A reação de Ozzy Osbourne quando Robert Trujillo avisou que estava indo para o Metallica
Por Mateus Ribeiro
Postado em 09 de novembro de 2024
O Metallica passou por um período complicado no início do Século XXI. Logo em janeiro de 2001, o baixista Jason Newsted deixou a banda, após 14 anos de colaboração. O quarteto liderado por James Hetfield e Lars Ulrich encontrou um substituto para Jason em 2003.
Após algumas audições, Robert Trujillo foi o escolhido para ocupar o desejado cargo. Na época, o baixista integrava a banda de um dos maiores ícones da história do Heavy Metal: o cantor e compositor britânico Ozzy Osbourne, vocalista original do Black Sabbath.
Quando estava no início de sua trajetória com o Metallica, Robert Trujillo concedeu entrevista à Metal Hammer. O músico contou como foi informado que a vaga na banda era sua.
"Como sempre, eles conseguiram me pegar desprevenido. Eu tinha feito uma segunda audição em fevereiro [de 2003], onde tocamos muito mais material e me senti muito bem com isso, mas nessas situações você nunca sabe. De qualquer forma, recebi uma ligação do tipo: 'Ei, você pode vir, mas temos que falar com você pessoalmente'. Eu também costumo procurar o lado negativo das coisas e estava me preparando para uma conversa parecida com: ‘Bem, Robert, você é um cara muito legal, mas queríamos te dizer cara a cara que as coisas não saíram do seu jeito’.
Então, de qualquer forma, lá estava eu entrando na sala da sede e lá estavam eles aplaudindo com a gerência, os técnicos, a equipe de filmagem e até mesmo os caras que comandam o fã-clube!"
Pois bem, mas Robert ainda tinha que passar por mais uma etapa: comunicar Ozzy e Sharon Osbourne (esposa e empresária do cantor) que ele tinha arrumado outro emprego. O baixista relembrou como o Madman reagiu à notícia.
"É engraçado porque, quando fui fazer a primeira audição em novembro de 2002, só tive notícias deles [Metallica] na primeira semana de fevereiro [de 2003]. Ao mesmo tempo, eu não tinha recebido notícias do Ozzy até exatamente a mesma semana! Em poucos dias eu tive a primeira resposta do Ozzy e ele se comprometeu a fazer o Ozzfest no verão, então o Metallica me ligou pedindo para voltar a São Francisco e vê-los novamente. Depois que absorvi o assunto do Metallica, a primeira coisa que fiz foi reunir meus pensamentos, ligar para Sharon, explicar o que havia acontecido e como eu me sentia.
Tanto Sharon quanto Ozzy estavam totalmente tranquilos com isso. Na verdade, Ozzy me ligou alguns dias depois para me parabenizar e disse: ‘Que bom para você, cara, eles são uma banda incrível!’"
Trujillo fez parte da banda de Ozzy entre 1996 e 2003. Em 2022, o Madman contou à Metal Hammer que o baixista é o único integrante que saiu de sua banda da maneira correta.
"Rob sempre foi um grande amigo meu. Ele é um ótimo baixista e uma ótima pessoa; é o único cara que, quando chegou a hora de sair, fez as coisas da maneira certa. Sempre peço aos caras que tocam comigo que, se receberem outra oferta e quiserem seguir em frente, tudo bem, mas que não me deixem na mão, que me dêem tempo para conseguir um substituto. O Rob foi o único cara que fez as coisas direito."
Mais de vinte anos após sua contratação, Robert Trujillo continua no Metallica. O parceiro de James Hetfield, Kirk Hammett e Lars Ulrich gravou os álbuns "Death Magnetic" (2008), "Lulu" (2011), "Hardwired… To Self-Destruct" (2016), "S&M 2" (2020) e "72 Seasons" (2020).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps