Cinco fatos acontecidos em 2024 que mexeram com o mundo do Rock/Metal
Por Mateus Ribeiro
Postado em 23 de novembro de 2024
Muita coisa aconteceu no universo do Rock e do Metal entre janeiro e novembro deste ano. Das intermináveis trocas de formações até algumas notícias inusitadas, diferentes acontecimentos chamaram a atenção dos headbangers em 2024. Vários discos foram lançados, bandas anunciaram turnês, e infelizmente grandes nomes da música pesada deixaram este plano.
A lista a seguir traz alguns dos fatos mais marcantes ocorridos ao longo dos últimos meses. Separe um tempo do seu dia e confira cinco notícias de 2024 que mexeram com o mundo do Rock/Metal.
Eloy Casagrande sai do Sepultura e se junta ao Slipknot
No final de fevereiro, o Sepultura teve de correr atrás de um novo baterista. Eloy Casagrande deixou o grupo de forma repentina, pouco antes dos ensaios para a "Celebrating Life Through Death".
Integrante do Sepultura por mais de uma década, Eloy foi substituído por Greyson Nekrutman (ex-Suicidal Tendencies). Leia abaixo o comunicado publicado nas redes do grupo liderado pelo guitarrista Andreas Kisser.
"No último dia 6 de fevereiro, poucos dias antes do primeiro ensaio (para a turnê de despedida), em uma reunião extraordinária, o baterista Eloy Casagrande comunicou à banda e aos empresários a sua saída do sepultura, para seguir carreira em outro projeto.
A banda foi pega de surpresa, sem aviso prévio ou qualquer tipo de debate sobre como fazer a transição. A comunicação foi feita e ele se desligou imediatamente da banda, abandonando tudo relacionado ao Sepultura.
Felizmente, o virtuoso baterista americano Greyson Nekrutman assumirá o cargo de Eloy Casagrande, e será recebido como novo integrante da banda na turnê de despedida Celebrating Life Through Death."
O talentoso baterista brasileiro, que em dezembro de 2023 negou os rumores sobre sua entrada no Slipknot, de fato se juntou ao grupo americano. A nova encarnação da banda passou pelo Brasil em outubro.
A inesperada pausa do Angra
Um dos grandes nomes do Power Metal, o Angra anunciou um hiato indefinido. A banda anunciou a pausa no início de setembro, através de comunicado publicado no Instagram. Veja abaixo o anúncio.
"É com um misto de emoções que anunciamos um período sabático nas atividades do Angra. Após mais de 11 anos de intensa dedicação, compondo, gravando e nos apresentando em várias cidades e países ao redor do mundo, sentimos que é hora de parar e recarregar nossas energias.
Este descanso é necessário para que possamos retornar ainda mais fortes e inspirados. Sabemos que será difícil estar longe dos palcos como Angra, e sentiremos falta da nossa amizade e do bom relacionamento que temos como banda. Agradecemos profundamente pelo apoio incondicional e pela paixão que vocês sempre demonstraram pela nossa música. Sem vocês, o Angra não seria o que é!"
Segundo Rafael Bittencourt, a pausa do Angra será encerrada daqui dois ou três anos. O guitarrista também afirmou que a banda poderá fazer shows especiais durante o período sabático.
A morte de um dos ícones do Metal nacional
O Metal brasileiro perdeu um de seus grandes representantes no último dia 27 de setembro. Pit Passarell, baixista original do Viper, faleceu aos 56 anos. Grande compositor, ele morreu após passar cerca de um mês internado.
Autor de músicas como "Rebel Maniac", "Evolution", "Living for the Night" e "Coma Rage", Pit foi substituído por Daniel Matos. O novo baixista do Viper é irmão de Andre Matos, primeiro vocalista do grupo, que infelizmente não está mais entre nós desde junho de 2019.
O retorno do Linkin Park
Grupo que marcou a vida de muitas pessoas, o Linkin Park retomou suas atividades no dia 5 de setembro, com um show realizado em Los Angeles. A banda estava parada desde 2017, quando o vocalista Chester Bennington se suicidou.
A vocalista Emily Armstrong e o baterista Colin Brittain integram a nova encarnação do Linkin Park, que lançou disco novo e fez dois shows no Brasil. Os fãs brasileiros que não conseguiram ver a banda em 2024 terão outras chances em 2025, já que o conjunto passará por aqui em dezembro do próximo ano.
O triste fim de Paul Di'Anno
O vocalista dos dois primeiros discos de estúdio do Iron Maiden faleceu no dia 21 de outubro, aos 66 anos de idade. A causa de sua morte foi uma parada cardíaca.
Através de suas redes, o Iron Maiden homenageou Paul: "Todos nós ficamos profundamente tristes ao saber do falecimento de Paul Di'Anno hoje cedo. A contribuição de Paul para o Iron Maiden foi imensa e ajudou a nos colocar no caminho que estamos percorrendo como banda há quase cinco décadas. Sua presença pioneira como frontman e vocalista, tanto no palco quanto em nossos dois primeiros álbuns, será lembrada com muito carinho não apenas por nós, mas pelos fãs de todo o mundo.
‘É muito triste que ele tenha partido’, comenta Steve Harris. Eu só tive contato com ele recentemente, pois trocávamos mensagens de texto sobre o West Ham e seus altos e baixos. Pelo menos ele ainda estava fazendo shows até pouco tempo atrás, era algo que o mantinha ativo (...). Todos nós sentiremos sua falta. Descanse em paz, amigo’", diz a legenda da postagem.
Por hoje é só, pessoal. Que 2025 seja um ano repleto de paz, saúde, Metal e felicidades!
[an error occurred while processing this directive]Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps