O hit de Bob Dylan de que ele se orgulha: "Há algo nas minhas letras com certa nobreza"
Por Gustavo Maiato
Postado em 30 de outubro de 2024
Em uma entrevista de Bob Dylan, concedida nos anos 1990 ao jornalista Paul Zollo para o The Song Talk Interview, e que foi resgatada pela revista Far Out, o icônico cantor e compositor fala um pouco sobre seu processo criativo. Na conversa, Dylan reflete sobre sua habilidade como letrista e fala com orgulho de uma de suas canções mais emblemáticas: "Idiot Wind", do álbum "Blood on the Tracks" (1975).
Bob Dylan - Mais Novidades
Conhecido por suas composições repletas de metáforas, Dylan é um dos artistas mais aclamados da história da música. Ele próprio reconhece a originalidade de seu trabalho. "Deixe-me dizer que minhas letras, na minha forma de pensar, são melhores para minhas canções do que as de qualquer outra pessoa", afirmou o músico. Para Dylan, suas composições possuem algo especial que seus imitadores não conseguem replicar: "Falando sobre essa música, há algo nas minhas letras que têm uma certa nobreza. E isso talvez seja tudo o que elas têm a seu favor."
"Idiot Wind" foi citada por Dylan como um exemplo de sua capacidade de criar versos que parecem fluir sem fim, algo que o próprio cantor considera como uma característica única de seu trabalho. "Você é uma idiota, querida", canta Dylan na faixa, "É um milagre que ainda saiba como respirar." A narrativa pessoal da canção, segundo ele, poderia ter sido ainda mais longa. "Não para. Não pararia", refletiu, "Onde você termina? Poderia ainda estar escrevendo, de verdade. É algo que poderia ser um trabalho continuamente em progresso."
A canção, que tem mais de sete minutos de duração, apresenta versos que parecem brotar diretamente das emoções do compositor. Na entrevista, Dylan comentou que alguns artistas tentaram replicar seu estilo, mas sem o mesmo efeito. "Minha resposta, sempre, é vá em frente, faça isso, se você sentir vontade", disse ele. "Mas nunca dá certo. Elas não são tão boas quanto as minhas letras."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Bruce Dickinson que tem riff no estilo Scorpions
A banda que vendeu milhões nos anos 70 e hoje não aparece nas listas de rock clássico
Nazareth abre a turnê brasileira em Vitória com clássicos de cinco décadas
A regra do Iron Maiden que Nicko McBrain quebrou e levou "uma bronca daquelas" de Steve Harris
Sai Mario, entra Luigi: brasileiro assume temporariamente a bateria do Gojira
"Foreign Tongues" se torna 16º disco dos Rolling Stones no topo da parada britânica
O álbum de 1972 que Mick Jagger dos Rolling Stones disse não ter música ruim
O clássico dos anos 70 que para Slash tem o "melhor timbre de guitarra de todos os tempos"
Buzz Osborne (Melvins) confessa zoar Mike Patton por influência no nu metal
Tito Falaschi lança o segundo álbum solo, "Time to Move On"
Malcolm e Angus Young explicam por que o AC/DC não desistiu após morte de Bon Scott
Alex Skolnick e o estilo musical que nunca superou o rock: "Faltou apelo ao jovem"
Mick Jagger e Keith Richards aprovam o uso de IA para fazer música, mas com uma condição
A música que Flea escolheu como a melhor definição do Red Hot Chili Peppers
O dia que Elton John ensinou a Bob Dylan que compor um clássico é como um "5 contra 1"
Bob Dylan chamou esta música de "a melhor que já escrevi" - ela tem quase 12 minutos!
O show que fez a cabeça de Jimmy Page em 1965; "mudou minha forma de enxergar a música"
A crítica hipócrita que Roger Waters faz a Bob Dylan: "Não assisto, é perturbador"
Os 250 melhores álbuns americanos de todos os tempos, segundo a UCR
Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
O hit de 1958 que Jimmy Page e Bob Dylan concordam ser obra-prima: "Fenomenal"
O compositor que odiava ver os Rolling Stones tocando uma de suas músicas
A sincera opinião de Bob Dylan sobre versão de Guns N' Roses de "Knockin' on Heaven's Door"
Jimmy Page achava que ninguém era genial no rock, até o dia em que viu algo e mudou de ideia


