Tony Iommi explica por qual razão não usava guitarras Les Paul
Por Mateus Ribeiro
Postado em 28 de novembro de 2024
Um dos nomes mais emblemáticos da história da guitarra, Tony Iommi é guitarrista, compositor e membro fundador do Black Sabbath, grupo creditado como inventor do Heavy Metal. Ao longo de sua brilhante trajetória, o rapaz inglês acima citado gravou verdadeiros hinos da música pesada, como "Paranoid", "Iron Man", "Symptom of the Universe", ‘War Pigs", "Sabbath Bloody Sabbath" e "Heaven and Hell".
Conhecido por ser um prolífico criador de riffs, Iommi sempre esteve acompanhado de sua guitarra modelo SG. Em uma recente entrevista concedida à Guitar World, o veterano ícone das seis cordas explicou por quais razões usava a SG, ao invés de utilizar, por exemplo, uma Les Paul.
Black Sabbath - Mais Novidades

"Sempre achei que a SG é uma guitarra confortável de segurar. Gosto muito do visual de uma Les Paul, mas com os ferimentos que tive no acidente [em que perdeu as pontas de dois dedos da mão direita], sempre senti que não conseguia chegar aos trastes superiores [da guitarra], quase como se meus dedos não fossem longos o suficiente.
Não me sentia tão confortável quanto [me sentia com] a SG, e é muito importante para um músico se sentir confortável. Mais tarde, tive uma Les Paul, mas nunca a toquei muito. Elas são ótimas e eu adoro o som que outras pessoas obtêm com suas Les Pauls, mas a SG parecia ser mais adequada para mim, então continuei com ela."
Adiante, Iommi foi convidado a dizer se chegou a sentir-se tentado a tocar com outro estilo de guitarra. O artista respondeu e revelou um erro que cometeu.
"Acho que experimentei uma ES-335 em algum momento. Mas o problema é que não havia para canhotos. Eu tinha que comprar uma normal e virá-la de cabeça para baixo, tocando-a dessa forma. Mas nunca as usei muito. Sempre voltava para a SG.
A única outra guitarra de que eu realmente gostava era a Strato original, que eu gostaria de ter guardado. Não acredito que me livrei dela. Isso foi antes de eu saber que era possível trocar facilmente os captadores e outras coisas. Eu achava que a guitarra já estava completamente esgotada, então era hora de me livrar dela. Um grande erro."
O Black Sabbath encerrou as atividades em 2017, mas Tony Iommi continua na ativa. Ele inclusive participou do próximo álbum do cantor Robbie Williams.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco melhores músicas do Iron Maiden, em lista da Revolver Magazine
7 clássicos do rock nacional lançados em 1994 que são lembrados até hoje
O clássico de Bon Scott que Brian Johnson nunca quis cantar no AC/DC
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
Os cinco maiores álbuns da história do rock progressivo
Live anuncia dois shows no Brasil para o mês de setembro
Masters of Voices reúne quatro gerações do rock e heavy metal na América do Sul e no Brasil
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
A música do Pink Floyd que Roger Waters detestou e David Gilmour transformou num clássico
A música de 2000 que Brian Johnson considera uma das melhores do AC/DC: "Me arrepia"
Steve Harris aponta a música ideal para apresentar o Iron Maiden a quem nunca ouviu a banda
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
A melhor música do século XX para Slash - acima de Led Zeppelin e Beatles
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
As cinco músicas de "Load" que o Metallica mais tocou ao vivo

Tony Iommi participou do próximo disco do cantor Robbie Williams
"Consigo tocar a maioria das músicas do Sabbath com dois dedos", disse Tony Iommi
Ozzy e Geezer divergiam sobre qual foi o auge do Black Sabbath? Zakk Wylde explica
10 músicas de metal internacional que estão na memória afetiva do brasileiro
Grandes álbuns de rock e heavy metal que foram lançados em junho
O clássico do Soundgarden onde Chris Cornell quis misturar Black Sabbath e música caipira
O álbum do Black Sabbath gravado com equipamentos de John Lennon
Os países que formam o "Big Four" do metal, segundo Mateus Ribeiro
André Barcinski comenta semelhança entre "Sabbath Bloody Sabbath" e música de Vanusa
13 astros do rock e metal que não têm tatuagens e por quê, segundo a Loudwire
O disco clássico do Black Sabbath que foi uma "revelação" para Marty Friedman
Dez bandas que atingiram o ápice com a primeira música do primeiro disco de estúdio
Cinco discos ao vivo que todo headbanger deveria ouvir ao menos uma vez na vida


