A música do Metallica que fez James Hetfield e Jason Newsted virarem amigos
Por Mateus Ribeiro
Postado em 16 de novembro de 2024
Jason Newsted se juntou ao Metallica no segundo semestre de 1986. Vindo do Flotsam and Jetsam, ele tinha uma missão pra lá de difícil: substituir Cliff Burton, que gravou os primeiros discos de estúdio do grupo e faleceu em um acidente automobilístico ocorrido durante a turnê de divulgação de "Master of Puppets".
Metallica - Mais Novidades
O primeiro disco do Metallica que conta com o trabalho de Jason é "...And Justice for All", lançado em algum dia de 1988. Embora o baixo seja praticamente inaudível no álbum em questão, uma das músicas do disco apresenta Newsted como um de seus compositores.
A canção mencionada no parágrafo anterior é a caótica "Blackened", faixa que abre "...And Justice for All" de forma categórica. A criação da música traz boas lembranças a Jason, como ele contou ao site Songfacts.
"Essa foi uma época muito especial em minha vida. Foi quando James [Hetfield, guitarrista/vocalista do Metallica] e eu começamos a nos tornar amigos. Ele era alguém que eu admirava muito antes de entrar na banda - todos nós admirávamos. Todos os integrantes de outras bandas, até mesmo os caras das bandas ao nosso redor, até mesmo o Exodus e o Violence, todos nós admirávamos o James. Ele era uma pessoa especial e talentosa, e ainda é.
Então, começamos a nos tornar amigos e ficávamos na casa ou no apartamento uns dos outros, cuidávamos dos animais uns dos outros quando saíamos de férias e esse tipo de coisa, nos tornamos amigos."
Na sequência, Jason deu mais detalhes sobre a composição de "Blackened". Segundo o baixista, o riff original da música era diferente da versão que foi gravada pelo Metallica.
"Estávamos tocando em nossas guitarras, apenas reproduzindo alguns riffs. E eu toquei isso [o riff]. Ele [James] disse: ‘Cara, o que é isso?’. Porque era realmente muito louco. O original é uma coisa muito rápida e alternada. Cara, é bem complicado, na verdade. Quero dizer, a que acabou entrando no disco é bem complicada também, mas a original é realmente complicada.
Ele percebeu isso e gravamos essa parte (...). Foi um momento. Na verdade, eu estava compondo uma música com James, do Metallica, e ele estava aprovando meus riffs e dizendo: ‘Essa vai ser uma música do Metallica’. Esse foi um grande momento para mim."
A relação profissional de Jason e James foi encerrada em janeiro de 2001, quando o baixista deixou o Metallica, após 14 anos de colaboração. Ele foi substituído por Robert Trujillo, integrante do quarteto até os dias atuais.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fã joga disco em Eric Clapton e ele abandona show na Espanha
Os astros do rock nacional que contribuíram com disco de Xuxa
Dimmu Borgir ignorou o "efeito TikTok" e recusou exigência de gravadora
A lenda do rock cuja guitarra é inspirada em Jimmy Page e raça de cavalos rara holandesa
A música que engloba tudo o que o Iron Maiden representa, segundo Dave Murray
A música do Emerson, Lake & Palmer que melhor representa o trio, segundo Carl Palmer
O guitarrista que Eddie Van Halen achava ser melhor do que ele, e isto se revelou um problema
Jimmy London revela a discussão que fez Matanza acabar: "Isso eu não posso concordar"
Ouça o dueto de Paul McCartney e Ringo Starr em "Home to Us"
Empresário do Angra comenta planos para Luis Mariutti e Ricardo Confessori
5 discos indispensáveis para entender o rock nacional
A melhor música do Nightwish, segundo leitores da Metal Hammer
A música de Brian May que Eric Clapton achou horrível: "Me enviaram e fiquei insultado"
A opinião de Paulo Ricardo do RPM sobre a cantora de axé Daniela Mercury
Membros do Angra prestigiam show do Dream Theater e tiram foto com Mike Portnoy
A reação de Ozzy Osbourne quando Robert Trujillo avisou que estava indo para o Metallica
A música do Metallica que o Megadeth tocou em show antes de "Ride the Lightning"
Jason Newsted conta como era estar feliz em meio ao luto do Metallica
O álbum do Kiss que mudou a vida do baixista Jason Newsted
Para James Hetfield, refrão de "Master of Puppets" era comercial demais
Jason Newsted deixou o Metallica por ter se tornado "um viciado terrível"
Dave Mustaine gastou 500 dólares por dia com drogas durante cinco anos
Rolling Stone publica lista com os 100 melhores solos de guitarra de todos os tempos
5 bandas de heavy metal que seguem na ativa e lançaram o primeiro disco há mais de 40 anos
A frase dita pela mãe de Cliff Burton que Jason Newsted nunca esqueceu
Oh, não!: clássicos do Rock Heavy Metal e que foram "estragados" pelo tempo
Metallica: Hetfield elege as suas dez músicas favoritas de outras bandas


