O inacreditável erro de Eric Clapton que impediu uma reunião dos Beatles
Por Bruce William
Postado em 30 de setembro de 2024
A separação dos Beatles em 1970 marcou o fim de uma era na música, provocando uma onda de tristeza e choque entre fãs e críticos ao redor do mundo. Após anos de tensão interna e divergências criativas, a dissolução da banda se tornou inevitável, apesar de cada membro seguir suas respectivas carreiras solo com grande sucesso. No entanto, o fim do grupo simbolizou mais do que apenas o rompimento de uma banda que mudou o mundo; foi o encerramento de um capítulo cultural que havia moldado uma geração e influenciado profundamente a indústria musical.
Como é de se esperar, nos anos seguintes à separação, surgiram várias especulações sobre uma possível reunião dos Beatles. Em alguns momentos, havia esperanças reais de que os quatro integrantes voltassem a se reunir, especialmente em eventos beneficentes ou projetos especiais. No entanto, esses rumores se dissiparam de vez com a trágica morte de John Lennon em 1980, quando o músico foi assassinado em Nova York. A perda de Lennon encerrou qualquer possibilidade de uma reunião completa e cimentou o legado dos Beatles como algo intocado e histórico.
Uma das ocasiões onde isso esteve mais próximo de acontecer se deu em 1979, e envolve diretamente Eric Clapton. O guitarrista teve uma conexão significativa com os Beatles, tanto musical quanto pessoalmente. Sua ligação e amizade mais próxima foi com George Harrison, com quem desenvolveu uma profunda ligação. Clapton contribuiu diretamente para a música dos Beatles ao tocar o solo de guitarra na icônica faixa "While My Guitar Gently Weeps" do "The White Album" (1968), a convite de Harrison. Além disso, Clapton e Harrison colaboraram em vários projetos ao longo dos anos, apesar de complicações pessoais, como o fato de Clapton se apaixonar por Pattie Boyd, esposa de Harrison na época, com quem acabou se casando posteriormente. E foi justamente no casamento de Clapton e Boyd que aconteceu a quase reunião, já que estavam presentes 3/4 dos Beatles: Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, além de outras personalidades como Mick Jagger e Elton John.
Por que John Lennon não foi ao casamento de Eric Clapton e Pattie Boyd em 1979
Mas por qual motivo Lennon não estava presente? Uma das versões é contada por Pattie Boyd no livro "Wonderful Tonight: George Harrison, Eric Clapton, and Me". Durante uma entrevista conduzida pela cantora norte-americana Taylor Swift para a Harper's Bazaar, elas comentam este trecho do livro, quanto Taylor diz para Pattie: "Para mim, um dos momentos mais comoventes no livro é quando, anos depois, você e Eric se casam, e George e sua nova esposa, Olivia, vão à festa de casamento. Paul vai, Ringo vai, mas John não pôde ir. Ele disse mais tarde que teria adorado estar lá. Naquela noite houve uma grande jam session, e se ele estivesse lá, teria sido a última vez que os Beatles tocariam juntos". Pattie responde: "Você consegue imaginar? Eu fiquei de coração partido". Taylor diz que se sentiu da mesma forma, e Pattie emenda: "John sentiu que não podia ir porque achava que, se saísse dos Estados Unidos, não o deixariam voltar, e era importante para ele estar no país."
Não se sabe quem teria dito isso para Pattie. O fato é que John Lennon já havia obtido seu Green Card em 1976, documento que autoriza sua permanência definitiva nos Estados Unidos. Inclusive é sabido que Lennon fez naquela época várias viagens internacionais para países como África do Sul, Egito, Bermudas e Japão, onde ele esteve nada menos que três vezes entre 1977 e 1979, portanto este não teria sido o motivo que o impediria de ir ao evento.
Outras versões dizem algo bem diferente. Por exemplo, Peter Doggett, autor do livro "You Never Give Me Your Money", relata que ali na festa Paul, George e Ringo fizeram música juntos pela primeira vez desde 1970: "O trio subiu ao palco e executou versões 'caóticas e desordenadas' de três músicas dos Beatles: 'Get Back', 'Sgt. Pepper' e 'Lawdy Miss Clawdy'." E Peter diz ainda que Clapton recordou: "John mais tarde me telefonou para dizer que teria ido também, se soubesse sobre o evento, mas ninguém pensou em convidá-lo."
Há uma imagem do encontro dos três ex-Beatles, junto com o músico Lonnie Donegan. Ela pode ser vista em um vídeo do canal "The Beatles School Plus" a partir dos dez minutos e meio, onde o beatlemaníaco Gilvan Moura comenta: "Em 1979 o Eric e a Pat se casaram e convidaram o Paul McCartney, convidaram Mick Jagger, convidaram Ringo Starr e o próprio George [Harrison], que foi, e tem foto, vou ver se acho a foto e posto aí depois para vocês". Neste ponto o vídeo tem uma pausa na narração enquanto é exibida a imagem. E quando é retomada a fala de Gilvan, ele diz: "O John Lennon não foi, porque ele não foi convidado. Ele morava em Nova Iorque. Diz ele que se tivesse sido convidado, ele teria ido, o que deixou Eric Clapton com um grande remorso", o que reforça essa outra tese que, infelizmente, joga sobre Clapton a culpa de não ter reunido os Beatles.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps