A pioneira banda considerada por Rick Rubin "os Beatles do rap" nos anos 80
Por André Garcia
Postado em 16 de novembro de 2024
Dos anos 90 em diante, o rap foi dominado por artistas solo: as capas dos álbuns tinham o nome e a foto de quem cantava, e só. Quando conquistou o mundo na década anterior, no entanto, o rap era dominado por bandas: Public Enemy, Beastie Boys, N.W.A… e todas elas foram (e muito) inspiradas pelo pioneirismo do Run-D.M.C.
Run-D.M.C que já era grande no rap com seu álbum de estreia, mas que furou a bolha e virou mainstream com o segundo "Raising Hell" (1986) — alavancado pelo hit "Walk This Way", em parceria com o então em baixa Aerosmith.
Em entrevista no YouTube para seu xará Rick Beato, o lendário produtor/guru musical Rick Rubin falou, entre outras coisas, sobre o desprezo das gravadoras dos anos 80 pelos artistas de rap — e cravou o Run.D.M.C como tendo causado no gênero um impacto comparável ao que teve os Beatles no rock duas décadas antes:
"[O Run-D.M.C.] era os Beatles do rap, mas o pessoal das gravadoras chegava para mim e perguntava: 'A que você atribui o sucesso do rap? Porque a música é que não pode ser!' Os caras queriam fazer negócios comigo, mas diziam na minha cara que o que eu estava fazendo não era música. Sabe, tinha essa desconexão."
"Como eu posso dar uma demonstração musical que não seja uma música qualquer, mas uma que fosse familiar? Comecei a pensar em arrumar uma música conhecida, que não fosse de um disco de rap, mas que pudesse funcionar como um. A primeira música em que pensei foi 'Walk This Way' — 100% [rap o que Steven Tyler faz no vocal], porque ele não está cantando uma melodia."
"O propósito [da parceria entre Run-D.M.C e Aerosmith] não era fazer sucesso, era só para explicar para as pessoas que rap não era música de outro mundo."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps