A música do Metallica que fez James Hetfield e Jason Newsted virarem amigos
Por Mateus Ribeiro
Postado em 16 de novembro de 2024
Jason Newsted se juntou ao Metallica no segundo semestre de 1986. Vindo do Flotsam and Jetsam, ele tinha uma missão pra lá de difícil: substituir Cliff Burton, que gravou os primeiros discos de estúdio do grupo e faleceu em um acidente automobilístico ocorrido durante a turnê de divulgação de "Master of Puppets".
O primeiro disco do Metallica que conta com o trabalho de Jason é "...And Justice for All", lançado em algum dia de 1988. Embora o baixo seja praticamente inaudível no álbum em questão, uma das músicas do disco apresenta Newsted como um de seus compositores.
A canção mencionada no parágrafo anterior é a caótica "Blackened", faixa que abre "...And Justice for All" de forma categórica. A criação da música traz boas lembranças a Jason, como ele contou ao site Songfacts.
"Essa foi uma época muito especial em minha vida. Foi quando James [Hetfield, guitarrista/vocalista do Metallica] e eu começamos a nos tornar amigos. Ele era alguém que eu admirava muito antes de entrar na banda - todos nós admirávamos. Todos os integrantes de outras bandas, até mesmo os caras das bandas ao nosso redor, até mesmo o Exodus e o Violence, todos nós admirávamos o James. Ele era uma pessoa especial e talentosa, e ainda é.
Então, começamos a nos tornar amigos e ficávamos na casa ou no apartamento uns dos outros, cuidávamos dos animais uns dos outros quando saíamos de férias e esse tipo de coisa, nos tornamos amigos."
Na sequência, Jason deu mais detalhes sobre a composição de "Blackened". Segundo o baixista, o riff original da música era diferente da versão que foi gravada pelo Metallica.
"Estávamos tocando em nossas guitarras, apenas reproduzindo alguns riffs. E eu toquei isso [o riff]. Ele [James] disse: ‘Cara, o que é isso?’. Porque era realmente muito louco. O original é uma coisa muito rápida e alternada. Cara, é bem complicado, na verdade. Quero dizer, a que acabou entrando no disco é bem complicada também, mas a original é realmente complicada.
Ele percebeu isso e gravamos essa parte (...). Foi um momento. Na verdade, eu estava compondo uma música com James, do Metallica, e ele estava aprovando meus riffs e dizendo: ‘Essa vai ser uma música do Metallica’. Esse foi um grande momento para mim."
A relação profissional de Jason e James foi encerrada em janeiro de 2001, quando o baixista deixou o Metallica, após 14 anos de colaboração. Ele foi substituído por Robert Trujillo, integrante do quarteto até os dias atuais.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps