Para Jeff Walker, o Carcass não é criador do Melodic Death Metal; "Isso é besteira"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 23 de novembro de 2024
Surgido no início da década de 1990, o Melodic Death Metal é um gênero musical caracterizado por uma interessante mistura, que reúne agressividade e melodia. Dois dos principais trabalhos do gênero são "Necroticism - Descanting the Insalubrious" (1991) e "Heartwork" (1993), respectivamente, terceiro e quarto álbuns de estúdio do Carcass.
Os discos acima citados colocam o Carcass como um dos pioneiros do Death Metal Melódico. No entanto, Jeff Walker não concorda com tal rótulo, como aponta entrevista que ele concedeu ao Songfacts em 2013.
"Acho que isso é besteira. Sempre tivemos melodia", respondeu Walker, ao ser questionado se concordava que o Carcass criou o Melodic Death Metal. "O que estou tentando entender é se isso significa que introduzimos as harmonias tradicionais do Thin Lizzy/Iron Maiden? Sim, introduzimos. Mas nunca introduzimos a melodia no Death Metal. A banda Death tinha melodia, o Morbid Angel tinha melodia, o Macabre [também tinha]. É besteira atribuir isso a nós", acrescentou o músico.
É comum ler e ouvir que o Carcass está entre os criadores do grindcore. O baixista/vocalista do grupo também discorda de tal afirmação.
"Não somos mais responsáveis por inventar o ‘mellow death’ ou qualquer que seja o nome, assim como não somos responsáveis por inventar o Goregrind ou o Grindcore. Sempre fomos, por falta de uma palavra melhor, uma banda de Death Metal. Apenas nos demos conta disso, só isso. E, às vezes, devido às nossas produções terríveis, fomos a causa de algum tipo de novo movimento musical."
O Carcass continua firme na ativa, e seu último álbum é "Torn Arteries", de 2021. O grupo passou pelo Brasil em 2024 e se apresentou na segunda edição do Summer Breeze Brasil (atual Bangers Open Air).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps