O disco do Dream Theater que foi escrito em menos de um mês
Por Mateus Ribeiro
Postado em 16 de novembro de 2024
Fundado em 1985, o Dream Theater é o maior representante do Metal Progressivo. O estilo que consagrou o quinteto norte-americano é caracterizado por músicas longas, que possuem estruturas complexas e em alguns casos, levam certo tempo para serem compreendidas pelos ouvintes. Tais canções são executadas por músicos técnicos e virtuosos, que dominam seus respectivos instrumentos com maestria.
Dream Theater - Mais Novidades
A discografia do Dream Theater conta com quinze álbuns de estúdio, e o décimo sexto trabalho ("Parasomnia") está programado para ser lançado em fevereiro de 2025. E uma dessas obras levou menos de um mês para ser escrita por completo. Trata-se de "Distance Over Time" (2019).
Para a gravação de "Distance Over Time", os membros do Dream Theater passaram algumas semanas reunidos no Yonderbarn, estúdio localizado ao norte do estado de Nova York (EUA). O guitarrista John Petrucci contou à revista Prog que a ideia partiu de sua esposa.
"Tenho que agradecer à minha esposa pela ideia. A última turnê foi longa e ela sugeriu que fôssemos embora juntos, nos reconectássemos e criássemos novos laços. Ou isso ou ela estava tentando se livrar de mim. Mas foi uma ótima sugestão."
Segundo o guitarrista do Dream Theater, a intenção da banda era apenas escrever material inédito. No entanto, os músicos decidiram que o álbum seria gravado no Yonderbarn.
"Era uma propriedade de cinco acres com uma casa de fazenda onde todos nós ficamos. O que não estávamos procurando era um estúdio de gravação: tudo o que precisávamos era de um lugar para escrever.
Era um ambiente inacreditável, com grandes janelas e luz natural, com vista para uma floresta cheia de veados e texugos. Reservamos o local por oito semanas, depois das quais nos mudaríamos e gravaríamos a bateria em Long Island e talvez fizéssemos as guitarras no porão da minha casa, mas tendo escrito o disco em apenas três semanas, ficou óbvio: por que iríamos embora?"
Ao contrário de seu antecessor, o conceitual (e ambicioso) "The Astonishing" (2016), "Distance Over Time" não é um trabalho pomposo. De acordo com Petrucci, deixar a pompa de lado não foi uma decisão 100% planejada.
"Não estávamos muito conscientes disso, mas todos estavam pensando a mesma coisa. Sabíamos que queríamos manter a composição concisa, mas manter as coisas cruas e orgânicas, e também enfatizar o lado divertido da banda com algumas jam sessions."
"Distance Over Time" marca a estreia do Dream Theater na gravadora InsideOut Music. Na opinião do vocalista James LaBrie, o início de um novo capítulo interferiu na sonoridade do álbum.
"Isso foi propício para a forma como nos sentimos ao entrar no estúdio. Estávamos entusiasmados com o que havíamos escrito e a gravadora sentia a mesma coisa. Esses sentimentos realmente nos levaram a fazer um álbum mais pesado e mais despojado."
Atualmente, o Dream Theater está fazendo a turnê que celebra seus 40 anos de existência. "Barstool Warrior", uma das faixas de "Distance Over Time", faz parte do setlist da turnê, que passará pelo Brasil em dezembro.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
Steve Harris defende "The X Factor" e reforça o peso emocional do álbum
O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
Cinco obras-primas do Metal mundial, de acordo com Regis Tadeu
As Obras Primas do Rock Nacional de acordo com Regis Tadeu
O brasileiro que andou várias vezes no avião do Iron Maiden: "Os caras são gente boa"
Fã de treinos de perna, Nita Strauss fala sobre sua dificuldade com a barra fixa
As duas bandas pesadas com mentalidade vencedora, segundo Arnold Schwarzenegger
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
31 discos de rock e heavy metal que completam 40 anos em 2026
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Vídeo de 1969 mostra Os Mutantes (com Rita Lee) tocando "A Day in the Life", dos Beatles
A sumidade do rock nacional que expulsou Lobão de seu álbum solo
Os 11 melhores álbuns conceituais de metal progressivo, segundo a Loudwire
O motivo do desentendimento de Silas Fernandes com Andreas Kisser, segundo Silas

Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 2000 a 2025
O disco em que o Dream Theater decidiu escrever músicas curtas
Pra tocar no Dream Theater, não dá pra estar no modo "deixa a vida me levar", segundo Rudess
"A gente se virou bem sem ele": Jordan Rudess comenta Mike Portnoy no Dream Theater
Mike Portnoy toca a clássica "As I Am" em vídeo divulgado pela Drumeo
Os 3 álbuns que decepcionaram em 2025, segundo o Ibagenscast (um é do Angraverso)
Dream Theater: o vacilo na capa de A Dramatic Turn of Events
Cinco discos de heavy metal para ouvir sem pular nenhuma faixa


