Billy Sheehan explica o que o faz considerar Paul McCartney o melhor baixista de todos
Por João Renato Alves
Postado em 27 de dezembro de 2024
Durante uma aparição recente no The Mistress Carrie Podcast, o baixista Billy Sheehan (Mr. Big, The Winery Dogs) exaltou Paul McCartney dizendo que "quase tudo que ele fez é simplesmente brilhante". O músico elaborou, conforme transcrito pelo Blabbermouth:
"Paul McCartney é provavelmente o melhor — realmente, um ótimo, ótimo músico. Ainda há James Jamerson, é claro — qualquer coisa do The Temptations ou qualquer gravação da Motown em que ele tocou. O baixo estava por todo lado. O baixo de McCartney está por todo lado, mas é tão musical e se encaixa tão bem com o que está acontecendo com todos os outros componentes da música, é incrível."

Billy aproveitou para contar uma história que o deixou emocionado e tem relação com o Fab Four, além de outra de suas bandas preferidas: "Não sei se contei a história em público, mas um amigo meu trabalhou com — hesito em dizer, porque não quero estragar seu disfarce — o baixista do AC/DC, Cliff Williams.
E um amigo meu foi fazer negócios com ele. Ele estava se livrando de um equipamento velho. Não conheço nenhum dos caras do AC/DC, embora seja o maior fã deles em todos os tempos. Amo essa banda com cada célula do meu coração. E ele voltou para Nashville. Ele disse: 'Bill, você está em casa?' Eu disse: 'Sim.' Ele disse: 'O que está acontecendo? Tenho que ir aí.' 'Ah, tudo bem.' Ele veio e trouxe uma caixa. E eu disse: 'O que é isso?' Ele disse: 'Abra.' É um baixo Höfner 1973 Beatle. E ele disse: 'Cliff queria que você ficasse com ele.' Eu tinha lágrimas nos olhos. Simplesmente incrível.
Aparentemente, Cliff sabia que eu era um grande fã dos Beatles. Eu nem sabia que ele sabia quem eu era. É um dos meus tesouros mais valiosos, foi incrível receber um presente daquele homem. E ele, como baixista também — cara, que baixista ótimo, ótimo. AC/DC, o som daqueles discos e seu baixo tocando neles, simplesmente incrível. Mas você poderia ter me derrubado com uma pena. Eu tinha lágrimas nos olhos."
Questionado sobre como escrever um cartão de agradecimento por um presente como esse, Billy respondeu: "Meu amigo foi gentil o suficiente para me dar o número de Cliff, então eu o agradeci pessoalmente. Que cara maravilhoso e que músico incrível. Fiquei completamente impressionado. Foi uma das coisas mais legais que alguém já fez por mim. E como mencionei, eu ainda flutuo até a lua só de lembrar. E o instrumento é simplesmente perfeito. Tocar McCartney nele é tão enriquecedor e tão legal. Vou sentar com esse baixo, eu acho, no meu próximo aniversário, tomar uma garrafa de vinho, colocar o 'Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band' e tocar tudo naquele baixo. Vai ser tão legal."
Nascido em Buffalo, Nova York, William Sheehan despontou como baixista do Talas, banda que não fez tanto sucesso, mas obteve uma base de fãs fiéis. O grupo abriu shows do Van Halen e UFO, com quem o músico fez uma turnê em 1983.
Na metade dos anos 1980 integrou a banda de David Lee Roth, gravando os dois primeiros discos. A seguir, montou o Mr. Big, supergrupo que serviu como uma junção de talentos que se destacavam na cena. Participou de todas as atividades da banda até hoje.
Atualmente ainda integra o The Winery Dogs e fez parte do Sons Of Apollo. Também gravou e excursionou com nomes como Tony MacAlpine, Greg Howe, Niacin e Terry Bozzio, além de participar das carreiras solo dos colegas de bandas Steve Vai e Richie Kotzen.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
O guitarrista brasileiro que recusou convite de Chris Cornell para integrar sua banda
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
"Look Outside Your Window", álbum "perdido" do Slipknot, será lançado em abril
O astro que James Hetfield responsabilizou pelo pior show da história do Metallica
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
A banda essencial de progressivo que é ignorada pelos fãs, segundo Steve Hackett
Box-set compila a história completa do Heaven and Hell
Produtor diz para fãs olharem para os EUA "antes de chorar" pelo alto valor de ingressos
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge


Billy Sheehan: por que o virtuoso músico escolheu tocar baixo em vez de guitarra
Billy Sheehan explica o que o faz considerar Paul McCartney o melhor baixista de todos


