O hit de Bob Dylan de que ele se orgulha: "Há algo nas minhas letras com certa nobreza"
Por Gustavo Maiato
Postado em 30 de outubro de 2024
Em uma entrevista de Bob Dylan, concedida nos anos 1990 ao jornalista Paul Zollo para o The Song Talk Interview, e que foi resgatada pela revista Far Out, o icônico cantor e compositor fala um pouco sobre seu processo criativo. Na conversa, Dylan reflete sobre sua habilidade como letrista e fala com orgulho de uma de suas canções mais emblemáticas: "Idiot Wind", do álbum "Blood on the Tracks" (1975).
Bob Dylan - Mais Novidades
Conhecido por suas composições repletas de metáforas, Dylan é um dos artistas mais aclamados da história da música. Ele próprio reconhece a originalidade de seu trabalho. "Deixe-me dizer que minhas letras, na minha forma de pensar, são melhores para minhas canções do que as de qualquer outra pessoa", afirmou o músico. Para Dylan, suas composições possuem algo especial que seus imitadores não conseguem replicar: "Falando sobre essa música, há algo nas minhas letras que têm uma certa nobreza. E isso talvez seja tudo o que elas têm a seu favor."
"Idiot Wind" foi citada por Dylan como um exemplo de sua capacidade de criar versos que parecem fluir sem fim, algo que o próprio cantor considera como uma característica única de seu trabalho. "Você é uma idiota, querida", canta Dylan na faixa, "É um milagre que ainda saiba como respirar." A narrativa pessoal da canção, segundo ele, poderia ter sido ainda mais longa. "Não para. Não pararia", refletiu, "Onde você termina? Poderia ainda estar escrevendo, de verdade. É algo que poderia ser um trabalho continuamente em progresso."
A canção, que tem mais de sete minutos de duração, apresenta versos que parecem brotar diretamente das emoções do compositor. Na entrevista, Dylan comentou que alguns artistas tentaram replicar seu estilo, mas sem o mesmo efeito. "Minha resposta, sempre, é vá em frente, faça isso, se você sentir vontade", disse ele. "Mas nunca dá certo. Elas não são tão boas quanto as minhas letras."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



58 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de outubro
A música de 1983 que resumiu tudo de errado no rock americano, segundo Lemmy
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
A banda que recusou Rock in Rio 1985: "Pessoas decidiram que não era boa ideia"
Fabio Lione debocha de fala de Felipe Andreoli: "Inventaram hiato para eu sair do Angra?"
Metallica inicia temporada de shows em Las Vegas e volta a tocar "...And Justice for All"
Slash anuncia álbum solo "Flying Blind" e confirma quatro shows no Brasil
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
Epica lança álbum digital "Live At The Symphonic Synergy"
Morre Lito Sousa, do Aviões e Músicas; veja sua relação com o rock
A opinião de Marcelo Barbosa sobre o Angra que chocou Andre Matos: "No Brasil, só você"
Nicko McBrain quis deixar o Iron Maiden nos anos 1980 por ter errado em um show
O vocalista que Steven Tyler odiava ser acusado de copiar, mas acabou concordando que era o melhor
A música do Megadeth que fala sobre o vício em jogos e apostas
Cronos, vocalista e baixista do Venom, morre aos 63 anos
Cinco fantásticos álbuns ao vivo que não nasceram para ser álbuns ao vivo
10 rockstars que já estão na casa dos 80 anos de idade e seguem na estrada
O cantor que Bob Dylan conhecia melhor do que a si mesmo e que ainda saiu em sua defesa
A relação entre Gene Simmons e um ídolo que começou com uma condenação ao inferno
O hit de 1965 de Bob Dylan que é tão bom que impressionou até o próprio compositor
Roger Waters explica porque separa John Lennon e Bob Dylan de um lado e Phil Collins do outro
A composição própria que John Lennon comparou a "Like a Rolling Stone"
Os 5 melhores álbuns de Bob Dylan nos anos 70 segundo a Uncut
Os 10 melhores discos do rock dos anos 60, segundo o RYM
Rock: alguns dos discos mais raros (e caros) do mundo


