O hit que Eddie Vedder roubou do The Who: "Provavelmente deveria enviar dinheiro a ele"
Por Gustavo Maiato
Postado em 20 de agosto de 2024
Eddie Vedder é um dos cantores e guitarristas mais importantes do movimento grunge e junto com o Pearl Jam foi responsável por clássicos como "Black", "Alive", "Even Flow" e "Just Breathe". Em entrevista resgatada pela Far Out, ele comentou que uma das músicas da discografia da banda foi influenciada pelo The Who.
Primeiro, ele comentou de forma geral sobre o The Who: "Eles perguntaram: ‘Quais eram os limites do rock & roll? O poder da música poderia realmente mudar a forma como você se sente?’ Pete Townshend exigia que houvesse um valor espiritual na música. Eles eram uma banda incrível cujo principal compositor estava em uma busca por razão e harmonia em sua vida. Ele compartilhou essa jornada com o ouvinte, tornando-se uma inspiração para outros buscarem seu próprio caminho."
Ele também acrescentou: "Presunçosamente, falo por todos os fãs do Who quando digo que ser fã do Who enriqueceu incalculavelmente minha vida. O que me perturba sobre o Who é a forma como eles arrombaram todas as portas do rock & roll, deixando escombros e não muito mais para o resto de nós reivindicar", além de rotulá-los como "possivelmente […] a melhor banda ao vivo de todos os tempos".
Assim, não é surpreendente que Vedder tenha olhado para a banda como uma fonte de inspiração e, no processo, tenha plagiado. Vedder era um grande fã quando adolescente e foi nessa época que ele ouviu pela primeira vez a música "Blue Red and Grey", que apresenta um ukulele. "Sim, ouvir essa música quando eu tinha talvez 13 anos legitimou o instrumento, era apenas uma peça linda de música," ele disse.
Assim, quando Vedder estava escrevendo algumas músicas para o álbum "Binaural" de 2000 do Pearl Jam, ele se inspirou na música do The Who ao criar "Soon Forget". Ele disse: "Os acordes abertos são descaradamente ‘Blue Red and Grey’. Depois disso, eu senti que quase tinha que fazer uma nova leva de músicas para compensar o fato de que aquela era 30 segundos de plágio. Agradeci a Pete [Townshend] profusamente, mas eu provavelmente deveria enviar algum dinheiro a ele, ou um bom ukulele. Acho que devo isso a ele neste ponto."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps