Geoff Tate explica como fará continuação de "Operation: Mindcrime" em carreira solo
Por João Renato Alves
Postado em 30 de janeiro de 2025
O cantor Geoff Tate concedeu entrevista à rádio norte-americana 96.1 KLPX. Nela, falou sobre os planos para o próximo álbum solo, que será o terceiro a abordar a saga "Operation: Mindcrime", iniciada quando era o vocalista do Queensryche.

Conforme transcrição do Blabbermouth, o músico explicou que a nova criação não será exatamente uma continuação dos capítulos anteriores. Ele declarou:
"Bem, eu não chamaria isso de uma sequência, mas uma continuação da história. Estamos fazendo isso de uma forma interessante. Não vamos lançar um álbum, por assim dizer, logo de cara. Quando todas as músicas forem disponibilizadas, iremos compila-las. A ideia inicial é oferecer uma por mês ou a cada trimestre. E então, quando estiver tudo pronto, faremos uma apresentação especial com todas as músicas incluídas."
Geoff estabeleceu ainda um comparativo em como trabalhou com cada parte da trama. "Com os álbuns 'Operation: Mindcrime', tudo surgiu muito rápido, na verdade. Escrevi o roteiro original e fui expandindo ao longo dos anos para explicar um pouco mais profundamente o que estava acontecendo dentro da história. O primeiro álbum é um pouco vago na narrativa. O segundo explica ainda mais sobre o que os personagens estão passando. E o terceiro será ainda mais explicativo, mas tirado de vários pontos de vista diferentes, o que é interessante, eu acho."
Paralelamente, Tate confirmou que fará a última turnê cantando o primeiro disco da saga na íntegra. Ela terá início este ano e deve se estender até o próximo. "Bem, eu queria tocar o álbum 'Operation: Mindcrime' mais uma vez antes de aposentá-lo, basicamente. Estou ficando velho. E como tenho uma nova coleção de músicas que estão alinhadas com a história, meio que tudo se encaixa. Parece o momento certo e tudo faz sentido no quadro geral das coisas."
Lançado em 3 de maio de 1988, "Operation: Mindcrime" foi o terceiro álbum do Queensryche. Narrava uma trama que envolvia críticas sociais e políticas, com alusões a guerras, corrupção, assassinato e consumo de drogas (lícitas e ilícitas), retratadas em personagens envolvidos com ciência, tráfico, prostituição e religião.
A ideia da trama foi construída pelo vocalista Geoff Tate após ter conhecido integrantes de um grupo separatista que buscava a independência da província canadense de Quebec. A cantora Pamela Moore interpreta a personagem Sister Mary, enquanto o ator Anthony Valentine reproduz a voz de Dr. X.
"Operation: Mindcrime" ganhou disco de platina nos Estados Unidos, sendo considerado um dos principais trabalhos conceituais da história do heavy metal. Curiosamente, a primeira turnê executando o disco na íntegra aconteceu apenas durante a promoção do trabalho seguinte, "Empire" (1990), quando a banda adquiriu status de headliner e pôde fazer shows maiores.
Em 4 de abril de 2006 saiu "Operation: Mindcrime II". Nono trabalho de estúdio do Queensryche, continuava a história da primeira parte, avançando o intervalo de 18 anos no tempo entre os álbuns. É, basicamente, um esforço solo de Geoff Tate, que chegou até mesmo a usar músicos de fora da banda.
Ronnie James Dio participa, interpretando o vilão Dr. X. Pamela Moore retorna no papel de Sister Mary. Assim como no original, as letras trazem fortes críticas aos sistemas político e social norte-americano, tendo como base o reflexo dos acontecimentos na vida do protagonista Nikki.
"Operation: Mindcrime II" chegou ao 14º lugar na parada norte-americana, melhor desempenho do grupo em mais de uma década. A turnê de divulgação contou com a execução na íntegra das duas partes da obra.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
Veja Andreas Kisser de sandália e camiseta tocando na Avenida Paulista de SP
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
A humildade de Regis Tadeu ao explicar seu maior mérito na formação da banda Ira!
Mike Portnoy admite não conseguir executar algumas técnicas de Mike Mangini
Músicos do Angra encontram Bruce Dickinson gravando novo disco em estúdio de Dave Grohl
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
Produtor descreve "inferno" que viveu ao trabalhar com os Rolling Stones
Para Lars Ulrich, o que tornava o Slayer interessante era seu extremismo
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
Birmingham, Ozzy Osbourne e o heavy metal que a cidade ainda reluta em assumir
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
A última banda de rock nacional que conseguiu influenciar crianças, segundo Jéssica Falchi

Ex-Queensryche, vocalista Geoff Tate confirma show acústico no Rio de Janeiro
Por que Iron Maiden escolheu Blaze e não Michael Kiske ou Geoff Tate? Nicko responde


