Kiko Loureiro aponta óbvio motivo que faz sertanejo ser mais famoso que Metal no Brasil
Por Bruce William
Postado em 13 de agosto de 2024
Durante participação no podcast Raul Ferreira Netto Sem Limites, Kiko Loureiro falou sobre o início da carreira, quando ele se interessou por música clássica mas logo em seguida enveredou pelo Metal, focando nos guitarristas virtuosos que já estavam começando a surgir nos anos oitenta.
Kiko Loureiro - Mais Novidades
"Fui ter aula de guitarra mesmo para aprender os solos do Led Zeppelin, Van Halen, e tal. Foi esse o meu começo. E aí eu entro de cabeça não só nas bandas de metal, mas começo a ouvir os guitarristas de música instrumental, os caras virtuosos, que têm toda uma linha de música desse nicho de caras virtuosos que fazem músicas instrumentais, assim como tem no piano".
Raul pergunta se Joe Satriani seria um deles, e Kiko concorda: "Um dos ícones dessa época aí, músicas super legais, bonitas, melodias na guitarra, assim como você tem no piano, na bateria, todos os instrumentos tem seus grandes instrumentistas com seus álbuns, suas músicas, e você entra nesse mundo e pira em cima. Você tem as bandas que tem os grandes guitarristas, como o Van Halen com Eddie Van Halen, o Led Zeppelin com Jimmy Page, e tem os caras da música instrumental. Eu fui muito nesse lado, então fiz meus álbuns também nessa linha da música instrumental, do virtuosismo do guitarrista"
Em seguida, Kiko aborda a importância da melodia: "Música instrumental, como a música erudita, também não tem letra. Tem muitas músicas que não têm letra, como as obras do Tom Jobim, por exemplo, que quando começaram não tinham letra, e depois foram letradas por outras pessoas. Então, tem uma força muito grande na música instrumental, que é o que realmente comove as pessoas, a música. A letra nem sempre. Se não fosse assim, não teria tantos brasileiros ouvindo música americana sem entender nada do que está sendo falado, né?".
Mas Kiko sabe que, no fundo, a força da letra muda o jogo. "Por isso que a música doméstica, como se fala, ela é geralmente mais forte no seu país. A música brasileira, aqui, é mais forte que uma música estrangeira, ainda. Um sertanejo ou o que seja. No Japão a música doméstica também vai ser, nos Estados Unidos, óbvio, França, Itália, você vai ter os grandes artistas locais que a gente não fica sabendo quem são, mas eles são fortes na música doméstica".
Por fim, ele teoriza que em países pequenos, onde não há muito espaço para os músicos crescerem, eles já produzem diretamente no idioma inglês para ter uma chance maior de conquistar o mundo, saindo de seu país natal: "Na Finlândia também tem os caras grandes. Só que países bem pequenos como a Finlândia, a Suécia, já tem uma postura quase americana, os caras já começam falando, 'vou ganhar o mundo', já vai pro inglês (...) Um país como o Brasil não tem essa vocação. A gente tem um mercado consumidor forte, é um país gigante, e só para você conseguir ganhar esse país já é um baita trabalho."
Este trecho acima pode ser visto a partir de uma hora e catorze minutos do vídeo a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Adrian Smith fala sobre teste que fez para entrar no Def Leppard
A dificuldade de Canisso no estúdio que acabou virando música dos Raimundos
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Brian May do Queen
A cantora que fez Jimmy Page e Robert Plant falarem a mesma língua
Nick Cave descreve show do Radiohead como uma "atividade espiritual"
A canção que Sandy & Junior recusaram e acabou virando hino do rock nacional nos anos 2000
David Ellefson explica porque perdeu o interesse em Kiss e AC/DC; "Foda-se, estou fora"
A canção de natal do AC/DC que foi inspirada em Donald Trump

A "música da vida" de Kiko Loureiro, que foi inspiração para duas bandas que ele integrou
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
O disco do Queensryche que foi muito marcante para Kiko Loureiro e para o Angra
O guitarrista que é o Ayrton Senna do heavy metal nacional, segundo Bruno Sutter
A lenda do thrash que se veste mal, segundo Regis Tadeu: "Pior gosto do show business"


