O motivo pelo qual Mutantes é tão popular entre os jovens até hoje, segundo tecladista
Por Gustavo Maiato
Postado em 14 de setembro de 2023
Os Mutantes são o maior fenômeno do rock psicodélico brasileiro e suas origens remontam os anos 1960. O tecladista Túlio Mourão, que participou da banda durante o disco "Tudo Foi Feito Pelo Sol" (1974), participou de entrevista no Corredor 5 e comentou sobre a popularidade da banda entre os jovens.
"Eu faço essa pergunta porque os jovens de hoje têm acesso imediato a tudo o que acontece no mundo. Eles têm acesso instantâneo a tudo. Portanto, a capacidade deles de escolher, de fazer escolhas, é enorme. Vamos pensar em um oceano tridimensional de opções, é infinito. E mesmo com toda essa facilidade e acesso a uma mesa farta de informações, eles escolhem, prestigiam e gostam deste disco.
A única resposta que eu tenho é que o que eles encontram nele é a autenticidade genuína de um grupo que não estava apenas fazendo o que podia, mas sim fazendo o que sonhava. E a entrega é visceral, extremamente honesta. Estávamos sempre expandindo, sempre crescendo, explorando soluções técnicas. Acredito que isso foi feito com muita honestidade, sem economia de equipamentos, e se você considerar todas essas condições, é quase um milagre ter este disco maravilhoso, apesar das adversidades".

Mutantes e popularidade internacional
Outras fontes apontam para a grande popularidade e influência dos Mutantes, que já foi elogiado até por Kurt Cobain. Em resenha da Far Out traduzido por André Garcia, essa predileção fica evidente.
"O álbum de estreia autointitulado, de 1968, 'Os Mutantes', é uma obra-prima. Em alguns momentos é intenso, em outros, assustador, e representa um triunfo simbólico em face da grande adversidade da ditadura militar do Brasil.
É também um dos álbuns mais extravagantes que há, mas há um método em sua loucura; um radicalismo puro. [...] 'Panis et Circenses', é talvez a faixa mais completa já lançada pel'Os Mutantes, sendo uma declaração de intenções pura. Uma crítica caprichosa ao governo militar do Brasil, com um título que pode ser traduzido como "pão e circo", demonstra a perspicácia da banda, criticando o governo com uma melodia parecida com um fanfarra militar. Isso é a cara deles. Brilho musical fundido a uma forma irônica e zombeteira de radicalismo que se destaca dentro do movimento Tropicália, pelo país."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Celebrando 50 anos, Iron Maiden anuncia o EddFest
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco
Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Os álbuns do Pink Floyd que Roger Waters chamou de "pretensiosos"
As 10 cifras de guitarra mais acessadas de todos os tempos no Ultimate Guitar
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
Cobra Spell entra em um hiato indeterminado
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
O guitarrista que Slash acabou descobrindo que "copiava sem perceber"
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
Mikael Åkerfeldt enfrenta aversão a turnês em nome do sucesso do Opeth


Vídeo de 1969 mostra Os Mutantes (com Rita Lee) tocando "A Day in the Life", dos Beatles
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Por que Mutantes não tocavam no Brasil todo nos anos 1970?
A banda de rock que se afastou e Tim Maia ficou com saudades do convívio


