Como uma escada salvou a pele do Iron Maiden durante as gravações de "Powerslave"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 03 de setembro de 2024
A discografia da banda inglesa Iron Maiden é repleta de clássicos absolutos do Heavy Metal, caso do maravilhoso "Powerslave". Lançado no dia 3 de setembro de 1984, "Powerslave" é o quinto registro de estúdio do Iron Maiden, e o primeiro trabalho da banda gravado pela mesma formação que registrou o anterior (no caso, "Piece Of Mind", de 1983).
"Powerslave" apresenta músicas que estão entre as mais populares do Iron Maiden, como a pesada faixa-título, a frenética "Aces High" e "2 Minutes To Midnight" (música que tem um riff inesquecível). Outro grande momento de "Powerslave" é a épica "Rime Of The Ancient Mariner", que tem quase 14 minutos de duração.
Sem sombra de dúvidas, "Powerslave" é um dos discos mais influentes da história do Heavy Metal. Bruce Dickinson (vocal), Dave Murray (guitarra), Adrian Smith (guitarra), Steve Harris (baixo) e Nicko McBrain (bateria) desempenharam suas funções com maestria no segundo trabalho seguido que o quinteto gravou em menos de dois anos.
Por incrível que pareça, uma ESCADA também "participou" da gravação do quinto álbum do Maiden. Não, a tal escada não tocou nenhum instrumento. Acontece que alguns equipamentos do Compass Point Studios (estúdio onde "Powerslave" foi gravado) apresentaram problemas. Até mesmo o ar-condicionado do estúdio teve que ser consertado. E foi a partir do momento que a equipe técnica foi consertar o ar-condicionado que o clima melhorou.
"O engraçado é que, no momento em que a escada foi colocada na sala, todo o resto do equipamento de gravação começou a funcionar corretamente!", afirmou Nicko McBrain, como aponta matéria especial publicada pela Classic Rock.
"Sei que parece ridículo, mas foi o que aconteceu... e todos nós começamos a olhar para essa escada e a brincar uns com os outros dizendo: ‘Deve ser a escada - ela tem o formato de uma pirâmide!’. Eu lhe digo, não deixamos que eles levassem a escada embora por dias!", complementou o baterista.
Quarenta anos depois, resta a nós agradecer a escada que ajudou o Iron Maiden a gravar uma das obras mais cultuadas da história da música pesada.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps