Como uma escada salvou a pele do Iron Maiden durante as gravações de "Powerslave"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 03 de setembro de 2024
A discografia da banda inglesa Iron Maiden é repleta de clássicos absolutos do Heavy Metal, caso do maravilhoso "Powerslave". Lançado no dia 3 de setembro de 1984, "Powerslave" é o quinto registro de estúdio do Iron Maiden, e o primeiro trabalho da banda gravado pela mesma formação que registrou o anterior (no caso, "Piece Of Mind", de 1983).
Iron Maiden - Mais Novidades
"Powerslave" apresenta músicas que estão entre as mais populares do Iron Maiden, como a pesada faixa-título, a frenética "Aces High" e "2 Minutes To Midnight" (música que tem um riff inesquecível). Outro grande momento de "Powerslave" é a épica "Rime Of The Ancient Mariner", que tem quase 14 minutos de duração.
Sem sombra de dúvidas, "Powerslave" é um dos discos mais influentes da história do Heavy Metal. Bruce Dickinson (vocal), Dave Murray (guitarra), Adrian Smith (guitarra), Steve Harris (baixo) e Nicko McBrain (bateria) desempenharam suas funções com maestria no segundo trabalho seguido que o quinteto gravou em menos de dois anos.
Por incrível que pareça, uma ESCADA também "participou" da gravação do quinto álbum do Maiden. Não, a tal escada não tocou nenhum instrumento. Acontece que alguns equipamentos do Compass Point Studios (estúdio onde "Powerslave" foi gravado) apresentaram problemas. Até mesmo o ar-condicionado do estúdio teve que ser consertado. E foi a partir do momento que a equipe técnica foi consertar o ar-condicionado que o clima melhorou.
"O engraçado é que, no momento em que a escada foi colocada na sala, todo o resto do equipamento de gravação começou a funcionar corretamente!", afirmou Nicko McBrain, como aponta matéria especial publicada pela Classic Rock.
"Sei que parece ridículo, mas foi o que aconteceu... e todos nós começamos a olhar para essa escada e a brincar uns com os outros dizendo: ‘Deve ser a escada - ela tem o formato de uma pirâmide!’. Eu lhe digo, não deixamos que eles levassem a escada embora por dias!", complementou o baterista.
Quarenta anos depois, resta a nós agradecer a escada que ajudou o Iron Maiden a gravar uma das obras mais cultuadas da história da música pesada.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que Renato Russo escreveu e a Legião Urbana preferiu esconder do público
Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 2000 e 2020, segundo a Metal Hammer
Brian May diz que ele e Tony Iommi estão no novo álbum do Capitão Kirk
O ajuste que Bruno Sutter sugere para a voz de Bruce Dickinson no Iron Maiden
Tony Iommi recusou gravar último álbum com o Black Sabbath original
A música do Judas Priest que tem um dos solos "mais gloriosos" do metal, segundo Rob Halford
Regis Tadeu explica por que o Slipknot deve agradecer de joelhos a Eloy Casagrande
O motivo que Geddy Lee aponta para tanta gente simplesmente não gostar do Rush
Metal Hammer e Classic Rock ranqueiam discografia do Metallica do pior ao melhor
Regis Tadeu elege melhores e piores shows do primeiro fim de semana do Rock in Rio 2026
As duas músicas do Judas Priest que Rob Halford detesta: "Lixo, só clichês"
O disco do Pink Floyd que é o preferido de Geddy Lee, baixista e vocalista do Rush
A canção que Axl Rose gravou sob efeito de cogumelos e que deixou o Guns N' Roses furioso
Iron Maiden: 30 anos de "Powerslave"
Em 1986, leitores da Kerrang! escolhiam os melhores discos do ano
Canal crava a tier list definitiva do Iron Maiden e joga um disco no fundo do poço
Metal Hammer e Classic Rock classificam álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
As faixas que colocam "Fear of the Dark" entre os piores discos do Iron Maiden
Os 10 vídeos mais vistos do Iron Maiden no YouTube incluem show no Brasil
Youtuber se pergunta: "Por que tantos músicos brasileiros odeiam o Iron Maiden?"
Por que o Iron Maiden é a melhor banda de heavy metal do mundo, segundo Bruce Dickinson
A banda britânica que merecia o público devoto do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Mustaine diz que doença de Bruce Dickinson fez Megadeth trocar de baterista e guitarrista
Cinco bandas menos conhecidas que revelaram grandes nomes do metal


