O álbum solo de John Lennon que ele considerava ainda melhor que o "Imagine"
Por André Garcia
Postado em 08 de setembro de 2024
Há músicas que se tornam verdadeiros hinos. A maioria dos compositores jamais atinge esse nível; alguns poucos conseguem uma vez ou outra; mas John Lennon e Bob Dylan se especializaram nisso e fizeram logo uma penca nos anos 60 e 70.
Nesse quesito, o segundo chegou ao auge em seus primeiros anos de ex-beatle, com "Imagine", em 1972.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, em entrevista para ninguém menos que Andy Warhol Lennon confessou: "Prefiro o álbum ['Plastic Ono Band', de faixas como] 'Mother/Working Class Hero' do que o 'Imagine'. Suponho que tudo que se faz tem que ser melhor ou pior do que alguma outra coisa. É como parece que categorizamos as coisas. Provavelmente é como nos lembramos delas: 'Esse peixe é tão bom quanto o que comemos em St. Tropez, mas não tão bom quanto o que Arthur pescou em Long Island.'"
Enquanto "Imagine" soa mais poético e lapidado, "Plastic Ono Band" foi emocionalmente visceral, com Lennon escancarando seus traumas mais profundos, como a morte de sua mãe e o abandono de seu pai. Há os que não gostem o álbum por ser doloroso demais, mas era justamente isso que fazia dele o favorito de seu criador:
"Muita, mas muita gente não gosta de 'Mother'; é uma música dolorosa para elas. A primeira coisa que acontece com você quando começa a ouvir é que você não aguenta mais. Todo mundo reagiu exatamente da mesma forma."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps