"Oh Bondage Up Yours!" do X-Ray Spex e a mensagem contra a submissão
Por Lucas Monteiro
Postado em 12 de novembro de 2024
X-Ray Spex foi uma influente banda de punk rock inglesa, formada em 1976 em Londres. A formação que gravou o álbum de estreia, Germfree Adolescents, e que fez parte da fase inicial da banda incluía Poly Styrene nos vocais, Jak Airport na guitarra, Paul Dean no baixo e BP Hurding na bateria. Embora Lora Logic tenha contribuído com o saxofone na gravação, ela não participava das apresentações ao vivo, realizando apenas participações esporádicas. Ao longo dos anos, a banda passou por várias mudanças de formação, mas Poly Styrene sempre se destacou à frente da banda dando continuidade nos trabalhos.
O som do X-Ray Spex é característico da primeira geração do punk rock, apresentando um interessante contraste com a inclusão do saxofone. A banda é reconhecida por suas letras provocativas e seu estilo único, que abordava temas como identidade e consumismo. O single "Oh Bondage Up Yours!", lançado em 1977, é uma canção que merece destaque, devido ao seu conteúdo lírico repleto de contestações. A autoria da letra é creditada à vocalista Poly Styrene.
A canção já começa questionando a expectativa social de que as garotas devem ser vistas e não ouvidas, a cantora rejeita essa visão de forma incisiva. Críticas também são direcionadas às cadeias de lojas e de cigarros, que promovem uma forma de consumo insustentável, em todos os sentidos. A mensagem contra as formas sociais e comerciais de submissão é clara e contundente, destacando-se como um elemento importante no contexto de seu lançamento, especialmente em uma sociedade britânica conservadora. O fato de a música ser interpretada por uma mulher amplifica ainda mais sua importância e representatividade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps