O clássico álbum Punk que Axl Rose equipara a um álbum do Queen
Por Bruce William
Postado em 01 de novembro de 2024
A energia do Punk pode ser vista na atitude de Axl Rose, apesar de seu estilo vocal e o som do Guns N' Roses estarem distantes da música Punk. Desde o início da banda, com "Appetite for Destruction", a força de sua performance mostrou-se intensa e autêntica, mas sem os traços característicos do Punk Rock na sua música. Ainda assim, a postura confrontadora de Axl e sua disposição para dizer o que pensa remetem diretamente à essência do movimento Punk, onde o espírito de rebeldia e a expressão sincera são fundamentais.
Guns N' Roses - Mais Novidades
E mesmo estando bem distante de ser um vocalista Punk tradicional, Axl é um fã do estilo, tanto que em uma entrevista realizada no começo dos anos noventa, onde Axl fala sobre "The Spaghetti Incident?", álbum que traz covers de músicas Punk e Rock das décadas de setenta e oitenta, ele revelou que sofria bullying por ser fã dos Ramones: "Sabe, me zoavam por eu gostar de Ramones. E então oito anos se passaram e todo mundo que tirava sarro de mim estava assistindo ao 'Rock 'N' Roll High School' e amando aquilo".
E para se comprovar a importância do Punk para Axl, vamos primeiro relembrar que em diversas vezes o vocalista reafirmou sua paixão incondicional pelo Queen e o vocalista Freddie Mercury, que para ele são, respectivamente, a maior banda de todos os tempos e o maior vocalista de todos os tempos: "Queen sempre foi minha banda predileta. Freddie é o maior cantor da história, é a forma que vejo. Outra coisa sobre o Queen é que eles abraçaram muitos estilos diferentes".
Essa versatilidade do Queen é destacada por Axl como um dos maiores predicados da banda britânica: "Sempre que lançavam um disco novo eu me apegava a uma ou duas músicas. Mas depois de um tempo ouvindo aqueles álbuns que lançavam eu acabei abrindo minha cabeça para diferentes estilos. Aprecio muito a banda por causa disso. Gostaria de ter esse poder, pois é importante mostrar para as pessoas todas as formas de música, basicamente oferecendo para elas um ponto de vista mais amplo".
Curiosamente, o álbum do Queen que é favorito de Axl Rose não é o "A Night At The Opera" e sim o "Queen II", que ele chega a comparar com o "The Wall" do Pink Floyd em termos de gravação: "O álbum 'Queen II' não rendeu muito sucesso ao Queen nos Estados Unidos, mas eu o considero o álbum mais bem gravado da história do Rock'N'Roll. Para mim, está no mesmo nível do 'The Wall' [do Pink Floyd] e coisas do gênero.
E há um álbum Punk que Axl considera tão bom e gosta tanto, que ele chega a equiparar ao "Queen II": trata-se do "Never Mind the Bollocks", do Sex Pistols, que conforme ressalta o vocalista do Guns N' Roses em entrevista antiga resgatada pela Far Out, para ele é uma das melhores coisas que o gênero já produziu. Na época de sua declaração, anos antes do surgimento do streaming e até mesmo de cópias digitais, ele revelou que escutava esse álbum o tempo todo e era tão obcecado que, se fosse preciso, ele adquiria várias cópias físicas para não ficar sem o trabalho em mãos. "Ainda tenho meus favoritos e algumas preferências. Como os Pistols, ELO e Queen. Os dois discos que sempre compro, se há um toca-fitas por perto e eu não tenho as fitas na minha bolsa, são 'Never Mind the Bollocks' e 'Queen II'."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps