A canção do Engenheiros do Hawaii que só foi pra frente por causa da Legião Urbana
Por Bruce William
Postado em 29 de novembro de 2024
"Infinita Highway", lançada pela banda Engenheiros do Hawaii em seu álbum de 1987, "A Revolta dos Dândis", é uma das canções mais famosas da banda. A música traz uma letra profunda e reflexiva, fazendo alusão a uma jornada de autoconhecimento e questionamentos existenciais, usando a estrada como metáfora para a vida. O eu lírico explora temas como liberdade, escolhas e incertezas, enquanto enfrenta dilemas internos e sociais. Com referências filosóficas e críticas sutis, a música transmite a sensação de estar em constante movimento, buscando um sentido maior em meio às contradições da realidade.
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades

E em um vídeo da série "Por Trás da Canção" do canal Musicalidade, onde é relatada a história da canção em detalhes descritos pelos próprios músicos, Humberto Gessinger comenta, a partir dos doze minutos: "Foi importante pra música tocar em rádio o fato do Legião ter estourado com uma canção naquele mesmo momento, que era uma canção longa, eu não sei se era 'Faroeste Caboclo' ou 'Eduardo e Mônica', porque as músicas tocavam em cartucho de fitas nas rádios porque eles tinham limites de tempo, e 'Infinita' ultrapassava esse limite. Não sei se tocariam 'Infinita' se não fosse essa música da Legião estar junto neste bolo de guris que queriam falar mais do que deviam", diz o líder do Engenheiros, entre risos.
Humberto está se referindo à duração da canção, já que "Infinita Highway", em sua versão de estúdio, ultrapassa seis minutos de duração. Quanto às músicas da Legião, "Eduardo e Mônica", lançada no álbum "Dois" de 1986, apesar da longa letra, possui apenas quatro minutos e meio de duração. Já "Faroeste Caboclo", com seus mais de nove minutos, apesar de ter sido escrita por Renato Russo em 1979, só foi lançada em 1987 no álbum "Que País é Esse?"
Conforme apurou o jornalista e historiador do Rock BR Júlio Ettore, a canção da Legião que serviu para "segurar a barra" da música do Engenheiros foi "Eduardo e Mônica": "A gravadora queria que a música fosse cortada, porque era muito longa. Para resolver isso, o Reinaldo Barriga, produtor do álbum, fez uma comparação com 'Eduardo e Mônica'. Quando a gravadora ouviu 'Terra de Gigantes' e 'Infinita Highway', as duas agradaram, mas os mais de seis minutos da segunda eram vistos como obstáculo para tocar nas rádios. Reinaldo resolveu citando o sucesso de 'Eduardo e Mônica', da Legião Urbana. Mesmo assim a gravadora queria que cortasse, o que a banda não aceitou."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
Adrian Smith fala sobre teste que fez para entrar no Def Leppard
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Nick Cave descreve show do Radiohead como uma "atividade espiritual"
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
Os 15 melhores álbuns de metal de 2025 segundo a Rolling Stone
David Ellefson explica porque perdeu o interesse em Kiss e AC/DC; "Foda-se, estou fora"
Iron Maiden bate Linkin Park entre turnês de rock mais lucrativas de 2025; veja o top 10
Pink Floyd volta ao topo da parada britânica com "Wish You Were Here"
Phil Collen explica porque Adrian Smith fez teste mas não entrou no Def Leppard
A dificuldade de Canisso no estúdio que acabou virando música dos Raimundos

A piada de Humberto Gessinger sobre Porto Alegre que muitos acharam bairrista
A expressão artística que Humberto Gessinger acha covardia: "Não tenho paciência"
O clássico que Engenheiros do Hawaii gravou errado e ouviu do produtor: "Estamos F*!"
O trecho de hit do Engenheiros que banda faz homenagem às avessas a Humberto Gessinger
O comportamento de Nando Reis que fez Titãs e Engenheiros do Hawaii se afastarem de vez


