O significado de "A Tout Le Monde", a balada triste do Megadeth
Por Mateus Ribeiro
Postado em 04 de julho de 2024
Liderado há 40 anos pelo talentoso guitarrista/vocalista Dave Mustaine, o Megadeth é um dos maiores expoentes da história do Thrash Metal, e lançou muitas músicas inesquecíveis ao longo de sua história. Uma dessas músicas é a tocante (e triste) balada "A Tout Le Monde", que figura entre os grandes hits do quarteto.
Quarta faixa do maravilhoso "Youthanasia" (disco lançado no dia 1 de novembro de 1994), "A Tout Le Monde" é uma composição cativante, melódica e "grudenta". A letra da música é uma espécie de carta de despedida, como pode ser conferido em seu refrão, que por sinal, apresenta alguns versos cantados em francês: "A tout le monde, a tout mes amis, Je vous aime, Je dois partir" (algo como Para todos, a todos os meus amigos, Eu amo todos vocês, Eu tenho que ir").
O clima de despedida continua no clipe de "A Tout Le Monde", já que a primeira cena do vídeo mostra um rapaz escrevendo o sobrenome do líder da banda em uma lápide.
Embora seja uma canção muito bonita, "A Tout Le Monde" fala sobre um momento triste protagonizado por Dave Mustaine, que quase acabou em tragédia. Ao menos é o que ele disse antes de tocar essa música ao vivo pela primeira vez, em 25 de outubro de 1994, durante show realizado no Webster Hall (localizado em Nova York).
"Em fevereiro de 1993, decidi que tentaria me matar com Valiums [Valium é um medicamento benzodiazepínico, cuja substância ativa é o Diazepam] e cheguei bem perto de fazê-lo. Esta é uma música sobre aquele período da minha vida em que as coisas estavam realmente complicadas", afirmou Mustaine, como pode ser conferido no vídeo a seguir.
Algum tempo depois, Dave Mustaine aparentemente mudou de ideia e afirmou que o significado de "A Tout Le Monde" não tinha ligação com sua tentativa de suicídio.
"Não é uma música sobre suicídio. Quando as pessoas têm um ente querido que morre (...), elas gostariam de poder dizer algo, então, essa é uma maneira de o falecido dizer algo a elas antes de partir.
Foi a minha impressão sobre o que eu gostaria de dizer às pessoas se tivesse três segundos para fazer uma frase de efeito antes de morrer. Eu diria para o mundo inteiro, para todos os meus amigos: 'Amo todos vocês. Agora preciso ir. Essas são as últimas palavras que vou dizer, e elas me libertarão’. Não preciso dizer que sinto muito, não preciso dizer que sentirei sua falta, que esperarei por você. Vou apenas dizer que amei todos vocês", relatou o chefão do Megadeth, em entrevista divulgada pelo site Songfacts.
No fim da história, "A Tout Le Monde" virou uma música popular do Megadeth, que foi ouvida mais de 100 milhões de vezes no Spotify. A balada, presença obrigatória nos concertos do quarteto, foi tocada em 1124 shows do grupo fundado por Dave Mustaine.
"Youthanasia" é o sexto álbum de estúdio do Megadeth e o sucessor de "Countdown To Extinction". O disco foi gravado por Dave Mustaine (guitarra/vocal), Marty Friedman (guitarra), David Ellefson (baixo) e Nick Menza (bateria).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps