O escândalo que abalou a Grécia e obrigou fãs do metal a sumirem por meses
Por Emanuel Seagal
Postado em 17 de julho de 2024
Os irmãos Sakis e Themis Tolis criaram o Rotting Christ durante a adolescência e não se importavam com a atenção negativa que acompanharia o nome da banda ou black metal que tocavam. O visual de cabelos compridos, roupas de couro pretas e cruzes invertidas incomodava autoridades locais, mas perturbar uma sociedade conservadora e religiosa era motivo de orgulho para a dupla.
Rotting Christ - Mais Novidades
Infelizmente, em 1995 um grande escândalo tomou o país. "Alguns satanistas mataram pessoas, 'sacrificaram-nas', e os envolvidos no crime tinham certa ligação com o metal. Isso era um problema, mesmo eles não sendo de fato da cena underground. Mas foi uma coisa muito grande para a Grécia; as autoridades locais ficaram assustadas com o que estava acontecendo, e então a polícia saiu em nosso encalço", relembrou o vocalista e guitarrista Sakis no livro "Non Serviam: A Biografia Oficial do Rotting Christ", lançado no Brasil pela Estética Torta, e que está com desconto de 20% com o cupom WHIPLASH20.
Até que a poeira baixasse, os fãs de metal simplesmente desapareceram, o que levou meses. "Foi como o que aconteceu na Noruega, mas sem a parte das igrejas em chamas — se fizermos algo assim aqui na Grécia, possivelmente seremos mortos pelas autoridades locais ou linchados pela população local. Não é como na Escandinávia, os gregos são muito religiosos", acrescentou.
Polêmicas a parte, os pais da dupla não levavam a banda muito a sério ou demonstravam interesse. "Consigam um emprego, isso é o que importa", diziam. Em determinado momento, quando o Rotting Christ se apresentou no México, os irmãos mentiram dizendo estarem indo para a Alemanha. "Era tão longe que provavelmente não teriam nos deixado ir", concluiu Sakis, que já pode comemorar quatro décadas de black metal. Nada mal para uma dupla de irmãos criados numa sociedade conservadora.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps