O álbum do Led Zeppelin no qual o Red Hot baseou sua carreira, conforme Steven Wilson
Por Bruce William
Postado em 06 de agosto de 2024
Um dos grandes nomes da atualidade dentro do Rock Progressivo, o cantor, compositor e produtor musical Steven Wilson nasceu em Londres, no dia 3 de novembro de 1967, tendo sido o fundador, guitarrista, vocalista e compositor do Porcupine Tree, além de ter colaborado com várias outras bandas ao longo de sua trajetória.
Red Hot Chili Peppers - + Novidades
Steven também mantém uma carreira solo consistente, além de ser produtor autodidata e engenheiro de som, sendo conhecido pelo trabalho bastante respeitado na remixagem de álbuns de bandas como Genesis, Yes, Gentle Giant, Tears for Fears e vários outras. Steven já foi indicado seis vezes ao Grammy Awards pelos seus trabalhos musicais.
Em 2008, a Classic Rock elaborou um guia com os cem maiores álbuns de Rock britânicos da história, onde contou com a participação de diversos músicos, críticos, DJs e outras pessoas ligadas à indústria musical. Steven Wilson foi uma dessas pessoas, e ele elegeu, a pedido da revista, seus vinte maiores álbuns de todos os tempos, incluindo um clássico que ele relacionou ao Red Hot Chili Peppers.
Formado em Los Angeles, CA, em 1983, o Red Hot Chili Peppers, que também é conhecido como RHCP ou Red Hot, é constituído pelos membros fundadores Anthony Kiedis no vocal e Flea no baixo, juntamente com o baterista Chad Smith, que está no grupo desde o final dos anos oitenta, e o guitarrista John Frusciante, que já entrou e saiu da banda algumas vezes.
Considera-se que o estilo musical do Red Hot seja principalmente Funk Rock, mas a banda adota diversos elementos de outros gêneros como Punk, Rap Rock, Rock Psicodélico e Rock Alternativo, tendo atingido o estrelato na virada dos anos noventa com discos como "Mother's Milk" e "Blood Sugar Sex Magik", trazendo músicas que se tornaram queridas dos fãs como "Under the Bridge", "By the Way" e "Give It Away", dentre outros. No final daquela década, a banda lança seu maior sucesso comercial, o "Californication", com a faixa-título e o mega-hit "Scar Tissue".
E para Steven, o estilo da banda tem tudo a ver com um dos álbuns que ele elegeu para a lista dos vinte maiores de todos os tempos, o "Presence", lançado pelo Led Zeppelin em 1976: "Como minha mãe costumava ouvir muita Disco Music e meu pai gostava de discos de Art-Rock como o 'Tubular Bells' [de Mike Oldfield], desenvolvi um amor pelo rock sofisticado e por ótimos grooves. 'Presence' poderia ser o primeiro álbum de Funk-Rock [da história]; os Red Hot Chili Peppers podem ter baseado toda a sua carreira nele. Tem uma produção maravilhosa, e 'Achilles' Last Stand' é, sem dúvida, a melhor música de abertura de qualquer disco lançado antes ou depois", diz Steven.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps