Como AC/DC criou o termo "Highway To Hell" e gerou polêmica, segundo Angus Young
Por Gustavo Maiato
Postado em 13 de dezembro de 2024
O álbum "Highway to Hell", lançado em 1979 pela banda australiana AC/DC, tornou-se um marco na história do rock – e do pânico moral que o gênero inspirou. Na época, movimentos religiosos acusavam o rock de ser uma ferramenta satânica, capaz de corromper mentes jovens. Angus Young, guitarrista e ícone da banda, alimentou essa narrativa, mas com um tom bem-humorado. As entrevistas foram compiladas pela Far Out.
AC/DC - Mais Novidades
"Isso veio de uma pergunta sobre o nome de uma turnê nossa, e eu respondi: ‘Uma estrada para o inferno!’ Foi uma piada, de novo!", lembrou Young, rindo, em entrevista. A capa do álbum, que o mostrava com chifres de diabo, contribuiu para a controvérsia.
O pânico satânico, comum nos anos 1970 e 1980, tinha raízes em uma interpretação religiosa do poder da música. Trechos bíblicos sugerem que a habilidade musical é um presente divino. Assim, muitos acreditavam que a música também poderia ser usada para propagar o mal.
A relação entre o rock e o diabo vinha de várias frentes: o som agressivo, as mensagens supostamente ocultas e o visual ousado dos artistas. Young, no entanto, era direto ao descrever essas acusações. "Quando chegamos aos Estados Unidos, eu não sabia o que era um fundamentalista, e realmente não me importava. Esse papo de satânico é mais coisa de grupos que fingem porque combina com a imagem deles", explicou.
Para Young, o conceito de céu e inferno era apenas mais um tema provocativo, sem conexões reais com sua crença. "Se alguém me falasse sobre o céu em uma escala religiosa, eu não aproveitaria um lugar assim. Quer dizer, o que está acontecendo lá? Paz e amor, anjos... Isso não soa muito divertido, e nem parece que teria rock! Se o outro lugar tiver rock e algumas minissaias, então, hey, eu sou o primeiro membro!"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Derrick Green abre o jogo sobre motivos para o fim do Sepultura
Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
Mötley Crüe toca música do primeiro disco pela primeira vez em 42 anos
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
Mick Jagger projeta shows e novas músicas para os Rolling Stones
Dave Mustaine cita seus guitarristas preferidos de todos os tempos
Accept tem instrumentos e equipamentos roubados em Barcelona
O melhor disco do Iron Maiden, de acordo com o Ultimate Classic Rock
Deep Purple: Peso e melodia na medida certa em "SPLAT!"
Ex-guitarrista confessa que tinha dificuldades em compor para o Deicide
Tobias Sammet trabalha em novo álbum do Avantasia e relançamento de "The Scarecrow"
Com irmãos de músicos do Extreme, Jeff Scott Soto estrela ópera rock "Macbeth"
A música em que Jimi Hendrix diz preferir a música às mulheres
O guitarrista que fez Kirk Hammett se sentir culpado por ter comprado guitarra muito barata
A melhor época do U2, de acordo com o guitarrista The Edge

Sobre o que realmente fala o maior clássico do AC/DC
Os guitarristas que para Angus Young fazem os melhores solos do rock com menos de três notas
O álbum favorito de Angus Young da fase do AC/DC com Bon Scott
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
O gigante do jazz que impressionou Angus Young; "um dos maiores músicos de todos os tempos"
A participação de Tina Turner na reviravolta que mudou o destino do AC/DC
As três bandas históricas que estariam no festival dos sonhos de Scott Ian do Anthrax
Os 10 momentos mais impactantes e fundamentais do metal nacional
O clássico de Bon Scott que Brian Johnson nunca quis cantar no AC/DC
A canção do AC/DC que não existiria se não fosse por um personagem lendário de Clint Eastwood
O guitarrista que mesmo numa noite ruim é melhor que Eric Clapton, de acordo com Angus Young


