Irritado, Geddy Lee mandou banir o Van Halen de todos os shows do Rush
Por Bruce William
Postado em 10 de agosto de 2024
Falecido precocemente aos 65 anos de idade, em outubro de 2020, Eddie Van Halen não somente revolucionou o universo da guitarra, sendo considerado um dos maiores guitarristas de todos os tempos introduzindo e aprimorando técnicas inovadoras, mas foi também um grande músico que construiu uma larga rede de amizades ao longo dos anos.
"Fui a um show de Allan Holdsworth, no The Roxy, e Edward participou. Fui ao camarim, conversei com ele e contei que estava trabalhando com Frank Zappa. Ele era fã de Zappa, então, deixei meu número caso ele quisesse conhecê-lo. No dia seguinte, ele ligou. Dei o número de Frank. O telefone toca e é Frank, que me chamou para ir lá. Ficamos nós três ouvindo música e tocando juntos", relembrou Steve Vai a ocasião em que conheceu Eddie.
"Eddie Van Halen foi um dos caras mais legais com quem trabalhei, demos muita risadas juntos. Sua influência na música e especialmente na guitarra é imensurável. Ele era uma verdadeira lenda", disse Ozzy Osbourne, enquanto Gene Simmons comentou: "É impossível pensar nele sem lembrar daquele seu sorriso sempre presente, ou do jeito que seus dedos sempre voavam pela guitarra".
Outro que também foi um grande amigo de Eddie é o também guitarrista Tony Iommi, do Black Sabbath: "Ele costumava aparecer no meu camarim na maioria das noites, após o show - ou eu aparecia no dele -, e ficávamos lá conversando. Costumávamos ter ótimos momentos juntos. Nós realmente abríamos o coração um com o outro. O que eu gostava em Eddie, era que ele era um inventor. Ele sempre queria aparecer com alguma novidade. Ele dava duro para construir seus próprios amplificadores, e trabalhava em suas guitarras o máximo que podia para deixá-las mais confortáveis para ele. Ele sempre foi muito inovador em um monte de coisa".

A treta entre o Van Halen e o Rush por causa de uma cerveja
Mas houve um caso em que dois gênios da música não se deram bem, e quem narrou a história foi David Lee Roth, em entrevista publicada na edição de 4 de julho de 1981 da revista Creem, conforme resgate feito pela Far Out.
"Vamos voltar no tempo agora - um ano atrás, em Leicester, na Inglaterra", começa David Lee Roth, lembrando o incidente. "A gente tinha acabado de tocar, foi um grande show, todos estavam muito empolgados, era o aniversário do Michael [Anthony, baixista], e voltamos para o bar, e o Rush estava hospedado no mesmo hotel. Eles tinham alugado o bar com todas as bebidas. E nós e nossa equipe, a gente não sabia disso, e nossos caras entraram e disseram: 'O quê, bebida grátis?! Uau!!' E limparam o lugar, o que deixou os caras do Rush um pouco irritados".
Mas até aí ainda foi de boa, mas a treta mesmo surgiu quando o Rush voltou do show para o bar. Embora estivessem felizes em compartilhar bebidas com os caras do Van Halen, assim que Geddy Lee começou a mostrar algumas fitas do Rush para Eddie, o guitarrista, que estava embriagado, arruinando as gravações. "Geddy estava tocando algumas fitas do Rush em um gravador. Ele disse algo para Ed, e a cerveja de Ed caiu no gravador... Bem, isso causou um pequeno atrito".
"Pequeno" atrito é uma maneira suave de dizer, Geddy Lee levou aquilo muito a sério e o pessoal do Van Halen só ficaria sabendo na próxima vez que eles se cruzassem na estrada. E isto aconteceu no ano seguinte em Las Vegas, quando eles descobriram que estavam banidos, músicos e equipe técnica, das festinhas que aconteciam depois dos shows.
"O Rush estava tocando antes do Van Halen em Las Vegas, e a notícia se espalhou de que ninguém do Van Halen seria permitido no show de forma alguma. Ninguém. Nem a equipe técnica, ninguém", contou Roth. E aqui, embora a Far Out tenha omitido em seu resgate, há mais um trecho engraçado na fala de Lee Roth: "Acontece que muitos dos nossos caminhoneiros - temos cinco ou seis caminhões, e precisamos de pessoas para dirigi-los - conhecem outros caminhoneiros e conhecem os caras do Rush. E eles disseram: 'Ei, venham aqui, bebam cerveja conosco e relaxem, vocês são bem-vindos no nosso show a qualquer momento', e assim por diante".
Parecia que tudo iria se encaminhar para um acordo, certo? "E então, a palavra de última hora foi: algumas pessoas do Van Halen - somente algumas - serão permitidas no show", prosseguiu Roth. "Depois do show, estamos sentados neste cassino. Há mesas cheias de pessoas do Van Halen - somos 47 ou 50 na estrada. E Geddy, de uma forma ou de outra, se sente inclinado a dizer algo a Ed, e ele estende a mão para cumprimentá-lo. Mas um de nossos seguranças não fazia a menor ideia de quem ele era e o atacou. Ha, ha, ha. Jogou-o para fora da mesa, e essa foi a última vez que eu vi o cara!", finaliza Lee Roth.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
"Aprendam uma profissão, porque é difícil ganhar a vida", diz Gary Holt
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
O disco de thrash metal gravado por banda brasileira que mexeu com a cabeça de Regis Tadeu
A banda de rock que Robert Smith odeia muito: "Eu desprezo tudo o que eles já fizeram"
A banda de rock dos anos 1990 que acabou e não deveria voltar nunca, segundo Regis Tadeu
A lenda do metal nacional cujo apelido veio após arrancarem suas calças
Adrian Smith explica por que não há improviso nos shows do Iron Maiden
A música do Motörhead que tem verso "sacana" e marcou Rob Halford
Peter Criss não escreveu "Beth" e bateria não é instrumento musical, diz Gene Simmons
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
Steve Harris revela qual música gostaria de resgatar para os shows do Iron Maiden
O clássico do rock britânico inspirado por Bob Dylan e Frank Sinatra: "Período estranho"

Wolfgang considera Eddie Van Halen subestimado como compositor e guitarrista rítmico
A banda que vendeu mais de 100 milhões de discos, mas foi "humilhada" pelo Van Halen
Wolfgang Van Halen diz que Eddie Van Halen era um compositor subestimado
Alex Van Halen confirma que gravará um disco com Steve Lukather
Wolfgang Van Halen elogia maior abertura do mundo do rock para as mulheres
Van Halen serviu de exemplo para reunião do Helloween, revela Andi Deris
O dia que Jerry Cantrell recuperou presentaço que ganhou das mãos de Eddie Van Halen
Para Wolfgang Van Halen parte do público não consegue ouvi-lo sem pensar no seu pai
O Rockstar que Ozzy descobriu ser mais louco do que ele; "O que há de errado com o cara?"
A música considerada por Sammy Hagar como sendo a "Stairway to Heaven" do Van Halen


