Tony Iommi explica por qual razão não usava guitarras Les Paul
Por Mateus Ribeiro
Postado em 28 de novembro de 2024
Um dos nomes mais emblemáticos da história da guitarra, Tony Iommi é guitarrista, compositor e membro fundador do Black Sabbath, grupo creditado como inventor do Heavy Metal. Ao longo de sua brilhante trajetória, o rapaz inglês acima citado gravou verdadeiros hinos da música pesada, como "Paranoid", "Iron Man", "Symptom of the Universe", ‘War Pigs", "Sabbath Bloody Sabbath" e "Heaven and Hell".
Conhecido por ser um prolífico criador de riffs, Iommi sempre esteve acompanhado de sua guitarra modelo SG. Em uma recente entrevista concedida à Guitar World, o veterano ícone das seis cordas explicou por quais razões usava a SG, ao invés de utilizar, por exemplo, uma Les Paul.
Black Sabbath - Mais Novidades
"Sempre achei que a SG é uma guitarra confortável de segurar. Gosto muito do visual de uma Les Paul, mas com os ferimentos que tive no acidente [em que perdeu as pontas de dois dedos da mão direita], sempre senti que não conseguia chegar aos trastes superiores [da guitarra], quase como se meus dedos não fossem longos o suficiente.
Não me sentia tão confortável quanto [me sentia com] a SG, e é muito importante para um músico se sentir confortável. Mais tarde, tive uma Les Paul, mas nunca a toquei muito. Elas são ótimas e eu adoro o som que outras pessoas obtêm com suas Les Pauls, mas a SG parecia ser mais adequada para mim, então continuei com ela."
Adiante, Iommi foi convidado a dizer se chegou a sentir-se tentado a tocar com outro estilo de guitarra. O artista respondeu e revelou um erro que cometeu.
"Acho que experimentei uma ES-335 em algum momento. Mas o problema é que não havia para canhotos. Eu tinha que comprar uma normal e virá-la de cabeça para baixo, tocando-a dessa forma. Mas nunca as usei muito. Sempre voltava para a SG.
A única outra guitarra de que eu realmente gostava era a Strato original, que eu gostaria de ter guardado. Não acredito que me livrei dela. Isso foi antes de eu saber que era possível trocar facilmente os captadores e outras coisas. Eu achava que a guitarra já estava completamente esgotada, então era hora de me livrar dela. Um grande erro."
O Black Sabbath encerrou as atividades em 2017, mas Tony Iommi continua na ativa. Ele inclusive participou do próximo álbum do cantor Robbie Williams.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps