A letra "boba" dos Ramones que Tommy escreveu e Dee Dee transformou num hino do punk
Por André Garcia
Postado em 12 de julho de 2024
Não seria exagero dizer que "Blitzkrieg Bop" é o maior hino do punk rock, por ter perfeitamente encapsulado seu espírito. Um hit cartão de visitas (que está para os Ramones assim como "Paranoid" está para o Black Sabbath), ficou imortalizado pelo coro "Hey, ho, let's go!" (que está para os Ramones assim como o refrão de "Rock and Roll All Nite" está para o Kiss).
Tommy Ramone foi provavelmente o membro mais subestimado da banda. Afinal de contas, além de co-fundador, ao longo de seus poucos anos com ela, ele desempenhou vários papéis: de baterista a produtor, passando por empresário e líder.
E uma de suas maiores contribuições foi a composição de "Blitzkrieg Bop". Conforme publicado pela Far Out Magazine, à Legs McNeil em 2003 ele revelou que originalmente tinha uma letra bem mais bobinha:
"Eu que escrevi 'Blitzkrieg Bop', que eu chamava de 'Animal Hop' [pulo animal], e era boa demais para ser rejeitada. Só que [ao contrário do que dizem algumas pessoas] não tinha nada a ver nazistas, não tinha nada a ver com campos de concentração — é sobre garotos indo a um show para se divertir, só isso."
Dee Dee Ramone — o compositor mais foda da banda — não chegou a ser co-autor dela, mas suas sutis contribuições mudaram a cara e o tom da música. Como o próprio Tommy já contou em outra ocasião:
"Eu escrevi 90% dela. Dee Dee veio com o título e mudou 'Shout in the back now' (gritem no fundo agora) por 'Shoot 'em in the back now' (Atirem neles pelas costas agora)."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps