O furacão que mudou para sempre a história de uma das maiores bandas dos anos 90
Por Mateus Ribeiro
Postado em 27 de novembro de 2024
A década de 1990 não foi uma época interessante para alguns representantes do Heavy Metal. O estilo passou por um período de baixa popularidade e perdeu espaço para gêneros que até hoje causam calafrios nos bangers tradicionalistas, como o Grunge e o Rock Alternativo.
Apesar das dificuldades existentes, há nomes da música pesada que se deram bem no período de tempo acima citado. É o caso do inesquecível Pantera.
Fundado na década de 1980 pelos talentosos irmãos Dimebag Darrell (guitarra) e Vinnie Paul (bateria), o Pantera iniciou sua carreira fazendo um som que transitava entre o Glam Metal e o Heavy Metal. A partir de seu quinto trabalho de estúdio, o quarteto deixou o visual exagerado de lado e passou a investir em uma sonoridade agressiva, próxima do Thrash Metal.

Um dos fatores que fez o Pantera "virar a chave" é Phil Anselmo. O vocalista se juntou a Dimebag, Vinnie e Rex Brown (baixo) em 1986 e deu o "empurrão" que faltava para os rapazes mudarem de atitude. O frontman contou a sua versão da história à Metal Hammer.
"Eu disse: ‘Amigos, essa merda de banda de bar não está funcionando para mim’. Eles disseram: 'OK, vamos adotar essa atitude', que veio com o fato de jogar o spandex no lixo e deixar que a música falasse por você, em vez dessa imagem gigantesca, que já havia sido usada muitas vezes antes por bandas muito piores, como o Poison."
Pois bem, não foi apenas Phil Anselmo que contribuiu com a mudança de patamar do Pantera. Curiosamente, um fenômeno climático destrutivo trouxe boas novas para Dimebag e seus camaradas.
Tudo começou no segundo semestre de 1989, quando o Pantera se apresentou em Dallas (Texas, EUA). Na época, o Furacão Hugo passou pelos Estados Unidos da América, o que deixou um executivo da gravadora Atco Records (selo pertencente à Warner Music Group) "preso" na cidade. E ele foi até a discoteca, onde rolou uma festa cuja atração principal foi a banda que é o tema desta nota.
De acordo com a matéria publicada na edição 254 da Metal Hammer, o funcionário da gravadora foi embora depois de quatro músicas. O finado Vinnie Paul relembrou o episódio.
"Nós pensamos: 'Ah, que se dane, mais um que veio e foi embora. Vamos começar a nos divertir! Começamos a tomar shots, escorregar no bolo de aniversário no palco e, cerca de quatro músicas depois, ele voltou e tivemos que ficar sérios novamente. Ele disse que éramos a melhor banda ao vivo que ele já tinha visto e eu perguntei: 'Sério? Por que você foi embora?’. Ele disse: 'Eu saí para ligar e dizer a eles que estava assinando contrato com vocês’."
Dali em diante, o Pantera deslanchou, se tornou um dos grandes expoentes do Groove Metal e lançou álbuns matadores, com destaque para a trinca formada por "Cowboys from Hell" (1990), "Vulgar Display of Power" (1992) e "Far Beyond Driven" (1994). Infelizmente, a trajetória do grupo foi encerrada de forma conturbada e trágica no início dos anos 2000. Mas isso é uma outra história, que infelizmente não teve final feliz.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
A banda essencial de progressivo que é ignorada pelos fãs, segundo Steve Hackett
O astro que James Hetfield responsabilizou pelo pior show da história do Metallica
Os dois membros do Sepultura que estarão presentes no novo álbum de Bruce Dickinson
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
Para Ice-T, discos do Slayer despertam vontade de agredir as pessoas
Box-set compila a história completa do Heaven and Hell
O cantor que Bob Dylan chamou de "o maior dos maiores"


15 grandes discos lançados em 1996, em lista da Revolver Magazine
Cinco discos de heavy metal que são essenciais, segundo Prika Amaral
As melhores músicas de heavy metal de cada ano, de 1970 a 2025, segundo o Loudwire
Loudwire lista álbuns de rock e metal que completam 30 anos em 2026; "Roots" fica de fora
"Parecia Def Leppard ou Bon Jovi": vocalista explica recusa a convite do Pantera
A música do Machine Head inspirada em fala racista de Phil Anselmo
Dimebag Darrell: namorada fala sobre a vida e a morte do músico
"Como fãs do Pantera, a decepção é ainda maior", diz comunicado emitido pelo Angra


