O curioso motivo que impedia Jimmy Page de ouvir Eric Clapton e Jimi Hendrix
Por Bruce William
Postado em 06 de julho de 2024
Gerações mais novas associam a expressão "Guitar Hero" à série de jogos eletrônicos lançados a partir de meados dos anos 2000, mas talvez muitos não saibam que ela é bem mais antiga, e surgiu lá nos anos 60/70 para designar guitarristas que unem ao menos duas características: habilidade técnica ou criativa fora da curva e carisma durante as performances ao vivo.
Há quem diga que Chuck Berry foi o primeiro Guitar Hero da história. Mas aparentemente a expressão se popularizou mesmo alguns anos mais tarde, já ao final da década de sessenta, com Jimi Hendrix sendo seu principal expoente. E dentre outros instrumentistas da época que geralmente são associados a esta alcunha estão nomes como Pete Townshend, Jeff Beck, Eric Clapton e Jimmy Page.
O último citado - Jimmy Page - foi um dos principais responsáveis por trazer ao mundo o Led Zeppelin, que se tornou uma das maiores bandas da história do Rock, revolucionando e levando o gênero adiante com sua fusão de hard rock, blues, folk e psicodelia que gerou hinos como "Stairway To Heaven", "Black Dog", "Whole Lotta Love" e muitos outros, com Page sempre envolvido no processo de criação e gravação, onde ele se valia de uma habilidade técnica que lapidou ao longo de anos em estúdios e na estrada.
Mas mesmo atingindo o auge com o Zeppelin, Page ainda mantinha suas inseguranças. E uma delas era de se comparar com outros dois Guitar Hero de quem era contemporâneo tais como Eric Clapton e Jimi Hendrix, a ponto dele se recusar a ouvir o trabalho deles conforme ele revelou em entrevista de 1970 para a NME resgatada pela Far Out.
"Não ouço os guitarristas de hoje... quer isso seja certo ou não. Eu penso que se começar a ouvir todo mundo como Eric e Jimi, eu vou ficar com as ideias deles na cabeça e vou reproduzir suas frases de guitarra, o que provavelmente já fiz inconscientemente e acredito que todo mundo faz. Você pode ouvir as frases de Eric nos álbuns de Jimi e você pode ouvir frases de Hendrix nos discos de Eric", disse Page.
Mas Page tem um arrependimento muito grande em relação a Jimi Hendrix, pois enquanto com Clapton ele manteve contato de várias formas ao longo dos anos, Hendrix, pelo fato de ter falecido tão jovem, não foi uma pessoa com quem Page confabulou tanto quanto gostaria, já que seu único encontro com o lendário guitarrista que inovou o instrumento não foi tão positivo:
"Eu entrei em um clube em Nova York chamado Salvation e ele estava lá, mas totalmente fora de si, ele mal reconhecia as pessoas, estava quase inconsciente, a ponto de haver alguém segurando ele. É uma pena que eu nunca tenha tido a chance de conversar com Jimi. Ouvi seus discos, claro, mas teria sido muito bacana ver como ele trabalhava no palco, pois isso é uma outra coisa, como você sabe".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps