Ronnie James Dio não soube que tinha câncer até que foi "tarde demais"
Por João Renato Alves
Postado em 14 de novembro de 2024
Ronnie James Dio começou a sentir os primeiros efeitos do câncer de estômago pouco mais de um ano antes de falecer. As dores comprometiam até mesmo seu desempenho durante os shows do Heaven and Hell, projeto que marcou a segunda reunião de sua formação no Black Sabbath.
Frustrado com o que pensava ser uma indigestão grave, procurou um especialista em Beverly Hills antes que pegasse a estrada novamente. Foi quando o mundo desabou sobre sua cabeça, como lembra a ex-esposa em empresária Wendy Dio em nova entrevista ao Los Angeles Times, repercutida pelo Ultimate Classic Rock.
"Eles testaram seu coração, o fizeram correr e aplicaram todos esses exames. O câncer se espalhou pelo estômago sem ser detectado."
Sendo assim, sem se dar conta do que tinha, Ronnie voltou à estrada com a banda em maio de 2009. O último show aconteceu dia 29 de agosto do mesmo ano, em Atlantic City, Nova Jersey, Estados Unidos. O frontman até chegou a enviar seu equipamento para futuras paradas, mas a dor se tornou forte demais para suportar.
Dio obteve uma segunda opinião de um médico que sugeriu um exame de sangue. O câncer foi diagnosticado, mas Wendy diz que ele não conseguiu uma consulta imediatamente no renomado MD Anderson Cancer Research Center de Houston. Então, recorreram à Mayo Clinic em Minnesota. A notícia foi horrível:
"Este médico lá disse: 'Não há nada que possamos fazer por você. Você deveria ir para casa e colocar suas coisas em ordem'. Foi horrível. Voltamos para o hotel e choramos muito — e então recebi uma mensagem dizendo que tínhamos uma consulta no MD Anderson."
Ronnie recebeu uma assistência tardia de Tony Martell, da Fundação T.J. Martell, que ajudou a garantir uma consulta na unidade do Texas. Desta vez, recebeu um prognóstico mais otimista e um plano de tratamento foi colocado em prática. Isso ajudou a prolongar sua vida, mas infelizmente não curou o câncer. Dio finalmente entrou em coma e morreu em 16 de maio de 2010.
Além do Black Sabbath/Heaven and Hell, o cantor fez história junto a Ritchie Blackmore no Rainbow e com a banda solo que levava seu nome artístico. Sua obra segue imensamente influente junto às atuais gerações do rock e heavy metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps