Gillan diz que Sabbath foi a banda mais importante: "Sem eles não haveria grunge ou metal!"
Por Ricardo Bellucci
Postado em 25 de julho de 2024
Em uma recente entrevista ao The Sun para promover o 23º álbum do Deep Purple, o vocalista da banda, Ian Gillan, declarou quem ele acredita ser a banda "mais importante" da santíssima "trindade profana" dentre as bandas de rock britânicas, um termo que ele explica ter sido cunhado pela imprensa.
Deep Purple - Mais Novidades
"Assim como 'sexo, drogas e rock and roll', a 'trindade profana' foi criada inteiramente por nossos bons amigos jornalistas musicais. Nós nos conhecíamos bem, bebíamos com eles e eles colocavam em palavras o que todos estavam fazendo — algo distinto e identificável."
Avaliando o trio de bandas que inclui Deep Purple , Black Sabbath e Led Zeppelin , a chamada "trindade profana" e seu impacto na música como um todo dá sua ‘sentença’: "Até certo ponto, o Sabbath foi o mais importante porque sem eles não haveria Seattle (cena grunge) ou heavy metal. O que Tony Iommi estava entregando naqueles primeiros dias era simplesmente incrível. Era tão poderoso."
Embora ele possa ver o Sabbath como o mais significativo em termos culturais, Gillan reflete sobre como, juntas, as três bandas "fizeram algo que nunca havia sido feito antes", acrescentando que "elas estavam colocando em ação todas as coisas que vinham sendo construídas ao longo dos dez anos anteriores". Por última, o vocalista reflete sobre a criação da antológica ‘Smoke On The Water’, do álbum Machine Head de 1972: "Precisávamos de mais seis minutos de música para completar o álbum e estávamos com pouco tempo. Tínhamos essa Iam, então rapidamente escrevemos letras que eram um relato biográfico da criação do álbum Machine Head, e foi isso. O curioso é que a música só passou a fazer sucesso nas rádios muito tempo depois".
Ian prosseguiu afirmando a cerca do sucesso da faixa: "Muitos meses após o lançamento do disco, durante uma turnê pelos Estados Unidos, um cara chamado Russ Shaw, da Warner Bros, veio nos ver e viu a reação do público ao ‘Smoke On The Water’. Ele tentou descobrir por que não a havíamos lançado antes como um single. Claro, ela tinha seis minutos de duração, então nenhuma estação de rádio a tocaria. Nós a editamos para três minutos e 54 segundos e a lançamos alguns dias depois. Ela se tornou a música mais tocada no mundo na época. Ela fica presa na mente. Uma música muito simples, muito viciante e com um ótimo riff" finaliza o vocalista.
FONTE: Metal Hammer
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Prefeito do Rio coloca Paul McCartney e Bono em vídeo sobre megashow em Copacabana
Baterista Jay Weinberg deixa o Suicidal Tendencies
O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
As Obras Primas do Rock Nacional de acordo com Regis Tadeu
O legado do Iron Maiden, nas palavras do baixista e fundador Steve Harris
Steve Harris defende "The X Factor" e reforça o peso emocional do álbum
O baterista que Neil Peart disse que "não veremos outro igual"
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
Foo Fighters realiza primeiro show de 2026; confira setlist e vídeos
O brasileiro que andou várias vezes no avião do Iron Maiden: "Os caras são gente boa"
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 2000 a 2025
31 discos de rock e heavy metal que completam 40 anos em 2026
Alex Van Halen lembra como performance de Bill Ward (Black Sabbath) mudou sua vida

A banda que era "maior do que Jimi Hendrix" para Ritchie Blackmore, e que hoje poucos conhecem
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Beatles, Led Zeppelin; Regis Tadeu explica o que é uma boyband e quem é ou não é
Ian Gillan nem fazia ideia da coisa do Deep Purple no Stranger Things; "Eu nem tenho TV"
Ian Gillan atualiza status do próximo álbum do Deep Purple
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Regis Tadeu coloca Deep Purple no grupo de boybands ao lado do Angra
O músico "complicado" com quem Ronnie James Dio teve que trabalhar; "uma pessoa realmente ruim"
O solo de Slash que, para Kiko Loureiro, consegue o que Ritchie Blackmore fazia nos anos 70


