A guitarra barata que é imitação de marca famosa e mudou a vida de James Hetfield
Por Mateus Ribeiro
Postado em 21 de dezembro de 2024
Um dos grandes ícones da história do Heavy Metal, James Hetfield é guitarrista, vocalista, compositor e um dos membros fundadores do Metallica. Com mais de 40 anos de carreira, ele possui em seu currículo obras que são aclamadas até os dias atuais, como "Ride the Lightning" (1984), "Master of Puppets" (1986) e o disco que leva o nome de sua banda (também conhecido como "Black Album", lançado em 1991).
James utilizou diferentes guitarras dos anos 1980 pra cá. Um desses instrumentos mudou sua vida, como ele conta em trecho do livro "Messengers: The Guitars Of James Hetfield" (via Guitar World), lançado em 2023.
A guitarra que transformou os rumos de James é a famosa Flying V branca que ele utilizou nos primeiros anos de Metallica. "Era só isso que me importava. Era branca, em forma de V, tinha uma placa da Gibson e era barata", diz Hetfield.
O frontman do Metallica contou à Guitar World em 2018 (via Ultimate Guitar) que comprou a Flying V (por um preço relativamente baixo) pois gostaria de ter a mesma guitarra que um influente nome das seis cordas.
"Como a maioria dos garotos que gostam de certas bandas, você só quer ter a mesma guitarra que o cara está tocando. Eu queria uma Flying V branca para sempre - era isso. Quer dizer, vamos lá! Scorpions, Judas Priest... Era uma guitarra de heavy metal. Você sabe, Michael Schenker [ex-guitarrista do Scorpions e do UFO]. Era meu sonho ter uma V branca (...).
Foi a segunda guitarra que tive, e provavelmente a comprei por 200 dólares (...). Eu queria uma branca porque Michael Schenker, do UFO, tinha uma, então eu também precisava de uma."
Pois bem, Schenker tocava uma Flying V da marca Gibson. Tempos depois de comprar a sua, James se ligou que havia adquirido uma imitação.
"Pensei que fosse uma Gibson Flying V, como a que Michael Schenker usava. Foi feita no Japão. Para mim, isso não importava. Mais tarde, acho que quando estávamos em Nova York pela primeira vez, alguém disse: ‘Essa não é uma Gibson! Ela tem um braço parafusado!’. Eu não sabia e não me importava. Não me importava que fosse uma cópia de uma Gibson. Ela soava muito bem e tinha o visual que eu queria."
No fim das contas, James utilizou a Flying V branca da marca Electra (batizada como OGV) de forma quase exclusiva até 1984. E a peça continua em sua coleção.
"Não estou sendo excessivamente dramático ao dizer que, se houve uma guitarra que mudou o curso da minha história, foi a OGV. É uma das guitarras mais rápidas que tenho até hoje."
Quatro décadas (e muitas guitarras) depois, James continua na ativa. Ele voltará à estrada em abril de 2025, quando o Metallica inicia mais uma etapa da M72 World Tour (que ainda não passou pelo Brasil).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps