Baterista lembra como se juntou ao Black Sabbath para a turnê de "Born Again"
Por João Renato Alves
Postado em 28 de novembro de 2024
Em 1983, o Black Sabbath realizou um movimento inusitado ao juntar os instrumentistas da formação original a Ian Gillan. Afastado do Deep Purple há anos – e para onde voltaria no ano seguinte –, o cantor trabalhou com o grupo em "Born Again", álbum que conta com admiração de parte dos fãs, mas também é muito criticado por aspectos técnicos.
Quando chegou a hora de fazer a turnê, o baterista Bill Ward novamente deixou o grupo. O músico lidava com uma série de problemas de saúde, agravados pelo alcoolismo. Ele conseguiu se manter sóbrio durante as gravações, mas o convívio com os antigos colegas acabou desencadeando uma recaída violenta, que o impossibilitou de prosseguir.
Black Sabbath - Mais Novidades

A solução foi recorrer a um amigo de longa data e conterrâneo de Birmingham. Integrante da Electric Light Orchestra e ex-The Move, Bev Bevan encarou a responsabilidade. Em entrevista à revista Prog, o músico contou como se deu a aproximação.
"À época, Jeff (Lynne, líder da ELO) queria fazer discos, mas não pretendia realizar turnês. Como baterista, eu só queria trabalhar. Recebi uma oferta de Tony Iommi — meu melhor amigo no ramo do rock'n'roll — porque Bill Ward não estava em forma o suficiente para fazer um set do Black Sabbath."
Apesar do momento de incertezas, Bevan considera que o saldo final da união foi positivo para todos os envolvidos.
"Fizemos uma turnê europeia, fomos a atração principal no Reading Festival, e fizemos duas turnês americanas. Isso foi com Ian Gillan, que era alguém que eu admirava como cantor. Eu me diverti muito. Foi um pouco como estar de volta ao The Move, onde eu tinha permissão para fazer o que quisesse, na verdade — tocar tão alto quanto eu quisesse."
O set do Reading Festival rodou o mundo por muitos anos como bootleg. Em 2011, foi disponibilizado de forma oficial em um relançamento deluxe de "Born Again". Bev Bevan saiu após os shows de divulgação. Posteriormente, ainda participou do álbum "Eternal Idol" (1987), tocando percussão na faixa instrumental "Scarlet Pimpernel".
O baterista permaneceu com a Electric Light Orchestra até 1986. Em 2017, foi indicado junto aos antigos colegas ao Rock and Roll Hall of Fame.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fã joga disco em Eric Clapton e ele abandona show na Espanha
Os astros do rock nacional que contribuíram com disco de Xuxa
A música do Emerson, Lake & Palmer que melhor representa o trio, segundo Carl Palmer
A lenda do rock cuja guitarra é inspirada em Jimmy Page e raça de cavalos rara holandesa
Jimmy London revela a discussão que fez Matanza acabar: "Isso eu não posso concordar"
Dimmu Borgir ignorou o "efeito TikTok" e recusou exigência de gravadora
A música que engloba tudo o que o Iron Maiden representa, segundo Dave Murray
Empresário do Angra comenta planos para Luis Mariutti e Ricardo Confessori
5 discos indispensáveis para entender o rock nacional
O guitarrista que Eddie Van Halen achava ser melhor do que ele, e isto se revelou um problema
Membros do Angra prestigiam show do Dream Theater e tiram foto com Mike Portnoy
"Alison Hell", o clássico do thrash metal inspirado em uma história perturbadora
Ouça o dueto de Paul McCartney e Ringo Starr em "Home to Us"
Greta Van Fleet retoma atividades e mostra trecho de nova música
Rafael Bittencourt revela que músicas do Angra foram inspiradas por sua esposa
A pergunta bizarra que médico fez para Ozzy Osbourne em hospício
O disco do Black Sabbath que Ozzy Osbourne achava "repugnante"
Como Jimi Hendrix dividiu o Black Sabbath; uma parte amava, outra odiava
Rolling Stone publica lista com os 100 melhores solos de guitarra de todos os tempos
O disco do Black Sabbath que causa sensação ruim em Geezer Butler
Faixa de novo EP do Sepultura remete à música do Black Sabbath cantada por Ian Gillan
Glenn Hughes teria recusado gravar "Seventh Star" se soubesse ser um disco do Black Sabbath
Membros do Black Sabbath recuperam direitos sobre demos do Earth
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
A opinião de Ozzy Osbourne a respeito de seus parceiros do Black Sabbath
Dez bandas que atingiram o ápice com a primeira música do primeiro disco de estúdio


