RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Família de Neil Peart manifesta apoio à volta do Rush

Leia a nota oficial do Rush anunciando seu retorno para turnê em 2026

Maior medo de Ozzy Osbourne era que Sharon fosse embora deste mundo antes dele

O que Anette Olzon acha de um show conjunto com Tarja Turunen?

Quando Ozzy Osbourne tentou golpear Ronnie James Dio com um garfo

O clássico do metal que, para Lemmy, passava uma mensagem equivocada

As bandas de rock que são influência para o lendário Almir Sater: "Eu sou roqueiro"

Fernanda desabafa sobre fã morto após show da Crypta; "Chorei tudo o que não tinha conseguido"

Yngwie Malmsteen deixou o jovem John Petrucci impressionado

A banda apenas uma "boa ideia" que Bono acredita ter aniquilado o espírito do U2

Bruce Dickinson afirma não ter prestado muita atenção no Iron Maiden com Blaze Bayley

Metallica x Megadeth: a separação mais famosa da história do heavy metal

A jornada da música em dois séculos

O dia em que John Bonham se escondeu de Keith Moon para não passar vergonha

Ozzy Osbourne assistia entrevistas de Ronnie James Dio em seus últimos anos, revela Sharon


O furacão que mudou para sempre a história de uma das maiores bandas dos anos 90

Por
Postado em 27 de novembro de 2024

A década de 1990 não foi uma época interessante para alguns representantes do Heavy Metal. O estilo passou por um período de baixa popularidade e perdeu espaço para gêneros que até hoje causam calafrios nos bangers tradicionalistas, como o Grunge e o Rock Alternativo.

Apesar das dificuldades existentes, há nomes da música pesada que se deram bem no período de tempo acima citado. É o caso do inesquecível Pantera.

Fundado na década de 1980 pelos talentosos irmãos Dimebag Darrell (guitarra) e Vinnie Paul (bateria), o Pantera iniciou sua carreira fazendo um som que transitava entre o Glam Metal e o Heavy Metal. A partir de seu quinto trabalho de estúdio, o quarteto deixou o visual exagerado de lado e passou a investir em uma sonoridade agressiva, próxima do Thrash Metal.

Pantera - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Foto: Capa single Piss
Foto: Capa single Piss

Um dos fatores que fez o Pantera "virar a chave" é Phil Anselmo. O vocalista se juntou a Dimebag, Vinnie e Rex Brown (baixo) em 1986 e deu o "empurrão" que faltava para os rapazes mudarem de atitude. O frontman contou a sua versão da história à Metal Hammer.

"Eu disse: ‘Amigos, essa merda de banda de bar não está funcionando para mim’. Eles disseram: 'OK, vamos adotar essa atitude', que veio com o fato de jogar o spandex no lixo e deixar que a música falasse por você, em vez dessa imagem gigantesca, que já havia sido usada muitas vezes antes por bandas muito piores, como o Poison."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Pois bem, não foi apenas Phil Anselmo que contribuiu com a mudança de patamar do Pantera. Curiosamente, um fenômeno climático destrutivo trouxe boas novas para Dimebag e seus camaradas.

Tudo começou no segundo semestre de 1989, quando o Pantera se apresentou em Dallas (Texas, EUA). Na época, o Furacão Hugo passou pelos Estados Unidos da América, o que deixou um executivo da gravadora Atco Records (selo pertencente à Warner Music Group) "preso" na cidade. E ele foi até a discoteca, onde rolou uma festa cuja atração principal foi a banda que é o tema desta nota.

De acordo com a matéria publicada na edição 254 da Metal Hammer, o funcionário da gravadora foi embora depois de quatro músicas. O finado Vinnie Paul relembrou o episódio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Nós pensamos: 'Ah, que se dane, mais um que veio e foi embora. Vamos começar a nos divertir! Começamos a tomar shots, escorregar no bolo de aniversário no palco e, cerca de quatro músicas depois, ele voltou e tivemos que ficar sérios novamente. Ele disse que éramos a melhor banda ao vivo que ele já tinha visto e eu perguntei: 'Sério? Por que você foi embora?’. Ele disse: 'Eu saí para ligar e dizer a eles que estava assinando contrato com vocês’."

Dali em diante, o Pantera deslanchou, se tornou um dos grandes expoentes do Groove Metal e lançou álbuns matadores, com destaque para a trinca formada por "Cowboys from Hell" (1990), "Vulgar Display of Power" (1992) e "Far Beyond Driven" (1994). Infelizmente, a trajetória do grupo foi encerrada de forma conturbada e trágica no início dos anos 2000. Mas isso é uma outra história, que infelizmente não teve final feliz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeRogerio Antonio dos Anjos | Everton Gracindo | Thiago Feltes Marques | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Mateus Ribeiro

Fã de Ramones, In Flames e Soilwork. Ouve (quase) tudo, desde rock clássico até black metal.
Mais matérias de Mateus Ribeiro.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS