segundo Geezer Butler
Por Mateus Ribeiro
Postado em 25 de julho de 2024
O músico britânico Geezer Butler, baixista da formação clássica do Black Sabbath, concedeu entrevista ao site Songfacts. Geezer, que também é letrista, foi convidado a citar qual música do Black Sabbath ele considera a mais subestimada.
Black Sabbath - Mais Novidades
A música escolhida por Geezer Butler foi uma das faixas do clássico "Paranoid", segundo registro de estúdio do Black Sabbath, lançado em setembro de 1970. A faixa em questão tem a ver com um dos conflitos armados mais sangrentos do Século XX, a Guerra do Vietnã.
"Talvez seja ‘Hand Of Doom’. Eu gosto de toda a bateria do Bill [nessa música]. É totalmente diferente do que qualquer outra pessoa estava fazendo. A letra era sobre soldados voltando da Guerra do Vietnã. Foi isso que me inspirou a escrever essas letras", afirmou Butler, que deu mais detalhes sobre a composição de "Hand Of Doom".
"Tocamos [a música] em uma base do Exército Americano na Alemanha. Era uma espécie de meio de caminho quando os soldados voltavam do Vietnã, para que pudessem enfrentar a vida familiar e a vida comum quando voltassem para a América. Eles pararam na Alemanha para descomprimir. Eles me contaram histórias horríveis sobre ficarem presos na lama no Vietnã e quantos deles usavam heroína. Claro, eles não contaram isso no noticiário. Eu apenas pensei em escrever sobre isso", complementou o icônico baixista.
"Hand Of Doom" foi tocada apenas 102 vezes ao vivo pelo Black Sabbath, sendo que ficou de fora dos concertos do grupo entre 1978 e 2016. A música foi uma das que o grupo tocou em seu último show, realizado no dia 4 de fevereiro de 2017, em Birmingham (Inglaterra).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps